Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

18 abril 2007

Tempo é dinheiro



- Fala JR!

- E aí Celsão! Belê?

- Na boa! Vim aqui para compartilhar com você um lance que rolou outro dia!
- Diga lá!

- Estava tomando um lanche na padaria com um comerciante aqui do bairro quando ele o viu passando do outro lado da calçada em direção a sua loja. Ele disse-me que tem curiosidade para saber como você vive, pois disse que sente que você e a sua mãe tem algo de diferente! Ele percebe que vocês dois nunca demonstram estar preocupados ou mal-humorados! Disse-me que gostaria muito de saber o que vocês fazem para viverem assim tão despreocupados. Ele quer saber o que você faz!
- Diz para ele que sou "Fiscal de Natureza".
- Como assim, fiscal da natureza?
- Diz para ele que eu conto os pássaros, ás folhas das árvores, as nuvens no céu, as estrelas... Sim, fiscal da natureza!
- Mas como você faz para se sustentar!
- Não esquento... A Grande Vida se encarrega disso... Até hoje não me faltou onde dormir e o que comer! Tudo se encaixa quando você se encaixa na busca desse Tudo!
- Poxa! Tenho certeza que ele também gostaria de poder ter um modo de vida desse gênero!
- Ele também pode! O que você acha que o impede? Só é preciso ter o sincero desejo de abraçar este modo de vida simplificada!... É só começar a olhar para a falsidade desse modo de viver socialmente aceito!... Aí tudo fica fácil! Depois que você vê a falsidade disso, é que nem fruta quando cai do pé! Cai por si mesma e não tem como voltar mais! Quando você vê isso com toda a propriedade do seu ser, algo no mais profundo de você mexe com toda sua zona de conforto, e, uma vez que isso acontece, não tem mais como dormir nesse tipo de cama!
- Mas será que isso é possível mesmo?
- Você não está vendo a falsidade disso tudo? Não está bem claro diante dos seus olhos? Não consegue se tocar de que tudo isso que promete por plenitude é falso?... Acorda! Ainda está em tempo! Não adianta ficar me olhando com essa cara! Tem que andar ligeiro antes que o sistema engula você! Aproveita que você é bem novo e ainda não está comprometido com nada! Dá tempo de você acordar!... Ainda há tempo! Não deixe eles te engolir! A vida é muito, mas muito mais do que essa insana correria para trabalhar e pagar suas contas! Você precisa acordar para isto antes que seja muito tarde! Você pode continuar internamente tirando sarro do fato de eu me intitular como um "Fiscal da Natureza"... Aliás, é bem isso que todo "normótico" costuma fazer: rotular aquilo que ele não conhece, mas que morre de vontade de conseguir fazer!... Diga-me uma coisa: quantas árvores você viu durante o percurso da sua casa para o seu trabalho?
- Para ser franco, não prestei atenção!
- E quantas nuvens você viu? Prestou atenção no formato de alguma delas?
- Não!
- Quantos pássaros você viu?
- Não vi, ou se vi, não prestei atenção!
- Está vendo? Você tem trinta anos e já está vivendo no automático! Acorda que o pavio da sua vela já está ficando curto! Onde é que você estava quando vinha para o trabalho?
- Acho que preso dentro das minhas preocupações!
- Você quer dizer, em seus pensamentos não é isso?
- Sim!
- O caso é mais sério do que eu pensei... Parece que você já está programado! Já foi infectado pelo vírus social!... Presta atenção, acorda, ainda há tempo!... Você não percebe? Desde que o mundo é mundo, sempre foi assim!... Ninguém resolveu nada! E todos estão morrendo do mesmo modo! Todos estão levando uma existência sem vida, mecânica, padronizada!... Todos estão assistindo a vida da arquibancada, não estão vivendo! Você precisa romper com isso o mais rápido possível, antes que apareçam as prestações da casa própria, as prestações do carro próprio, com os mais diversos tipos de carnes de seguros para pessoas inseguras! Você precisa despertar para a sua natureza... Para o que é real!
- Sabe, ele me disse que quando vê você passando por aqui, caminhando pela calçada lendo seus livros... Ou então, quando vai ao banco e vê você sentado em sua cadeira de praia em frente da sua loja, confessou que sente muita inveja e que fica imaginando como é que você consegue isso... Eu mesmo já pensei isso várias e várias vezes! Sempre que passo aqui, olho para você e vejo que você está sempre na boa!
- Sei que isso não é só com você! Vários me perguntam como faço para ganhar o meu dinheiro! Percebo que a preocupação das pessoas não é em saber se sou feliz, mas sim, se ganho dinheiro! O importante não é a vida, mas o dinheiro! O importante não é ter tempo para si, o importante é ter dinheiro... Eles dizem até que "tempo é dinheiro"... Ninguém está preocupado em saber como ser livre, como ter mais tempo... A preocupação é se é possível viver isso e ter dinheiro!... Grana, grana, grana e mais grana! E se eu lhe disser que nas várias vezes em que você passou por aqui eu estava sem uma moeda se quer em meu bolso?
- Não acredito! Impossível! Ninguém, sem dinheiro, ficaria sentado numa boa, lendo como você fica!
- Por que não?
- Por que isso não é normal!
- E o que pode haver de normal em ficar estressado por não estar com uma reserva prudente na conta de um banco qualquer?
- Sei lá!
- Tem dia que só faço para pagar minhas refeições, mas não estresso com isso! O importante é viver, estar vivo e consciente de que tudo é impermanente! Esse é o lance!
- Mas você não pensa em seu futuro?
- Veja, assim como fazia o Airton Senna, muitos e muitos, com certeza, vivem preocupados com o seu possível futuro... E eu te pergunto: o que o Airton ganhou com isso? Talvez, se tivesse sido mais fiscal da natureza do que piloto teria curtido a vida muito mais!... O grande lance é viver "Só Por hoje"... É muita prepotência se preocupar com o amanhã e deixar de viver o hoje de modo bem vivido!
- Não consigo entender seu modo de pensar!
- É normal! Você só poderá entender se um dia se permitir o movimento!... É um paradigma diferente!
- Por vezes, você é um grande ponto de interrogação para mim!
- Esse talvez seja o grande lance: ser um anônimo, ser um mistério! Eu não estou preocupado em ser compreendido, o que eu quero, é ter paz!
- Mas como você faz para se relacionar com a sua esposa? Ela não te cobra um padrão de vida?
- Você percebeu a insanidade que você me perguntou agora?...
- Não, o que?
- ... "padrão de vida"... Por que você se permite viver num "padrão de vida" estabelecido por terceiros? Por que você se permite influenciar pelas cobranças de terceiros? Por que você se preocupa em satisfazer as expectativas descabidas de terceiros? Em se enquadrar num padrão de comportamento especifico?... Um fiscal da natureza não pode se permitir tal insanidade!
- Você não me respondeu: e a sua esposa?
- Creio que ela vivencia o mesmo que eu! Por isso me apóia!... Já experimentou na pele a falsidade do alcance dos padrões de vida estabelecidos pelo social. Como viu o falso, pulou fora! Hoje, é mais uma fiscal da natureza... É um olho na natureza externa e outro na natureza interna! É uma pessoa de mente aberta e sempre querendo aprender sobre si mesma! Eu e ela vivemos mais ou menos o conteúdo de uma música escrita por Milton Nascimento e Fernando Brant, interpretada pelo cantor Beto Guedes: "... Eu não tenho compromisso, eu sou biscateiro, que leva a vida como um rio desce para o mar, fluindo naturalmente como deve ser, não tenho hora de partir, nem hora de chegar...". Creio que é bem isso! Vamos vivendo como a vida se apresenta! Assim fica muito mais fácil! Cortar a vida em pedacinhos mastigáveis torna tudo muito mais fácil e leve!
- Isso não parece tão simples assim! Percebo que tem várias pessoas que dizem buscar por isso, mas, que na realidade, estão muito longe disso... Fica tudo somente no nível mental! Basta a primeira dor de barriga para voltarem para as suas zonas de conforto! Tem várias pessoas que se dizem comprometidas com isso, mas, que se você for ver bem as atitudes delas, verá que tudo não passa de mera fachada, de mero status... Hoje virou moda dizer que se está em busca de espiritualidade! Até se formou um imenso mercado dentro desse segmento!
- Sem dúvida! O homem mercantiliza tudo e a bola da vez, me parece ser a dita "espiritualidade"!
- Isso me parece ser um fato!
- E isso ocorrer desde os tempos do mito Jesus... Ele mesmo pegou doze bichos-grilo daquela época e pelo que me parece, somente três deles estavam realmente no propósito! O resto devia ser vagabundo mesmo, se esquivando atrás do álibi da religiosidade! Desde aquela época até hoje, o mundo está cheio de padres, monges e pastores que se esconderam do mundo de Deus com a desculpa de estarem em busca do Deus do mundo! Ou melhor, estavam mesmo atrás do Deus do mundo: o dinheiro fácil, sem o mínimo esforço!...
- Você acha mesmo?
- Isso acontece aqui mesmo na loja... Várias foram as pessoas que passaram por aqui se dizendo buscadoras da Verdade... Mas foi só apertar um pouquinho ou dar alguma coisa com mais conteúdo para elas lerem ou pensarem, que acabaram "depressinha" se afastando!... Não voltaram nunca mais! Falemos sobre espiritualidade, mas não toquemos na adquirida social respeitabilidade! Podemos falar do confronto, desde que não toquemos nas zonas de conforto! Se você toca nisso, eles saem correndo!
- Sério?
- Você não precisa acreditar em mim, pode muito bem fazer por você mesmo o teste! Experimente perguntar para as pessoas sobre os assuntos que atravessam a "sala de estar", aqueles assuntos que vão para as áreas mais profundas da intimidade, que ficam na cozinha ou nos quartos de dormir!... Sai todo mundo correndo!... Experimente perguntar para elas se aquilo que elas chamam de amor é realmente amor? Pergunte para elas se já encontraram sua real vocação ou se já encontraram aquilo que dá um verdadeiro sentido para a existência humana? Pergunte para elas se elas já conseguiram sentir prazer de ficar consigo mesmas por um período significativo de solidão?... Verá que fogem de você do mesmo modo que o diabo foge da cruz! E prepare-se para ser rotulado como um chato, um pessimista, um maníco-depressivo ou coisa parecida! E se você tiver a coragem de assumir a sua perene insatisfação, aí meu amigo, prepare-se, pois rótulos não vão faltar!
- Sinceramente não sei se estou preparado para isso! Só de olhar assim por alto, já assusta!
- Se você que já está vivendo no "saguão" desse movimento se assusta, que se dirá daqueles que ainda nem encontraram o endereço deste edifício da "excelência do ser humano"?... Não precisa me responder agora! Vá pensando pelo caminho enquanto dá as suas pedaladas matinais!... Tem mais: é preciso muito cuidado para com quem fazer estes tipos de questionamentos... Isso pode dar um "tilt" geral no individuo!
- Faço idéia! Se para nós já é complicado, imagino para os iniciantes! Isso é muito delicado, pode mesmo desestruturar o cidadão! É preciso prudência!
- Lógico, de certo modo, como dizia Saint Exupéry, "somos responsáveis por aquilo que cativamos"!... E por falar em responsabilidade e ser cativo, tenho que encerrar nossa agradável e nutritiva conversa por aqui, pois tenho que limpar meu cativeiro comercial, além de ver as outras responsabilidades que me cabem! Isto é um verdadeiro regime semi-aberto! Sair da cela pela manhã para ir ao trabalho assistido pelo cartão de ponto e voltar à noitinha para a mesma cela, juntamente com outros cativos!... Dê uma olhada nos vagões do Metrô, no horário da volta do trabalho... Nem transporte de presos é tão apertado!
- Pode crer! Vou nessa! Passo por aqui durante a semana para continuarmos este papo! Vê se se cuida!
- Valeu garoto! Vai na boa fiscalizando a natureza! Se descobrir a natureza exata do conflito humano, venha e compartilhe comigo! E a propósito: da próxima vez que aqui vier, traga seu amigo com você!
- Deixa comigo!... Só espero que ele tenha tempo!

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!