Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

22 abril 2007

Parabéns prá você

(...)
- Padrinho!
- Fala minha princesa!
- Por que nas festinhas de aniversário as famílias não se misturam com as outras?
- Boa pergunta princesa! Acho que assim elas se sentem menos vulneráveis.
- E por que os homens sentam na sala diante da TV e ficam assistindo futebol sem ao menos conversarem entre si?
- Boa pergunta!
- E por que as mulheres se reúnem na cozinha e ficam comentando o modo de vida de alguém que geralmente não se encontra na festa?
- Também procuro respostas para essa pergunta desde quando eu tinha a sua idade... Isso parece estar no DNA feminino!...
- E por que todo ano se repete as mesmas duas músicas de sempre, o "parabéns prá você" e o "Com quem será?"... E por que é que depois de cantarem essas músicas chatas, sempre tem um engraçadinho que começa a gritar: "discurso, discurso, discurso!", se na hora que você começa a querer falar esse mesmo engraçadinho começa a gritar feito louco?...
- Acho que é costume!
- E por que a gente tem sempre que fazer um pedido na hora de cortar o bolo, se esse pedido nunca acaba acontecendo?
- É a tradição!
- E por que é que gente é forçada a ficar tirando foto com todos participantes da festa, se a gente depois nunca pega essas fotos prá nada?
- Outra boa pergunta!
- E por que é que sempre tem alguém que aperta a bochecha da gente dizendo: "nossa, como cresceu essa menina!"?
- Minha princesa, eu também sempre detestei isso!
- E por que é que todo mundo não vê a hora de cantar o parabéns para poder ir embora, mas ninguém tem coragem de falar nada?
- Pega mal! É uma questão de educação!
- Mas que educação é essa que faz a gente passar por isso várias vezes por ano?...
- Vai ver que é por sobreviver a isso tudo que nos dão os parabéns!... Agora vai lá e pede logo prá mamãe cortar o bolo!

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!