Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

11 abril 2007

Desbaratinando

- Padrinho... Por que todas as pessoas acham as baratas nojentas?
- Minha princesa, por que as pessoas não pensam assim, do mesmo modo, com relação a joaninha e o louva deus?
- Porque minha mãe diz que as baratas transmitem doenças para nós!
- Não só as baratas, mas também o homem!
- Elas vivem em lugares sujos, escuros e no esgoto!
- Não só as baratas, o homem também!
- Mas elas vivem de comer restos dos alimentos humanos! Comem do lixo!
- Não só as baratas, o homem também!... Minha pequena, você já parou para pensar qual é a diferença que existe entre nós, humanos, e as baratas?
- Acho que a diferença é que o homem pensa e a barata não!
- Você tem certeza que o homem pensa?
- Lógico!
- Você tem certeza que o homem faz uso da sua capacidade de pensar? Com tudo isso que a gente vê por aí fora, será que podemos dizer que o homem já aprendeu a pensar?... Você já viu uma barata arrastando o filhote de outra barata por sete quilômetros, sobre os olhares e gritos estarrecidos de outras baratas?...
- Não!
- Você já viu uma barata matar seus pais a pauladas com a ajuda de duas outras baratas?
- Não!
- Você já viu uma barata colocar fogo num carro com três outras baratas dentro?
- Não padrinho!
- Você já viu uma barata desmatar uma floresta, poluir um rio, afetar a camada de ozônio, causar o superaquecimento global?
- Não!
- Já viu um monte de baratas uniformizadas carregando uma bandeira, guerreando com outras baratas por causa de diferenças religiosas?
- Não!
- Você já viu uma barata colocar fogo num índio patacho e depois serem soltas por outras baratas "cheias de cultura" por serem filhos de baratas influentes?
- Não!
- Você já viu uma barata envolvida num esquema de corrupção? No narcotráfico?
- Não!
- Já viu uma barata se submeter a ficar trancada dentro de uma casa, junto com outras baratas, pelo período de três meses, sobre o olhar voyeurístico de outras baratas?
- Não!
- Você já viu uma barata jogando uma bomba atômica sobre uma cidade repleta de baratinhas inocentes?
- Não!
- Então, será que o homem é superior às baratas por causa de ser capaz de pensar?
- Acho que não! Talvez se o mundo fosse governado pelas baratas não estaríamos vivendo de modo tão triste, não é padrinho?
- Qual é o barato que faz com que as baratas sejam mais nojentas do que essas atitudes ofensivas e nojentas dos homens ?...
- Quer saber padrinho: deixa prá lá!... Desbaratina!

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!