Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

17 abril 2007

Nihil est quod Deus efficere non possit

Caro amigo, espero que você esteja vivendo bons momentos! Por aqui estamos caminhando conforme a vida se apresenta. De saúde física, estamos bem; de saúde financeira, razoável.
A questão principal continua sendo a de encontrar respostas para o sentido desta existência mecânica.
Como sempre, levantei-me, tomei meu banho, aparei a barba, escovei os dentes, troquei de roupa, alimentei meu cachorro e a maritaca, reguei as plantas e fui tomar meu café da manhã na padaria. Ali, em meu canto, ouvi os resumos das noticias do dia anterior através das supérfluas conversas de balcão: jogo de bicho, caça-níquel, apreensão de dinheiro, rolex, carros importados, a folga dos deputados nas segundas-feiras, futebol e o assunto da moda - o Papa...
E por falar em Papa, enquanto me trocava, antes do café, liguei a TV para dar uma olhada no noticiário, que por sinal, já havia se encerrado. Estava passando uma "reportagem especial", direto do Mosteiro de São Bento, no centro da capital. Um padreco qualquer, dentro de uma roupa preta, cheio daquele ar repleto do orgulho sacerdotal, com seu sorriso de "bom menino", dizia que ali mesmo, naquele local onde eles estavam, seria o palco da "primeira benção do Papa Bento" ao povo brasileiro.
- Ele virá direto do aeroporto e fará sua primeira aparição pública daqui deste mesmo local!...
- O Sr. poderia nos dizer qual é a felicidade de ter o Papa, hospedado aqui com vocês?
- Na verdade, nossa alegria já começou muito antes dele vir ao Brasil... O motivo da nossa alegria maior foi pelo fato dele escolher para si o nome do nosso patrono Bento!
Não preciso lhe dizer que levei menos de dois minutos para desligar a TV...
(...)
- Vejam: está é a estátua restaurada da santa de sua preferência que ficará em seu quarto!...
- Vejam: esta é a batina especialmente feita para ele pelas bordadeiras da nossa cidade que ele usará em sua primeira missa no Brasil!...
- Vejam: este é o jogo de pratos em que ele irá fazer suas refeições!...
- Vejam: este é o crucifixo de ouro que ele irá usar!...
- Vejam, vejam, vejam...
(...)
Esperem!...
Não pode ser!...
A matéria já terminou?
Como assim?
Não vão mostrar o local onde pela primeira vez em solo brasileiro, teremos a graça de receber as "fezes bentas" do bento representante cristão?...
Sim... O Papa também defeca!... Não é pecado não!
Não vão mostrar isso ao povo?...
Não vão recolhê-las em pequeninos potes para serem posteriormente vendidos como um souvenir bento do Papa Bento?
Nem a urina?... Vários adeptos da "urinaterapia" pagariam valores altissimos por apenas algumas gotinhas...
Não vão mercantilizá-los como os vários livros, revistas, pôsteres, medalhinhas, selos comemorativos, cd´s, dvd´s, santinhos, velas, faixas, excursões e outras "cositas" mais?...
É uma pena que acabou o "Big Brother"! Seria um grande índice de audiência ver o Papa Pop com os Pop Brothers... Já imaginou ele abençoando "nossos heróis"?... Resta a esperança de uma possível "entrevista exclusiva" no Fantástico Show da Vida!... Afinal de contas, Nihil est quod Deus efficere non possit... Em tupiniquim, "a Deus nada é impossível!"
Santo Bento que não agüento: abençoe esta santa mediocridade!
(...)
Oração do Papa Nosso

Papa Bento que vens pelo céu:
Mercantilizado seja o vosso nome.
Que através de Vós circule muito dinheiro.
Que seja barata a Vossa vontade
Aqui na terra do sambista Noel...
O Real nosso, com a Vossa vinda, aumente hoje.
Perdoai as minhas dúvidas
Pois não o fazem os vossos seguidores
E me permita não cair nessa mediocrização
Que há tantos anos ao homem faz mal
Pois Vosso reino de poder e glória é somente para os seus!
Amém!

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!