Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

22 abril 2007

Nós que aqui estamos por vós esperamos

(...)

- Sabe Celsão, ontem a noite estive conversando com um amigo que me dizia que as pessoas nunca chegarão a um estado de total insatisfação e revolta, uma vez que o poder econômico sabe muito bem como manter a população anestesiada. Ele dizia que um dos mecanismos pelo qual o poder econômico mantêm o povo iludido e anestesiado é o das manobras do crédito facilitado. O individuo não tem onde cair em pé, no entanto, se ilude com alguns pares de tênis de marca, um novo modelo de celular, um par de lentes coloridas, uma escova progressiva, carnês de crediários em casas populares, carnês de financiamento da casa própria ou do carro ilusoriamente chamado de "popular" conseguido através do consórcio... E boa parte da população fica feliz com a nova geladeira, comprada em "zentas" vezes nas Casas Baianas, mas se esquecem de que não tem o que colocar dentro dela... Compram o carro, mas se esquecem que não tem dinheiro para a gasolina ou para a manutenção... E desse modo, vivem presos numa rotina absurda para manter seu custo de vida com muito custo! Isso sem falar na classe mais paupérrima que se contenta com a tal da "Borsa Famía"... Eu disse para ele que penso que não tem mais como deter esse processo. Tenho a impressão que estamos numa direção que aponta para um caos total... O Titanic está afundando e ninguém está percebendo... As corporações detêm o poder, o conhecimento e sabem utilizar com maestria as leis da psicologia de massa...

- É JR!... E o pior de tudo é que os caras estão vivendo na rotina o tempo todo e mesmo assim continuam sempre ansiosos, o que demonstra muita insanidade. Eles não estão fazendo a mesma coisa todos os dias?

- Sim, pelo menos é do que a maioria se queixa!

- Então, por que ficam ansiosos? Não é sempre a mesma coisa?... Você já não sabe o que te espera amanhã? Então, por que a ânsia? Se tudo é a mesma rotina, se é sempre igual, por que ficar com ansiedade? Acho que é até meio normal ficar ansioso quando se tem que fazer algo diferente, desconhecido, mas, ficar ansioso por ter que fazer aquilo que se faz diariamente por tantos e tantos anos, acho que isso é uma grande loucura! Talvez essa seja mais uma das manobras utilizadas pelo poder econômico: fazer com que você ache normal esse movimento de auto-tortura, de masoquismo.

- Realmente! Ficar ansioso pela rotina demonstra falta de saúde mental!

- Pensando bem, não sei se eles estão ansiosos pela rotina ou se estão ansiosos para saber um modo de acabar de vez com ela. Talvez a palavra certa seja "tédio" e não "ansiedade"...

- Pode ser! Sei lá!... Só sei que isso não tem cabimento... Imagina só você parar um cara e perguntar para ele: "O que você fez ontem? E anteontem?... E há um mês? Não foi sempre a mesma coisa?... Então, por que você continua ansioso?"

- Pois é!... Dias e dias indo para a mesma firma, para o mesmo escritório, batendo o mesmo cartão de ponto ou assinando aquele livro de presença... Sempre o mesmo movimento! Nada de diferente! E mesmo assim as pessoas continuam ansiosas, correndo, apressadas, sem tempo para nada, sem tempo para si mesmas... Se as pessoas parassem para pensar, para observar e questionar esse insano movimento, sacariam rapidinho a loucura total que é esse modo
operantis do status quo! ... Pulariam fora rapidinho! No entanto, não é isso o que acontece não é mesmo?

- Que nada!... Eles continuam nessa aceleração irrefletida! Não faz sentido algum; essa ansiedade, não é cabível!

- É isso meu irmão! Essa foi realmente uma boa pergunta: Como que as pessoas conseguem se manter ansiosas dentro da rotina secular? Isso dá material de sobra para um bom workshop!

- Isso é mesmo coisa de louco!... Não sei por que as pessoas correm tanto... Será que elas não param para pensar que elas vão morrer? De que adianta correr tanto? Para que? O que vai se levar dessa correria? Algum patrimônio? Algum carnê? Será que as pessoas não conseguem perceber que estão desperdiçando sua existência sem o mínimo de vida, sem o mínimo de brilho no olhar, sem nada que realmente as faça maravilhar? Correm ansiosas atrás de efêmeros desejos! Não existe nada de inteligente nesse modo de vida que dita um grande esforço para se parecer com um normótico!

- E nós que somos os loucos!

- Isso é o que já dizia o Raul: se esforçar para ser um sujeito normal e fazer tudo igual!

- E o povo alcoolizadamente canta, mas não ouve o que canta! Não analisam: a euforia e o álcool não deixam!

- Pois é! A maioria só se preocupa em "manter os clientes", menos, em "serem cientes"... Clientes sim, cientes não! Faturamento sim, maturamento não!

- E eu acho que tudo isso já começa logo cedo na família. E acho também que é ela que exerce a maior pressão durante toda a sua existência para que você não olhe para isso com propriedade... Eles querem que você seja "alguém" quando crescer, menos, você!... Quando você nasceu você era ninguém, aí alguém, que morria de medo de acabar como um Zé ninguém, lhe colocou um nome para que você fosse alguém... Foi ali que instalaram o softer!

- Eles continuam correndo sem saber prá onde e muito menos com a consciência real de que vão morrer... Não conseguem perceber que vão acabar dentro de uma vala qualquer, com uma foto e uma coroa de flores com os seguintes dizeres:

"Aqui jaz um ninguém
Que queria ser alguém...
Sua existência sem vida
Por alguns vinténs
Vendeu para alguém
Cujo nome e guarida
Nunca soube bem...

Amém!"


Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!