Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

10 abril 2007

Há que endurecer sem perder a inteligência

Como de costume, eu estava meditando sob a sombra da pequena árvore quando ele estacionou seu carro; um Fiat Pálio Weekend 2007. Bancos de couro, cheirinho de novo e ele, de barba mal feita. Havia acabado de chegar de uma "Feira de Negócios" na paradisíaca cidade de Florianópolis. Como sempre, sua conversa transcorreu sobre as trivialidades do cotidiano...
- Fala JR! Como foi de Páscoa? Comeu muito chocolate?


- Que nada, só de boa!
- Foi viajar?
- Não! Não gosto de viajar nesses períodos de feriados; é muita exploração comercial e trânsito! Fiquei mesmo por aqui; almoço na casa da sogra e também dos meus pais. Nada de especial!
- Rolou pelo menos aquele bacalhau?
- Deu para sentir o cheiro passando perto!
- Pois é! Páscoa sem ovos de chocolate e bacalhau não é Páscoa!
- Puro comércio como as demais datas!
- É mesmo! Hoje é tudo grana!... Você não faz idéia do quanto que gastei neste final de semana prolongado! Você já ouviu falar de Holambra? A cidade das flores e dos holandeses?
- Sim claro!
- Pois bem! Fui até lá com minha esposa e os pais dela... A maioria das pessoas de lá são branquelas e de olhos azuis e as mulheres, possuem grandes seios! Cidade bem jeitosa, tudo bem limpinho mesmo!... Daqui até lá são mais ou menos duas horas de viajem e só de pedágio gastei o absurdo valor de R$35,00. Vê se pode!
- Esse é apenas um dos absurdos do nosso atual sistema capitalista, por sinal, é um dos menores, com certeza tem coisas bem piores!
Logo depois da minha resposta, ouve um pequeno momento de silêncio, do qual aproveitou-se para iniciar uma descrição pormenorizada da tal cidade visitada, o que tomou quase que 15 minutos de explanação. Enquanto ele empolgadamente falava, eu permanecia em meu silêncio, olhando em seus olhos e me perguntando o que será que ele realmente estava buscando! Talvez, por eu não fazer nenhuma pergunta e nem dar continuidade ao assunto, decidiu começar a reclamar quanto ao tamanho da fila do banco.
- Acabei de vir do Banco; parece que a cada dia que passa as filas aumentam mais e mais. Só fui lá por que fui obrigado a pagar uma multa de trânsito que tomei por ultrapassar pelo acostamento durante a volta congestionada. Detesto ter que entrar em banco; só o faço quando me vejo obrigado. Fico puto de ter que pagar essa multa, não pelo valor, mas por saber que é um dinheiro jogado fora, pois com certeza, não será revertido em benfeitorias públicas, mas ao contrário, vai direto para o bolso da máfia da multa. Estamos perdidos! Isto está ficando um verdadeiro caos! Não sei mais onde vamos parar... É máfia para todos os lados... Máfia da multa, máfia dos bingos, máfia das ambulâncias, máfia do asfalto, máfia dos planos de saúde, máfia do narcotráfico, e tantas outras máfias mais... A gente só paga e não desfruta de nada! A cada dia que passa mais se percebe a falta de qualidade dos serviços públicos prestados. Estamos chegando num ponto em que não vai dar mais para sair de casa. Você sai para relaxar do stress da semana e acaba mais estressado ainda por causa de tanta exploração e descaso.
- Tem um ex-cunhado meu que diz que o melhor passatempo para o fim de semana é churrasco em casa: não gasta gasolina, não paga estacionamento, nem flanelinha, não paga 10%, não pega fila e nem corre riscos desnecessários!
- Acho que isto aqui só vai mudar mesmo quando ocorrer uma verdadeira revolução! Fico pensando aqui com meus botões o que é que está faltando para que a população se revolte diante de tanta falta de escrúpulos. A cada dia que passa mais e mais falcatruas vão surgindo, mais jogos de interesses vão sendo politicamente instituídos, mais leis que favorecem a bandidagem vão sendo aprovadas pelos nossos políticos... Você viu essa nova lei da prefeitura de São Paulo referente a regulamentação das fachadas?
- Sim! Isso demonstra bem o que é a nossa política: tudo fachada! Por fora bela viola e por dentro pão bolorento! O que é realmente essencial fica sempre em segundo plano, ou melhor, nem entra nos planos, vai direto para o fundo das gavetas de um gabinete qualquer! No entanto, me admiro muito pelo fato de você, na sua idade, ainda esperar por atitudes inteligentes por parte dos políticos do país da impunidade! Aqui tudo acaba em pizza meu amigo! Esse é um assunto que eu acho pura perda de tempo! Ninguém pode contrariar o triângulo mafioso criado entre os políticos, a mídia e advogados. Através deles e que se torna possível os absurdos que vemos estampados todos os dias. Você viu a nova lei que aprovaram ontem com relação ao crime hediondo que permite a liberdade provisória? Dá para entender a cabeça desses políticos de merda? Será que eles não conseguem traduzir pelo menos uma vez que seja os ecos dessa população oprimida?
- Por isso é que eu acredito no poder de uma revolta popular! O mundo já teve sua revolução francesa, agora, acho que está mais do que na hora de terem a revolução brasileira!
- Ok! Vejamos, o povo se rebela e tira do poder os atuais políticos que vieram do povo, que eram parte do povo, e coloca no poder outros políticos que também viram do povo, sendo parte do povo... E assim continuamos essa insana poda de galhos, ao invés de atacar o mal pela raiz...
- E qual seria a raiz da atual crisel?
- Creio que não sou eu que devo lhe trazer uma resposta; aliás, esse parece ser o grande problema da população, ficar esperando por uma superlula milagrosa, por alguém dotado de uma super inteligência para solucionar os nossos problemas... Sugiro que você guarde esta questão e aproveite para pensar na sua resposta enquanto aguarda na fila do próximo banco ou do próximo congestionamento da estrada ou do aeroporto. Particularmente não creio que enquanto dermos continuidade aos atuais moldes da sociedade possamos encontrar por algo diferente. E a base da sociedade, está no seu sócio: o individuo! Não é a sociedade que precisa mudar, mas sim, cada individuo... Na mudança de mente e de atitude de cada individuo é que poderemos chegar numa resposta totalmente diferente do que se apresenta no momento. Essa revolução tem que partir de cada individuo e isso não pode ocorrer, enquanto este, estiver preso nas garras dessa lula pegajosa. - Não sei não! Isso me parece utópico demais e além do que, demandaria muito tempo, fator que me parece não dispormos. Precisamos de algo emergencial.

- Como dizia o Lula dos tempos antigos, "Caro companheiro"... Quantas pessoas você conhece que realmente vivem fora dos ditames da sociedade? Quantos? Quantos você conhece que se libertaram dos enclausurantes "você tem que" e "você deveria"?... Quantos você conhece que são livres desta forte e emaranhada rede de desejos de necessidades desnecessárias sustentadas diariamente pela mídia corporativa? Quantos você conhece que são anti-sociais, não no sentido que este termos é visto atualmente pela sociedade, mas no sentido de que não mais se ajustam, se conformam e compactuam com as exigências comportamentais da mesma? Quantos você conhece que compartilham desse modo de ser?... E mais importante ainda: Você seria um deles?

Já foi dito antes que há que se endurecer sem perder a ternura. Eu digo que é preciso muito mais que ternura, é preciso inteligência! Como a própria palavra sugere - "revolta" – é uma volta em ré. Isso de modo algum pode nos levar para frente. Isso já foi tentado antes, em vários tempos e lugares e olhe só: o mundo continua o mesmo e em certos lugares, até pior! Isso pode funcionar tão somente como um paliativo para situações momentâneas.
É preciso pensar bem e de forma coerente.
O que precisamos é de um "pensar" diferente...
E isso não vem de cima, nem de baixo:
Vem da gente!

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!