Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

04 abril 2007

Carpe Dien

Conheci Mago Hariel através do site da Cuidar do Ser. Ele havia visitado o site em busca das indicações de filmes; era mais um cinéfilo das áreas de psicanálise, autoconhecimento, esoterismo e documentários. Ligou-me à procura do filme “Circulo de Ferro”, que segundo ele, a mais de 7 anos procurava por um exemplar. Como eu tinha uma cópia do mesmo, a qual havia ganhado de um amigo, também cinéfilo, prontifiquei-me a emprestar minha cópia para que ele pudesse providenciar a sua. Marcamos de nos encontrar em nossa loja, no sábado pela manhã.

Ele chegou até nós por meio de condução. Trazia consigo uma pequena sacola plástica branca. De estatura mediana, pele clara, um tanto sorridente, pochete de couro a tira colo, entrou em nossa loja fazendo a seguinte saudação:

- “Namastê”... Você é o Sr. JR?

- Sim, sou eu mesmo.

- Sou o Mago Hariel! Desculpe-me pelo atraso, mas me perdi ao descer um ponto depois do que eu devia ter descido.

- Seja bem-vindo à Cuidar do Ser! Foi muito bom você ter vindo!

- Então? Você conseguiu o filme “Circulo de Ferro”?

- Sim, está aqui separado para você... Veja!

- Caro Sr. Jr., você não faz idéia a quanto tempo que procuro por este filme!

- Por favor, deixe o “Sr.” de lado; apenas JR!

- Ok!... Você já assistiu a esse filme?

- Sim!

- E o que achou?

- Muito interessante!

- Só muito interessante?... É muito mais que isso! Mostra que todo conhecimento está dentro de nós mesmos e que passamos anos e anos, e muitos de nós, talvez várias encarnações, para perceber que aquilo que buscamos não se encontra fora de nós mesmos. Ele retrata muito bem a guerra interna que temos que travar conosco para quebrar essa roda do Sansara... Estou muito agradecido por você me permitir fazer uma cópia deste filme.

- Fico contente de saber que de alguma maneira pude lhe ser útil em seu processo pessoal de unicidade.

- Você não faz idéia. Gostaria de recompensá-lo por isso... Tome aqui uma cópia de um filme que em muito me ajudou. Trata-se do filme “Freud Além da Alma”. Para mim, Freud foi um dos homens mais importantes da história. Graças a ele, que hoje temos a psicanálise.

- Muito obrigado! Não precisava se incomodar!

- É sempre um prazer compartilhar daquilo que já nos fez bem! A minha parte eu já fiz, o que você vai fazer com isso já é um problema seu!

- Tenha certeza que vou assisti-lo com bastante atenção e carinho!

- Gostei muito do seu site! Possui um material riquíssimo e muito sério. É difícil encontrar hoje em dia, sites com a qualidade do seu.

- Trata-se de um trabalho de 5 anos. É através deste site que tenho encontrado pessoas que buscam como eu.

- Em que mês e ano você nasceu?

- Março, 4 de março de 1964.

- Isso é bem característico das pessoas de Peixes... Essa ânsia por ajudar no cuidado...

- Acho que a minha vocação, de algum modo se refere com a arte de cuidar do ser que nos faz ser.

- Creio que seja por isso que nos estejamos “reencontrando”...

- Pode ser!... Mas diga-me, o que você faz? Quem é o “Mago Hariel”? O que ele busca?

- Para poder pagar as minhas contas, só por hoje estou sendo o “Agente de Segurança”, mas aqui para nós, detesto isso! Já estou preparando meu terreninho no interior do Rio Grande do Sul para poder me dedicar também ao trabalho de cuidar do ser... Veja, tenho aqui em minha carteira, apesar de amassadas, algumas fotos do local... Trata-se de um pequeno terreno, onde construí uma pequena casa, muito simples, toda de madeira, como você bem pode ver. Gosto de viver em simplicidade voluntária. Pago uma senhora para cuidar do terreno para mim e sempre que posso, dou uma escapada até lá para recarregar as minhas baterias. Para mim, o contato com a natureza é de extrema importância.

- Entendo e compactuo desta necessidade. Não é fácil viver dentro desta imensa selva de cimento armado, nesta imensa Babilônia.

- Sim, Babilônia, você disse bem!... Construí esta casinha depois de ter um contato com uma frase que me marcou demais: “Faça de ti mesmo teu único apoio, abrigo e refúgio, pois tudo é impermanente”, ou seja, faça o que tem que ser feito, leia e estude o guia dos seus direitos... Tenho muito medo da velhice... Tenho medo de depender de alguém. Acho fundamental ter pelo menos um cantinho para morar e curtir os últimos dias. Falta bem pouco para que eu possa me aposentar e quem sabe, quando isso ocorrer, eu possa me dedicar com todo afinco à minha maior paixão: ser um ser humano verdadeiro... Dedicar o mérito dos meus últimos anos para que todos os seres sejam felizes e atinjam a natureza da perfeição das suas mentes.

- Isso que você falou é a verdadeira essência do “Cuidar do Ser!” Mas, por que deixar isso para os últimos dias da sua existência? Por que não fazer isso hoje?

- Hoje, nas horas vagas gosto de me dedicar a andar de bicicleta, fazer caminhadas e leituras de psicanálise e direito.

- Psicanálise e Direito?... Psicanálise eu entendo, mas, por que direito?

- Comecei a estudar direito por causa de um sério problema que tive com os Bancos... Essa raça é um perigo! Para lidar com essa raça é muito importante a ajuda de um bom advogado ou uma associação de advogados, pois os bancos só respeitam decisão judicial transitado e julgado. Também é bom procurar se associar ao Idec, ou a Andif; ambos são excelentes e tem por todo Brasil. Também sugiro a leitura do livro “Guia dos seus direitos”, da Editora Globo e o filme “V de Vingança”. Tem outro filme que também recomendo sempre, que é o “Encontro com Homens Notáveis”.

- E o que você mais busca hoje?

- Ser um ótimo psicanalista... Uma dos meus maiores arrependimentos é não ter começado a fazer terapia com menos idade; estou com 49 anos e sei que poderia ter sofrido bem menos se não tivesse sido tão preconceituoso.

- Pois é! Quase todos nós fomos condicionados negativamente no que diz respeito a nossa “higiene mental”... Não sei se você reparou como a frase “lavagem cerebral” tem uma conotação negativa na sociedade.

- De fato! Mas as coisas estão mudando... A psicologia está ai e cada vez mais ganhando seu espaço na mídia... Gosto muito de assistir aos domingos um programa chamado “Café filosófico”, é meu programa preferido.

- Já assisti! Tenho até alguns deles gravados em DVD. Você se referiu anteriormente a um pensamento que fala sobre a impermanência das coisas...

- Sim, isso está no Budismo! Tudo o que existe é movido pela lei da não estabilidade... Todas as coisas, pessoas, fatos, pensamentos, objetivos, metas, mudam, transforma-se continuamente em coisas novas, melhores ou piores... Isso depende somente de você e de mais ninguém!... O grande mal do homem é que continuamente ele quer a estabilidade, tenta manter suas medíocres metas, objetivos e desejos, mas não se apercebe que a nossa “irmã morte”, a mais bela das Deusas, a impermanência do próprio universo, pode mudar tudo de uma forma inesperada a qualquer momento... Tantas pessoas sonham, planejam, querem realizar obras, porém, esquecem que além da impermanência, o Karma está continuamente atuando, bem como a “Lei de recorrência”, que está a todo instante nos cercando de nossas próprias criações, sejam elas boas ou más. Tais criações são de nossa exclusiva responsabilidade. Isso está em quase todas as religiões: “Dar é ação e receber é a reação inevitável”, “Daí e dar-se-vos-á”, “A que o homem semear isso mesmo colherá”, “Inimigos tendem a se encontrar numa rua estreita”, “Assim como é em cima, é em baixo”, “Tudo bate e volta”.

- Pois bem! Então me diga uma coisa: “O que você faria se soubesse que amanhã seria seu último dia?

- Isso é muito fácil de responder... - Disse em tom de gozação - ...Sou adepto do Osho... Faria uma coisa só... Iria transar com uma mulher muito bonita e gostosa e gastaria todo o meu dinheiro!... E tem mais: não usaria camisinha... Curtiria, afinal, todos vamos morrer e para sempre! Espero que assim seja, pois voltar novamente neste planetinha é que deve ser um verdadeiro inferno... Abençoado seja o dia de nossa morte... Só espero morrer consciente... Esse é um dos meus maiores desejos... Espero ter a graça deste presente divino... Morrer consciente... Como dizia Lao Tzo, “Preserve a mente atenta, porém, o coração tranqüilo”... Sabe, aquele que purificou a sua mente ingressa num mundo espiritual elevado... É desse modo que quero morrer!

- Por que você acredita nisso?

- Porque concordo muito com uma citação de Milarepa, uma das definições de Karma mais perfeitas que já vi, lida no verão de 1998: “Do que praticamos agora depende nosso futuro; como a sombra que segue o corpo, assim o Karma nos segue. Todos temos, por força, de sentir o gosto do que fizemos”. Por isso a necessidade de estar sempre atento ao que passa na nossa mente, principalmente nos últimos segundos da nossa existência neste espaço tempo.

- Muito bem! Então a última coisa que você gostaria de fazer antes de morrer é uma boa noitada de sexo e luxúria?

- E por que não?

- Não estou contra, muito menos censurando; estou somente perguntando.

- Bem, diga-me onde fica a loja onde posso fazer minha cópia...

- Fica logo aqui, nesta mesma calçada, a uns 50 metros. Procure pelo meu amigo Jorge. Diga-lhe que fui eu que o indiquei.

- Muito, mas muito obrigado mesmo pela sua gentileza! Posso deixar minha sacola plástica aqui?

- Fique a vontade!

- Ok! Volto já!

Depois de meia hora, ele voltou todo sorridente com sua cópia em suas mãos. Despediu-se prometendo voltar novamente. Disse estar contente por reencontrar mais uma pessoa com quem poderia manter conversas nutritivas. Quando já estava do lado de fora da nossa loja, voltou-se novamente para nós e disse outro pensamento de Milarepa:

- “A vida é breve e a hora da morte é incerta, portanto, aplicai-vos à meditação, evitai fazer o mal, adquiri o mérito no máximo de vossas capacidades, mesmo ao preço da própria vida”.

Após expressar estas palavras, ajuntou suas mãos em sinal de reverências, acenou um adeus e se foi pela calçada banhada de sol.

Já se vão dois meses deste nosso encontro e hoje pela manhã, recebi a ligação de um amigo nosso, dando-me a triste noticia de que Mago Hariel havia falecido há um mês atrás, bem no dia do meu aniversário. Estava andando de bicicleta em sua terra preferida, quando foi atropelado por um carro roubado seguido pela policia local.
(...)
Obrigado amigo e Mago Hariel, por me ensinar na prática que “a vida é muito mais veloz do que se pensa!”

* Em memória de Wilson Ninja

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!