Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

15 abril 2007

Sagrado Vazio

Os cães ladram mediante o menor movimento.
No terreno em declive, várias são as árvores frutíferas com seus rebentos caídos no solo.
Existe a presença daquele silêncio fecundo que traz consigo a percepção aguçada de todos os sons do silêncio. Através dele, é possível escutar o som da energia que se manifesta como um zunido nos ouvidos.
A pequena colina com seus diversos tons de verde começa a perder sua virgindade por meio das casas em construção. Sobre ela, há uma trilha de aviões que em noites de luar, faz com que se confundam as suas luzes com o reflexo ligeiro das estrelas cadentes.
Neste instante em que o sol faz a pele arder, um casal de sabiás, lentamente, percorrem o terreno em busca de alimento.
Um delicadíssimo beija-flor, de um verde reluzente, descansa sob a sombra da pequena goiabeira.
São vários os tons de verde que dançam ao som do vento.
O silêncio seria muito mais fecundo se não fossem as conversas superficiais e o ruído dos carros de corrida pela televisão.
Sobre os galhos de um pequeno limoeiro, um casal de amarelas borboletas, entrelaçadas, fazem amor.
No solo seco, pequeninas e negras formigas traçam sua trilha.
Parece existir uma enorme distância, criada pelo vazio, que faz com que não se manifeste a já um dia vivida comunhão profunda; aquela comunhão onde não há espaços para ilusão de separatividade. E é essa lembrança que vivifica esta sagrada saudade dos momentos de transcendência.
É no coração do homem que se encontra a energia necessária para seguir em frente e não se deixar enquadrar por nada, por mais reluzente que pareça ser. É no coração que se encontra a energia necessária para que o homem não sucumba ao sono do consumismo ou de outros estereótipos que prometem falsamente por transcendência. É no coração que se encontra a nascente dessa sacra e perene saudade e também é nele que começa e termina a eterna busca do homem; essa busca que não permite o estacionar e que geme as dores de parto num vazio fecundo.
Sagrado vazio que não pode ser saciado por meio de nenhuma forma de satisfação ou distração externa transitória e que é, em última análise, a somatória de todos vazios finitos clamando pela manifestação dessa presença anônima, infinita e inefável.
Neste instante, um imenso conjunto de nuvens brancas em flocos fazem sombra sobre o dorso da verde colina.

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!