Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

26 abril 2007

Que a força esteja com você

Que a força esteja com você!

- Salve, salve JR! Que a força esteja com você!
- Que força?
- Essa força que existe e que está aí!
- Não sei de que força você está falando, Celsão!
- Por mais que você queira negá-la, ela está aí!
- Se está então me mande um exemplo!
- Fácil: a força eletromagnética... Você não vê, mas ela está aí!... Existe uma força gravitacional Existe um campo eletromagnético, uma força no universo que se eu plantar uma semente, ela vai germinar essa semente e dar frutos... Essa força é doadora e nada cobra! Ele retribui o esforço! O único que não quer contribuir de bom grado é o ser humano, que está sempre indo contra as leis dessa força e é por isso mesmo que paga um preço alto em sofrimentos variados! Só o ser humano vai contra esse propósito de doação! Só ele que quer saber sempre de antemão o quanto pode receber por isso! O ser humano só quer saber de dar quando tem garantido algo em troca.
- Mas se você dá algo esperando por algum retorno, então, você nada deu! O que você fez foi apenas uma barganha!
- Pois é JR! Você entendeu? Você quando faz isso está fora do propósito dessa energia criadora! É isso que está claro para mim quando me refiro à “bondade”... Quando você contraria essa lei, a bondade passa a lhe perseguir... Por quê?... Veja só, uma pessoa que só quer receber, essa força não vai deixar que isso aconteça, porque esse não é o propósito dessa força. Essa força que sustenta todo o universo não funciona como o homem que quer sempre a certeza de receber algo em troca... Ela é uma energia doadora! O propósito dessa força é ajudar, é servir, é cuidar!... E o tempo todo!... E acho que é pelo fato de só estar preocupada em servir, em cuidar, que essa força é completamente harmônica... Isso é fácil de você ver em você mesmo...
- Como assim?
- Veja, quando você ajuda alguém de todo o seu coração, sem a menor intenção de retorno, reconhecimento ou prestigio, você não sente uma coisa boa aqui no peito? Nunca sentiu isso?
- Sim, já senti!
- Então, isso só ocorre porque você ajudou do coração e nesse tipo de ajuda não entra a ação do “cabeção” interesseiro!... Vejo que o conflito do ser humano está aí... Ele quer sempre algo em troca, quer sempre ter garantida alguma forma de vantagem pessoal, enquanto que essa força funciona em direção oposta. Essa energia só doa, o tempo todo! Ela não tem nenhum interesse, não busca nenhum retorno! Já o ser humano, não está dentro desse propósito, pois o propósito, que é natural da essência é de ajudar, é de cuidar, é de proporcionar por liberdade, justiça e paz!
- De onde você está tirando isso? É seu ou de algum livro? É da sua mente ou vem de algum lugar, uma idéia de segunda mão?
- Tenho que ser sincero com você: eu já li isso em algum lugar!... Mas, se você meditar em cima disso que acabei de lhe falar, verá que faz um profundo sentido! Isso é um fato!... Liberdade não é gostoso? Quando você escuta uma verdade, por mais dolorosa que seja você não sente também com ela o sabor da liberdade? E não é bom? A bondade feita de coração não é uma coisa linda? Dar algo para alguém de coração não é gostoso?... A paz? Não é gostosa? Ou você prefere o conflito, a guerra?... Então cara! Esse principio da verdade, de sempre falar a verdade e trazer consigo no mais profundo do seu ser esse senso ético de justiça, de bondade, cria por si só um estado de bem-estar comum e unidade interna... E é aí que está a chave... As pessoas não se tocam! Elas só se movimentam para fazer algo mediante a certeza de que vão ganhar algo em troca e de valor satisfatório, no entanto, por mais que ganhem, continuam insatisfeitas, pois valores finitos não podem saciar a sede do Infinito!... É isso que as pessoas não conseguem ver!... Boa parte do conflito humano está aí! Quando você contraria essa força, essa lei que é toda doação, o conflito se instala! Essa força pede pela bondade, pelo aconchego, pelo cuidar... Essa força é terna!
- E que força é essa da qual você está se referindo?
- Não sei lhe explicar!
- Então como você pode querer falar dela para as pessoas?
- Eu não sei falar, mas eu a sinto e isso é o suficiente! Eu não creio nessa força, eu sei! Falo sério!... Essa força cai, essa força desce, essa força veste!... Eu a sinto e estou falando sério! Sinto essa energia quando se manifesta... Ela existe! Quando você começa a fluir no sentido contrário do que é convencionado pela sociedade, através da ampliação da sua própria sensibilidade, essa energia cada vez mais começa a se manifestar, começa a ficar cada vez mais perceptível...
- Que energia é essa?
- Você nunca a sentiu? Essa energia, essa força... Cara, é algo fantástico e não tem palavras para falar a seu respeito... Eu sinto que você conhece essa força...
- Você acredita que eu poderia ter criado a Cuidar do Ser se não soubesse do que você está falando? Se já não tivesse vivenciado isso que você está me falando? Como conseguiria viver no modo de vida que vivo hoje?
- Claro que você sabe do que estou falando! Sei muito bem que você está falando isso para me encher o saco! Já percebi que você adora ser chato!...
- Essa é a eterna saudade do ser humano, a perene saudade!... E isso não tem como ser pronunciado pela limitação das palavras, dos símbolos... Mas, quem já viveu essa comunhão, nunca mais esquece... É como uma tatuagem na alma... Impregna cada célula com sua graça... Toma todos os poros... Cada filamento do organismo fica “cosmicamente infectado”, se é que podemos nos expressar assim!...
- Isso chega a arrepiar!
- E como!
- Chega a arrepiar, chega a maravilhar, chega a fazer perder noites de sono sem que se perca energia alguma, pelo contrário, sente-se mais e mais revigorado... É energia pura! Faz com que todos os sentidos, sintam numa proporção nunca sentida antes!... Amplia todos os sentidos! Quebra toda ilusão de separatividade!
- Não há espaço para isso!
- Você se sente conectado a tudo e a todos!... E se você quiser falar sobre isso com alguma pessoa que nunca viveu essa benção, ela dirá que você está filosofando, que você está pirando, que está precisando de um bom analista, psicólogo ou psiquiatra... Que tudo não passa de viagem da sua cabeça... Tudo pelo fato de desconhecerem isso! No entanto, quem sabe dessa benção, quem sabe por experiência própria a respeito dessa energia... Não esquece nunca... E esse que já experimentou essa energia, sente que tudo isso é extremamente efêmero diante de uma fração que seja da manifestação dessa energia... Tudo mais não faz sentido, passa a ser secundário!...
- Meu sentido hoje é só de ajudar!
- Mas você quer ajudar para sair dos seus conflitos, do seu vazio, do seu tédio?
- Não!- Sim, por que tem muita gente por aí que ajuda para ver se consegue isso! Que serve esperando pela graça, o que para mim, é uma das maiores formas de egoísmo disfarçado: o egoísmo espiritual! Cresci ouvindo que você “tem que” servir,”tem que” se doar, “tem que” acreditar em Deus para não morrer no fogo do inferno e por aí vai! Você precisa ajudar o outro, sair de si, para não sentir dor!... Você de fato não está nem um pouco preocupado com o outro, mas sim, com a promessa de retorno!... Isso é profundamente insano e propagado secularmente pela sociedade!
- Isso é egoísmo! E o pior é que todas as religiões pregam isso!...
- Na realidade, as pessoas ao praticarem isso, estão fazendo uso do outro para a satisfação dos seus desejos mais profundos!... Só que tudo isso é mascarado pela idéia dita religiosa ou espiritual! É uma busca de prazer, de conforto interno!
- JR, já aconteceu com você de se sentir como que estrangulado por tanta energia?
- Já!
- E aí quando você se entrega ao movimento dessa energia, sente de pronto uma paz profunda?
- Sim!
- Então, é disso que estou falando para você!... Tudo fica leve!... E isso não é condicionamento não, pois não vem do cabeção, vem daqui... Vem do centro! Quando vem do cabeção, é o condicionamento e o resultado é vazio... Isso aqui não! Vem daqui do coração e a sensação é indescritível! Você sabe do que estou falando! Sinto-me rezando a missa para o vigário!... É uma quentura no peito, uma quentura que deixa leve, que faz chorar, que faz arrepiar, que traz uma alegria sem motivo!... Isso não vem da mente, vem das vísceras, vem daqui debaixo e sobe!... E é só paz, liberdade, comunhão, unidade! Essa energia não vem da mente, vem do sentir, vem do intuitivo...
- Mas até onde essa coisa que você chama de intuitivo, não tem a sua vontade como fundo? Isso que você está chamando de intuição, não pode na realidade ser a ação do seu ego? Será que isso que você chama de intuição não pode ser apenas o exercício da própria vontade?
- Cara isso já ficou para traz... Quando você se encontra aqui, não tem como se enganar... Não há conflito! Não é da mente... Todo universo se serve dessa força... E essa força não tem nada que ver com idealização! Isso nunca aconteceu com você?
- Já!... Enquanto você estava falando isso me ocorreu que houve um tempo em minha existência em que eu me sentia muito mais em conexão. No entanto, hoje, me questiono se aquilo era realmente um estado de conexão, ou se na realidade não passava tudo do resultado do condicionamento que eu vivenciava. Aquilo até que me trazia um bem-estar... Hoje, já não sinto esse estado de conexão que eu sentia e que tinha muito com os conceitos de espiritualidade que eu vivia naquela época. Mas, percebo que hoje, me sinto muito mais criativo, muito mais senhor de mim, muito mais conectado a mim mesmo, ao que se passa comigo, muito mais consciente... Conectado com aquilo que quero, com aquilo que não quero, muito mais ciente das minhas atitudes. Estou muito mais ligado à vida de relação do que naquela época; ouso até dizer que aquilo que eu chamava de conexão, não passava de uma espécie de “escapismo”. Ficar naquela espécie de delírio interno e desconectado dos acontecimentos do cotidiano... Fico me questionando até onde esse sentido de conexão que eu vivia era ou não verdade! Lembro-me que quando isso começou a sumir, a desaparecer, eu comecei até ficar meio apavorado por não ter aquela coisa gostosa que por vezes me deliciava. Realmente, hoje não há aquele sentimento gostoso, mas também não tem aquela oscilação entre deleite e depressão, deleite e ansiedade!... Então, se formos analisar, fiquei livre tanto da depressão como daqueles deleites momentâneos. Hoje eu não tenho nada disso, mas me sinto muito mais ligado à vida, às relações e aos acontecimentos do que naquela época. Sinto-me muito mais sensitivo, muito mais perceptivo das coisas internas e externas, quando que naquele período era como se eu quisesse me isolar por completa da vida de relação e ficar somente no deleite egocentrado, onde não havia espaço para uma vida de real intimidade com outro ser humano. Não havia uma real partilha com outro ser humano. Não havia o “rappa do cotidiano!” Sinto que hoje estou muito mais ligado ao que acontece no cotidiano do que em qualquer período da minha existência. Isso não significa que estou me identificando com o comportamental desse cotidiano. Estou vivendo esse cotidiano, mas sem me identificar com ele. E me sinto uma pessoa muito mais centrada. Não há hoje esse sentimento de total conexão como já o vivi um dia. Costumo até brincar que aquilo foi uma espécie de amostra grátis. Não há aquele sentimento de estar tomado, envolvido pela conexão... De ser um só com ela... Absorvido... Não há isso hoje! O que há é uma sensação de falta dessa conexão harmônica. No momento dessa conexão é tudo harmonia! Não há defeito em nada, há só perfeição! É algo impressionante! Não há imperfeição, não há dualidade!... Hoje há uma espécie de saudade, a qual não sei se é correto ou não sentir! Mas ela está aí, é um fato! Apesar de me sentir muito mais consciente do que está acontecendo aqui e agora comigo, todos os meus sentimentos, emoções, pensamentos, reações, desejos... Sinto essa falta de conexão! Para exemplificar: é como ter a consciência de que se enxerga com muito mais precisão, mas ainda, fragmentariamente! Vejo muito mais que antes, mas ainda sinto que vejo limitadamente. Sei que há um modo de ver com totalidade, holisticamente. Esse é o sentimento que tenho. Talvez, seja esse sentimento que faz com que você tenha um pouco mais de bondade.
- De harmonia você está falando?
- Esse sentimento de já ter vivido um estado holístico de ser, de bondade, de compreensão... Não digo que hoje eu seja um cara bom... Digo que talvez eu seja um cara mais ético! Não sei bem se é isso o que você quer dizer por bondade... Percebo que naquele momento de conexão não havia o pensamento, a preocupação de ser ético ou bondoso; a coisa flui por si, naturalmente. Totalmente destituído da ação do pensamento... Aí entrou o pensamento dizendo: “Você está sendo bobo... está bancando o palhaço... não está tendo malícia e por isso os outros vão se aproveitar de você”... Então, ouve a identificação com essa forma de pensar e tudo acabou sumindo...
- O medo faz sumir a integração, a unidade!
- Esse estado de ser é maravilhoso e não tem como ser descrito. A única coisa que eu posso lhe dizer é que eu nunca vivenciei um estado em que a percepção fosse tão grande, tão apurada, onde a conexão, a paz, o entendimento fosse tão grande... O pior é que se você vai falar sobre isso com outras pessoas, logo será rotulado. Vão dizer que você estava “viajando”, tendo um surto psicótico, esquizofrenia... Só que eu sei que nada disso que rotularam é real. Nunca houve tanta clareza, tanta liberdade, tanta sensibilidade, mental e sensorial... Você sente tudo com uma intensidade incomunicável... O aroma, o paladar, a visão... Parece que você é capaz de enxergar a essência do movimento das coisas... Parece que você... Difícil! Não tem como passar pela palavra. É como eles dizem por aí: é coisa de maluco!... É a sensação de que o externo e o interno não existem... é tudo um só! Você, a flor e o limão são a mesma coisa!... Como traduzir isso para o outro?
- Não tem como!
- Principalmente para a classe médica! Como eles não entendem, sacam logo de um livrinho repleto de códigos e procuram um modo de rotular você: PMD, Esquizofrênico, catatônico, Bi-polar, maníaco depressivo e por aí vai!... E não fica por ai: vão logo te enchendo de boletas para você sair desse estado de consciência. Querem manter você na faixa da normalidade! Você não pode ficar aí em cima! Desce! Toma um Trofanil e um carimbo na sua ficha! Volte a ser normal! Eles não querem aceitar a possibilidade da expansão de consciência! Não querem aceitar a possibilidade de um estado de ser onde não existe o tempo!... Só existe o tempo quando você sai desse estado e diz “aquilo durou tanto tempo”... Os médicos nunca irão dizer que o que você teve foi um “ápice de saúde mental”... Que você experimentou algo como a “excelência humana”! Que você experimentou um estado excelente de ser... Não, isso não! Rotula logo esse Zé Mané!
- JR, eles vão querer equacioná-lo! O homem adora equacionar as coisas que não consegue explicar! Mas é como se fosse um ser dentro do ser!...
- Como eles não sabem o que é sentir o gosto com toda intensidade, o olhar com toda intensidade, o cérebro com toda intensidade, te mandam logo uma caixa de Aldol, Trofanil, 0Frontal, Diezepan e outros “pans” mais! Eles não sabem o que é sentir todos os poros do corpo com toda a sua intensidade. Por isso te chamam de anormal!... Desce daí garoto! Você precisa funcionar na sociedade, você precisa correr atrás de dinheiro, você precisa produzir dinheiro! Desce daí!... Fica como todo mundo, pensa como todo mundo, sente como todo mundo... Em outras palavras: não ame!... Você precisa ser um bom funcionário do sistema! Você tem que ser um homem de negócios! Você tem que ser um ótimo corretor de seguros para pessoas inseguras! Vamos lá! Desce daí! Você está muito aéreo e um cara muito aéreo é perigoso para o sistema, pois está vendo tudo de cima... Desce!
- Pois é!
- Que energia é essa? Se for loucura, então, Santa Loucura! Faça-me louco novamente, faça-me louco totalmente! Bendita seja esta loucura, pois eu a quero com toda a intensidade do meu ser! Eu troco tudo! Dou tudo! Vai... Leva... Mas deixa-me louco!... Quer levar a roupa do corpo? Leva! Mas deixe-me aqui com minha loucura! Fique com a sua pseudo-saúde, mas deixe-me louco! Deixe-me nesse estado em que se vê toda a falsidade, toda superficialidade de tudo!... Deixe-me nu!
- O problema JR é que todo mundo que está em volta de você e que está acostumado com aquele cara matreiro, esperto, sacana, egoísta, prepotente, arrogante, interesseiro, não quer saber de um cara ressuscitado... Por que isso faz com que eles se sintam nus e eles não sabem viver nessa nudez, nesse estado de inocência! Eles querem você lá do modo antigo, onde você possa ser controlado, manipulado, naquele estado onde você não coloca em xeque a zona de conforto deles... Eles não querem você na saúde e começam a te manipular pelo medo: você está ficando louco, está hiperativo... Você não está gozando das suas faculdades mentais... O que está acontecendo? Quem fez essa lavagem cerebral em você? Você precisa parar com isso! Vamos ao médico!...
- Pois é! Aí você chega à sala daquele médico extremamente obeso, olha na mesa dele e vê a chave do seu carro importado em cima dos dois maços de cigarro... Aí ele levanta aquele par de olhos estalados de tanta droga e diz: Tome este Frontal! Se não melhorar tome duas bolinhas! Volte daqui dois meses!... Próximo! E de bolinha em bolinha, o “bolinha diplomado”, devidamente credenciado, vai fechando a sua mente!
- Hoje eu percebo que eu não tenho, que eu não vivo aquilo que um dia eu já vivi! Para mim, aquilo foi uma pequena amostra grátis do que é o estado de excelência humana. Um estado onde você realmente é um ser humano... Porque isso que eles chamam de ser humano não tem nada de humano! O que eles classificam como um ser humano, não tem nada de humanidade! O que existe é egotismo... Deveria ser chamado de “ser egóico” e não de “ser humano”. Nos tempos de hoje, arrisco dizer que se leva muito tempo para se tornar humano!... Aí eu te pergunto: uma vez provado dessa excelência como se contentar com um fragmento? Como? Você experimentou, teve a sapiência, como continuar vivendo no estado comum que se contenta com a crença? Você tem a sapiência de um estado de ser holístico... Como se contentar com o fragmento? Como viver nesta rotina, neste tédio quando se sabe por experiência própria de um estado de ser que é pleno, belo e com sentido? Que é repleto de gozo em si mesmo? Como? Como se conformar com essa vivência fragmentada, compulsiva?
- É cara! Isso é só para quem experimentou!
- Como aceitar essa história de rótulos e da falta de Lítio e ter que me sujeitar para o resto da vida a tomar boletas só por que um médico qualquer não sabe responder algo que não está no currículo acadêmico?...
- Pois é meu caro! Ninguém vai compreender isso! Quem ouvir o que estamos conversando vai dizer que somos dois malucos, dois xaropes, dos viajantes da maionese...
- Deixe que falem! Eu sei do que estou falando!... Quem já esticou o braço para pegar o limão e sentiu que você, o limão, o limoeiro, a terra e o céu são um só, vai nos entender!
- E como explicar isso para as pessoas?
- Não tem como! Seria o mesmo que querer explicar para alguém que nunca teve uma experiência sexual, o que é o sublime momento do gozo! Vai ficar na idéia condicionado pelo próprio fundo psicológico!...
- Realmente não tem como!
- Como falar desse acasalamento entre o espírito e o cosmos? Desse deleite cósmico? Como falar disso?
- Você vai passar por louco!
- Por isso que não se deve jogar as pérolas aos porcos!
- Pois é cara! Hoje nossa conversa deu pano pra manga! Tem muito que se meditar nisso!
- Pois então, não gaste sua energia tentando falar dessa energia para um “desenergizado”, se é que existe essa palavra!
- Se não existir não faz mal! Eles também não rotulam? Um pouquinho só não vai fazer mal! Vou nessa!
- Te cuida e vê se vai para casa pensando em como manter a cabeça nas nuvens com os pés no chão! Se descobri-la, com energia ou sem energia, volte aqui e compartilha comigo!

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!