Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

04 abril 2007

DesinBush

Suando feito tampa de chaleira, ele chegou em sua bicicleta, carregando em suas costas sua pesada mochila com seus cacarecos importados. Trazia no rosto o sorriso de sempre, feito adolescente que vive aprontando. Encostou sua bicicleta no portão de casa e com um andar desengonçado devido o par de sapatilhas de ciclismo, aproximou-se de mim.
- Bom dia JR! E aí? Como vão as coisas?

- Que coisas?

- Sei lá! Conta aí: o que você tem de novo?

- O dia.

- O que tem o dia?

- O dia é que é o novo!

- Ah, fala sério!

- Estou falando! E você? O que faz logo cedo por aqui? Por que essa cara de que está escondendo algo? Andou aprontando?

- Como é que você sabe?

- Está na cara! Você não consegue esconder!

- É JR! Tem dia que o bicho pega forte!...

- Que se passa companheiro?

- Ontem foi um daqueles dias... Não sei nem por onde começar!... Não sei por que certas coisas sempre ocorrem comigo; não sei por que elas têm que acontecer sempre onde estou... Como já não bastassem os meus problemas!

- Que bicho está te pegando?

- Nem sei por onde começo... Deixe-me ver... Estou achando que não vai dar mais para continuar morando com minha mãe e os meus irmãos... O papo lá é só grana, grana e mais grana! Cada dia eles inventam – como você sempre diz – uma necessidade desnecessária... Acabaram de inventar de colocar a TV a cabo, Internet Banda Larga e se não bastasse isso, cismaram de fazer uma reforma em casa... Só que eu não assisto televisão há muitos anos e também não faço uso da Internet – não tenho e-mail e muito menos sei distinguir entre a arroba e o www -... E para piorar reforma em casa! Eles vão inventando, adquirindo e apresentando as faturas prá gente pagar... E nem pense em vir com a história de que não tem dinheiro, porque se o fizer tem que agüentar careta, bico, porta batendo e mau-humor... É só cobrança e mais cobrança! Não existe uma genuína preocupação uns com os outros! Já não chega o barulho da própria cabeça, ainda tenho que agüentar o barulho do vazio da cabeça do outro!...

- Meu amigo, agüente firme porque é assim mesmo: quem paga a banda escolhe a música!

- Estou pensando seriamente em sair fora! Cair no mundo novamente!... Estou achando que é melhor viver só do que acompanhado de pessoas normóticas e mal-humoradas!

- Meu amigo, quanto vale a sua liberdade? Qual o preço que você paga por ela? Pense bem nisso porque o outro é um poço sem fundo de necessidades desnecessárias...

- Eles não estão nem aí para um modo de vida calcado na simplicidade voluntária! Já saquei isso e acho que vou começar a mexer os meus pauzinhos para descolar novamente um kit net para mim!... O que me dá mais raiva é que eles sempre comeram mortadela e agora querem comer peru à custa da minha carteira. Estou fora!

- Muito Bem! Já que você está fora – fora isso – o que é que lhe incomoda?

- Como sempre fala sua esposa: “cortando a cabeça até que está tudo bem!”... É a cabeça meu irmão, é a cabeça! Ela não dá sossego um só minuto! Cada hora é uma coisa! Cada hora ela vem com um tipo de medo!...

- Baita homem desse está com medo do que?

- Ah, cara! É um monte de medo infundado! Dá até vergonha de comentar! Deixa prá lá!

- Então não fale, só observe!

- Lá vem você novamente com esse papo de observar!...

- Então não observe, mas sofra em silêncio!

- Esse é o JR “véio” de guerra!

- Então? Fora sua casa, seus medos dos quais você sente vergonha de compartilhar, o que mais está te pegando?

- Cara, ontem a coisa foi tão feia, bateu tão forte, foi tão difícil de engolir que tive até que apelar para a bebida; tomei todas! Fui dormir travadinho, suadinho, trincando!

- Caracas! Que te deu?

- Um lance que presenciei ontem... Foi foda! Um acidente com uma menininha; ela foi atropelada por um ônibus! A galera queria linchar o motorista... Toda aquela agitação, toda aquela violência... O movimento dos policiais e a ambulância... O corpo dela ensangüentado... Tudo isso me faz um mal danado!... Cara, que mundo louco em que estamos vivendo!

- Há uma violência generalizada e uma pior ainda por ser velada!

- Pois é! Você viu só o que fizeram com a população de São Paulo só por causa daquela idiota do Bush?

- Anda logo, desinBush!

- Por causa daquele doente mental, conseguiram parar todo o transito de São Paulo... E o pior foi na Paulista: a Policia descendo o cacete em seu próprio povo! Dá para entender? Tudo isso por causa de um cara que vive preso dentro da própria bolha! Cara, esse mundo não faz o menor sentido; está todo mundo louco! Isso não faz o menor sentido e confesso que para mim isso é muito complicado! Continuo esperando pela nave mãe para cair fora deste planeta! É muita violência e mediocridade!

- É! Eu também não consigo entender o porquê de darem tanta importância para um doente mental de colarinho branco! Deviam era colocar ele no seu devido lugar e o povo numa boa condução, com o trânsito bem liberado para chegarem mais cedo em casa! Isso sim!

- JR, isso não te incomoda!

- Não! Eu fico somente observando toda essa histeria coletiva!... Os caras fizeram, pintaram, bordaram, pintaram os seios e saíram pelados eu lhe pergunto: e daí? O que é que aconteceu de significativo? Nada! Só serviram de matéria para enriquecer a mídia manipuladora... A mesma mídia que amassa a massa de jerimuns de mansos meninos domados numa massa de medos iguais – como já dizia o poeta!

- É verdade JR! Massa amassada pela mídia! Massa de manobra!

- Cara, acho que só o lance de não fazer parte dessa massa amassada pela mídia, pelos estádios de futebol, pelos ônibus e metrôs, pelo catolicismo e outros “ismos” mais, já é suficientemente significativo... Tirar a própria trave que nos impede de ter uma visão mais ampla... Não comungar, não compactuar, não alimentar e se alimentar com tudo isso... Ter a ousadia de escolher um modo de ser diferente! Quem sabe, isso um dia ainda possa se transformar num poderoso fermento. Mas, para que o fermento possa surtir efeito, a massa precisa descansar e pelo que parece, a mídia não deixa a massa se cansar; se a massa não se cansa, como pode chegar num descanso fecundo onde o fermento possa atuar? Esse é o intuito de toda “programação de TV”: distrair! E distrair do que? Da percepção da realidade! Eles vivem programando a massa com pão e circo, ou melhor, com “Borsa Famía” e “Big Boster”! Só não enxerga quem não quer ver... E eu te pergunto: quem é que quer ver?

- É a Matrix, JR! É a Matrix!

- Pois é!

- E isso não te revolta?

- Cara, olhe bem para essa palavra... re, vol, ta!... Estude bem a sua dor para que ela não se transforme em revolta, que em sua essência, já é violência! Quantos anos mais vamos precisar para perceber que pela violência gerada pela revolta não tem como se mudar nada?... Insanidade é fazer as mesmas coisas esperando resultados diferentes! Se conformar com o espírito de revolta, para mim, é insanidade! Eu já disse não para o modo de vida da massa amassada, mas a massa não escuta!

- Você não acha que com isso está agindo feito “Pilatos”? Não está tão somente lavando as mãos?

- Não creio que esteja fazendo isso. Acho que o grande lance não está em sair por ai tocando trombeta... O grande lance está na atração ao invés da promoção! Agir silenciosamente, no anonimato!... Veja só o que estamos fazendo aqui e agora... Estamos nos fermentando! O lance é ficar atento em todas as atividades do nosso cotidiano, em cada encontro, em cada relação e através destas conversas nutritivas, nos fermentar! Compreende?

- Sim, estou pegando!

- Não vejo nenhuma inteligência em escolher o caminho da “via cruxis”, ou da rebelião!... O grande lance está no mistério, está no anonimato, na ação da gotinha d’água no bico do beija-flor no meio do incêndio, ou da pequena criança que devolve ao mar a pequenina estrela do mar... Não dá para fazer a diferença para muitos, mas aqueles que tocamos quem sabe?... Isso é agir localmente, pensando globalmente! Só por hoje é assim que lido com tudo isso!

- Ah, JR! Eu ainda acho que o lance vai ter que ser na porrada!

- Não acredito em porrada, em reformas sociais, em sistemas educacionais gerenciados pelo estado, em novos partidos políticos – o próprio nome “partido político” já é “partido”-, ou mesmo em novos pacotes econômicos. Creio que a solução não venha por nenhum destes caminhos. Para mim, está tudo na mente! Compreende? Tanto o problema como a solução! A resposta não está na cultura, no social, num presidente eleito pela massa ou num novo pacote econômico! Tudo isso já foi tentado, basta olhar para ver os resultados! Tudo Bafo! Palavras e mais palavras! Há quem ainda acredite em palavras... A coisa é muito, mas muito mais séria e profunda! O grande lance está na “saúde mental”... Precisamos urgentemente de uma boa lavagem cerebral, feita por nós mesmos com a água sanitária da auto-observação! Esse papo de água-benta só cola prá Chico Bento e Dona Benta! Sacou?

- Faz sentido!

- Creio que o grande lance é ser um “cuidador” silencioso, anônimo. O mundo já teve milhares e milhares de revoltas e revoluções e nenhuma delas foi capaz de proporcionar uma liberdade psicológica que cria a inteligência; e, sem inteligência, não tem como ver!

- Vai ver que é por isso que só tem programa de burro, feito para burros na televisão brasileira!

- Isso se torna muito difícil de conseguir por que a massa está repleta de pessoas “cabeça dura”, com a mente totalmente fechada para o “novo”. Você liga sua TV e só encontra esses programinhas de fofoca ou de cultos religiosos.

- É a crença JR!

- Pois é! E a crença é uma doença que a cabeça da massa prensa! Uma mente prensada não pensa! Essas pessoas não querem mudar, estão contentes em suas zonas de conforto, com seus votos semanais pela Internet, pelo zero oitocentos e com o novo celular que tira fotos prá colocar no Orkut!... Então, respondendo sua pergunta se tudo isso não me incomoda, eu lhe digo: o grande lance está em viver e deixar o outro morrer! Ele tem todo o direito de escolher pela normose, a patologia da normalidade! Se ele escolhe por isso, por que temos que fazer alguma coisa? Talvez o melhor que possamos fazer é deixar mesmo que essas pessoas se suicidem a longo prazo, homeopaticamente. O lance está em trabalhar em silencio com aqueles que já despertaram e que demonstram seriedade, real interesse. Com relação aos demais, só nos resta observar e aprender com a sua sandice e histeria.

- Mas e toda essa gente, JR?

- Não importa a quantidade; o que vale é a qualidade!

- Quem não te conhece e te ouve falar assim, acaba pensando que você é mais um adepto da “teoria do caos”.

- Caracas! Como você é extremista! Em nenhum momento eu disse que sou a favor do caos! Só estou dizendo que é preciso ter muita sabedoria para aceitar aquilo que não podemos modificar. Não podemos fazer um homem sedento beber água se ele insiste em matar a sede com cachaça! Mas pensando bem, também existe beleza no caos! Para muitos, o caos pode representar a pedra de toque do crescimento. Basta uma boa olhada numa das grandes enciclopédias que retratam a história da humanidade.

- Sei lá cara! Tudo isso é muito para a minha cabeça! Se não bastasse tudo isso ainda tem esse papo de “superaquecimento global!” Tudo isso e mais esse sol infernal na minha cabeça já me dá a vontade de tomar uma gelada!

- E entrar numa gelada?...

- Ah, cara! Prá ver se “desce redondo”! Você entende?

- Claro que entendo! Então, olha só, faz o seguinte: Vê se toma da outra marca, pois ela promete que refresca “até pensamento!”

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!