Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

23 abril 2007

Em algum lugar do Orkut

Eram por volta das 11h00min da manhã, quando minha esposa interrompeu o meu banho para me avisar que uma tal de Ana Cássia, que se dizia esposa de um amigo meu estava me esperando no portão de casa. Como não conhecia nenhuma Ana Cássia, pedi para que ela fizesse com que ela aguardasse do lado de fora de casa. Ainda de cabelo molhado, sai na sacada de casa para ver se conhecia tal pessoa, a qual, nunca havia visto antes.

- Bom dia! Em que posso ajudá-la?

- Desculpe-me incomodá-lo nesta manhã de domingo. Meu nome é Ana Cássia e pretendo ir direto ao assunto sem inventar qualquer tipo de história ou mesmo fazer rodeios. Vim até aqui por que recebi uma informação de que você é amicíssimo do Luiz Claudio.

- Sim, o que tem ele?

- Bem, vim aqui para tentar ajudar uma grande amiga minha, com quem ele está se relacionando há alguns meses. Somos muito amigas e acho que ela está numa barca furada, pois tenho informações de que esse Luiz Claudio é casado. Vim até aqui para ver se você poderia me confirmar isso. Sei que ele mora aqui próximo da sua residência. Tenho dois amigos da Polícia Civil, que levantaram informações de que ele já foi casado, separou-se e de que agora vive com outra mulher com quem teve duas filhas. Já falei para esta minha amiga que ela está numa barca furada, mas, vocês devem saber como é mulher apaixonada... Não quer enxergar de modo algum a realidade e quase sempre acaba se metendo em grandes enroscadas...

- Desculpe-me, mas, será que entendi bem?... Você, a quem nunca vi em minha vida, bate em minha porta num domingo às 11h00min da manhã, pedindo-me para que eu opine em questões alheias? É isso mesmo?...

- Desculpe-me, mas, é isso mesmo! Creio que você pode me ajudar a acabar com o sofrimento desta minha amiga. Tenho muito mais informações a respeito dele, mas creio que não vem ao caso expressá-las para você!

- Bem, creio que nada do que você me disse vem ao caso! Acho melhor você devolver esse caso para os seus amigos policiais... Eles sim são pagos para investigarem a vida dos outros e não eu!... Desculpe-me pela minha curiosidade... Quantos anos têm essa sua amiga?

- 36 anos. É uma pessoa muito bem resolvida financeiramente e acho que ele pode ter se aproximado dela para querer explorá-la.

- Ela tem essa idade e ainda não aprendeu a ver se uma pessoa é disponível ou não para um relacionamento?

- Pois é! Ela está desconfiada que ele é casado pois só aparece para vê-la quando está de serviço! Diz que ele se apresentou como um homem livre, solteiro e de bons costumes. Conheceu-o nesse site de relacionamento, chamado Orkut. Ela está apaixonada por ele e diz que ele é um cara ao mesmo tempo extrovertido, extravagante, sarcástico, inteligente, sagaz, simpático e um tanto misterioso. Disse que foi esse "q" de mistério que a fascinou! Ela se entregou de corpo e alma para ele. Além de dar seu coração, parece querer dar o mundo para esse cara! Estou muito preocupada com ela por que sempre foi uma pessoa de família e desde que se meteu com ele vem negligenciando a si mesma, seus filhos, seu trabalho e também suas amizades. Ela sempre saia conosco nas baladas para dançar, cantar, cinema, mas agora, vive em casa esperando por ele, ou então, correndo para a internet para ver se tem recados dele em sua caixa de e-mails... É uma verdadeira loucura o que está se passando com ela. Trocou a vida de relação por uma tela de computador. Por isso que estou aqui e peço-lhe desculpas pelo fato de estar lhe envolvendo nisso!... Por favor, você poderia me ajudar dizendo-me se ele é ou não casado?

- Desculpe-me, mas já disse que não vou me envolver nisso!

(...)

Nesse instante, minha esposa que a tudo em silêncio observava, delicadamente perguntou:

- Você tem certeza de que veio aqui tocar a campainha de uma casa cujos moradores nunca viu antes para ajudar a "sua" amiga, ou então por que não existe nenhuma amiga e você é a pessoa que se relaciona com ele?

- Não, não! Fique tranqüila! Não sou eu! Estou aqui mesmo para ajudar esta minha amiga a quem amo muito! Somos amigas desde a nossa infância! Na verdade, somos em cinco amigas! Ontem ficamos em casa esperando por ele para conhecê-lo, mas como eu já desconfiava, ele não apareceu! Parece que ele desconfiou... É uma pena, pois ontem, a casa dele ia cair!...

- Pois bem! Não posso ajudá-la com esse tipo de informação, no entanto, sinto que sua amiga precisa de ajuda psicológica! Conhecer alguém pela internet, através de um site que não lhe garante a veracidade dos dados colocados por tal pessoa, marcar de sair com ela, para mim, já demonstra um grande desequilíbrio!... Sua amiga tem 36 anos de idade, mas psicologicamente me parece ter apenas 16 anos! Acho que minha afilhada tem mais tutano do que ela! No entanto, você gostaria realmente de ajudá-la?

- Sim, lógico!

- Você está de carro?

- Sim, está logo ali na rua de trás!

- Então, sugiro que você faça o seguinte: dê um pulo até o shopping, vá até a livraria e peça pelo livro "Mulheres Que Amam Demais", da autora Robin Norwood, só não me lembro a editora! E quanto á você, sugiro que compre um livro chamado "Co-dependência Nunca Mais" da autora Melody Beatie. Quem sabe isso possa ajudá-las; agora, se você me permite, acho que já está mais que a tempo de encerrarmos este assunto, o qual, como já lhe disse não é da minha alçada!

- Desculpe-me mais uma vez por vir até aqui e envolve-lo nisso tudo! É que pensei que talvez você pudesse avisá-lo de que as coisas podem ficar muito pretas para o lado dele, caso ele esteja brincando com os sentimentos desta minha amiga... Tem pessoas que já estão bem ligadas no movimento dele e não estão muito satisfeitas com o que estão descobrindo... Temo por minha amiga, mas também temo pelas conseqüências disso tudo... Será que você me compreende?

- Acho que entendi seu recado! O que vou fazer é entrar em contato com ele a respeito disto tudo! O resto é com eles... Pela idade deles, deveriam ser adultos, então, que ambos assumam as conseqüências por tamanha imaturidade, se é que esse seja o caso! Agora, por gentileza, queira me desculpar, mas ainda não tomei meu café da manhã! Passar bem e boa sorte! Não deixe de comprar os livros que lhe sugeri!

- Mais uma vez, obrigada!

Mal ela havia virado a esquina, preocupado com o desfecho dos acontecimentos, decidi pegar o telefone e ligar para o meu amigo. Sabia muito bem da insanidade no tocante ao seu comportamento sexual. Por várias vezes já havia lhe aconselhado procurar por uma ajuda, mas ele, sempre deu de ombros e acabava sorrindo, orgulhando-se das suas proezas sexuais.

- Olá, quem fala?

- Aqui é a Jéssica! Com quem quer falar?

- Oi Jéssica, aqui é o JR! Como vão as coisas por aí?

- Oi JR! Por aqui tudo bem! E você?

- Caminhando, caminhando! O Luca está por ai?

- Está sim! Está no computador, espere um pouco que vou chamá-lo!

- Ok! As meninas estão bem? Estão sim! Um beijo!

- Outro!

(...)

- Fala camarada!

- E aí Luca! Preciso falar com você urgente! Não dá para falar pelo telefone! Dê um jeito de dar um pulo por aqui o mais rápido possível! Sua batata vai assar! Tive visitas aqui em casa atrás de você! Sobe logo, pois estarei na padaria tomando café!

- Ok! Estou subindo! Vou só tomar um banho rápido e já já estou por ai! Até mais!

Luca, desde pequeno, sempre foi um cara "porra louca". Sua mãe, além de depressiva, sempre o maltratou muito fisicamente enquanto que seu pai, sempre se manteve física e emocionalmente distante. Sempre apresentou uma profunda necessidade de auto-afirmação, e foi no sexo, que buscou suas respostas. Seu primeiro casamento foi por água abaixo por causa dos seus constantes envolvimentos sexuais e pelo visto, este também estava seguindo o mesmo caminho. Ele adorava fazer ligações num celular que ele mantinha de sua esposa em segredo, somente sendo conhecimento de seus casos amorosos. Adotava fazer ligações diante de seus amigos e fazer com que eles escutassem suas conversações cheias de intrigas românticas e sexuais. Não levou mais que 25 minutos para que tocasse nossa campainha...

- E aí JR? Que se passa? Por que me chamou aqui tão cedo?

- Acho que você está correndo um sério risco!... Parece que sua casa vai cair! Tem uma garota atrás de você, saiu daqui não faz quarenta minutos e está com toda a sua ficha... Tem até alguns policiais vigiando você... Acho que desta vez você se meteu com a mulher errada!... Você está correndo o risco de "subirem seu gás!"

- Que nada! Garanto-me! - Respondeu-me levantando um pouco a sua camiseta deixando aparecer o punho de uma automática. - Como era essa garota? Ela falou o nome?

- Provavelmente não deu o nome correto!... Disse-me que se chamava Ana Cássia!

- Magrinha de cabelo comprido?

- Não muito comprido!

- Você tem Orkut aí?

- Não, mas tenho internet!

- Podemos entrar? Quero te mostrar meus contatos para ver se você a reconhece!

- Ok!

Quase cai de costas quando vi a quantidade de mulheres que ele tinha em sua lista de "amigos"... Pelas fotos, a grande maioria mais se parecia com garotas de programa... Eram páginas e mais páginas! Ele mesmo, havia colocado várias fotos suas que mais lembravam os anúncios de um michê. Seus dados eram todos fictícios: dizia-se solteiro, sério e em busca de um relacionamento estável! Começou a rir quando percebeu meu olhar de desaprovação...

- Vê se é essa vadia aqui! – Com um ar sarcástico, disse-me apontando de primeira para a foto da moça que acabará de sair de casa, sem ao menos ficar sem graça pela presença da minha esposa.

- É ela mesma!

- Não esquenta a cabeça... Só dei umas duas metidas nela! Não é nada sério!

- Você disse para ela que era casado?

- Claro que não!

- Você não acha que seria mais digno da sua parte?

- Ah, cara! É só mais uma vadiazinha da Internet buscando por emoções fortes! Se liga! Quer saber? Ela é que correu atrás de mim! Fez de tudo para a gente sair! Não parava de ficar me rodeando no trabalho!... Ela quis dar e eu tracei!

- Mas ela disse que você chegou a conhecer os pais dela e até freqüentar a sua casa! Onde é que você está com a cabeça? Será que não consegue ver que ali tem um ser humano? Não se preocupa com os sentimentos das pessoas? Cara, vocês dois são adultos! Acho que pelo menos você poderia ter sido honesto com ela! Ela tinha o direito de saber e fazer as escolhas dela... Isso é assédio!... Você não pensa em suas filhas e na sua esposa? Como você consegue chegar em casa e olhar nos olhos delas?

- Olha, seu eu precisasse de sermão teria ido à missa das sete!... Isso é normal! Todo homem faz isso! Você fala como se nunca tivesse aprontado das suas!

- Véio, sinto por você! Acho que você só vai tomar jeito mesmo quando a vida aprontar uma com você! Seu mal é que você se acha o "Senhor do Universo!" Pensa que é inatingível, que sua casa nunca vai cair!... Sinto que ainda vou visitá-lo em seu velório!

- Se liga! Se morrer morreu! Comigo é assim! Pega leve cara! Foi só uma diversão! Espera ai que eu já resolvo isso aqui na sua frente! Deixe-me ligar para ela!...

- Por favor, não faça isso, aqui não! Já chega! Não quero mais saber de me ver envolvido nisso! Só te chamei por que achei a situação muito delicada e quer saber... Depois de reconhecê-la em seu Orkut, agora sim é que fiquei mais cabreiro ainda! Sua atitude demonstrou que ela é uma pessoa extremamente fria, calculista e que está profundamente apaixonada, ou melhor, obsessiva... As coisas que a gente vê por ai, não acontecem somente em filmes... Olhando agora, arrisco um palpite de que ela possa ser um tanto passional! Cuide-se cara! Seja honesto e acabe logo com essa insanidade, antes que isso acabe em merda! Você já acabou com um relacionamento e eu acho que a Jéssica e suas filhas não merecem isso! Acho que já está mais do que em tempo de você sossegar! Você não está mais com 18 anos, está com 40 e os cabelos brancos já estão por ai! Você precisa olhar para isso com cuidado, está correndo riscos desnecessários e colocando a saúde física e emocional de outras pessoas em perigo! Pense bem nisso!

- Fica "sussa"! Deixa que eu resolvo isso! Vou agora mesmo resolver esse assunto!

- O que você vai fazer?

- Isso é comigo! Fica tranqüilo que essa vadia não vai te incomodar mais!

- Cara, vê lá o que você vai fazer!

- Só vou fazer ela ficar quietinha!... Ela não tem o direito de sair por ai vasculhando a minha vida e infernizando os meus amigos! Pode ficar tranqüilo que isto morre por aqui!

- Cara, juízo! Pense bem no que vai fazer!

- Pode ficar sossegado! Só vou aplicar-lhe um corretivo!

- E você ainda acha que é ela que precisa de um corretivo? Cara, onde é que você está com a cabeça?

- Véio! Você a cada dia que passa está ficando mais careta!... Não esquenta a cabeça! Mais tarde te ligo! Pode ficar tranqüilo que aqui não tem nenhum maluco! Só vou conversar com ela e por um ponto final em nossa relação!

- Vê lá o que você vai fazer cara! As pessoas não são como os preservativos que você usa e joga fora pela janela do seu carro estacionado numa viela qualquer... Ali existem sentimentos! Preocupo-me por você! Não quero estar por perto quando sua consciência apitar!

Novamente soltou aquele sorriso sarcástico, deu um tapa em meu ombro esquerdo e saiu pela escada abaixo com aquele olhar de menino assustado fingindo valentia. Eu estava diante de mais um homem que em algum lugar do seu passado havia perdido seu próprio coração, alguém que nunca havia experimentado na pele a experiência de ter sido amado verdadeiramente. Eu estava diante de mais uma vitima de abuso emocional, que agora, triste e inconscientemente ria por haver saltado da posição de vitima para a de abusador.

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!