Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

06 abril 2007

Quem você é sem isso?

Hoje, o dia amanheceu com uma romântica garoa, que por muitos, por ser véspera de feriado prolongado, não foi bem recebida. Devido sua presença, era impossível ver o verde da serra, bem como os enormes apartamentos do bairro vizinho. Juntamente comigo, as únicas que pareciam estar felizes com a, presença da garoa eram as grandes e antigas árvores locais.

Depois de quase um mês sem dar o ar da sua graça, chegou cedo, tão logo a garoa deu uma pequena trégua. Apesar da garoa, veio como sempre, em sua bicicleta e de mochilas nas costas.

- Fala JR! Então, já passou na fila do ovo de páscoa?

- Para com isso! Fala sério!

- Que foi? Vai dizer que você não festeja a páscoa!

- Você está nessa?

- Claro que não! Estou só tirando onda! Você sabe muito bem que sou totalmente avesso a essa mania de dar continuidade para esses cacoetes sociais.

- Você continua o mesmo!

- Que nada! Estamos sempre em mutação!

- Nem todos! Pode ser que estejam fisicamente, mas psicologicamente, duvido muito! Psicologicamente, a grande maioria continua como escravos de seus vícios e suas virtudes, se é que podemos chamá-las de virtudes!

- Você não é mais o JR que você foi ontem. O problema, é que nos colocaram na cabeça que temos que ser a continuação daquilo que fomos ontem. Essa é a visão que estou descartando hoje. Por exemplo,... Coloquei na cabeça que tenho que fazer sexo várias vezes por semana e se eu não o faço, fico maluco por causa disso.

- Isso é um condicionamento... Não é uma coisa que você fica colocando para você todos os dias; isso já está lá!

- Então!... Deixe-me dar um exemplo bobo: Eu coloco na cabeça que tenho que andar de bicicleta todos os dias... Pô meu!... Desse jeito eu não sou nunca original! Se hoje eu sou um cara diferente tenho que ver que eu andei de bicicleta ontem e tenho que me perguntar se quero ou não andar de bicicleta hoje. Não tenho que andar de bicicleta hoje só por que andei ontem. Isso é loucura! Estamos sempre mudando!... Vê só: outro dia assisti um filme que eu já havia assistido antes e aí percebi que era como se eu não tivesse assistido aquele filme... Era o mesmo filme, mas, como se fosse um filme diferente. Você me entende?

- Claro! Creio que todos de um modo ou de outro já vivenciamos essa experiência!

- Não é que estou vendo diferente... É que eu já sou diferente, sou outra pessoa e não aquela que assistiu aquele filme.

- Será que você é outra pessoa ou será que agora, ao ver esse filme, você estava realmente presente e não distante por causa da ação do seu pensamento?

- Não, não meu amigo! Pode notar que você muda! A gente está em constante mutação e, portanto, nossa visão dos fatos e acontecimentos também mudam. Faça uma análise fria de você mesmo! Se o fizer, notará que você está mudando constantemente... Sempre!... Agora a tarde você já será outra pessoa... Não existirá mais essa pessoa que está conversando comigo neste instante!... Não existirá também o Celso... Eu não sou esse nome e nem você é esse nome tirado da língua portuguesa... Somos muito mais do que esse nome, do que esse símbolo! Eu não sou esta matéria; ela é apenas um ponto no Universo... Está tudo mudando, eu, você e o Universo! Tem dia que eu não quero saber de sexo, em outros, nada me sacia... É uma constante mutação!

- Você deve ser bem compulsivo mesmo!

- Estou falando sério! Tem dias que é foda!

- Nesses dias você deve acordar muito insatisfeito para querer apenas pensar em sexo!

- Nem me fale! Tem dias que começo a teclar no MSN com alguma mulher e já fico louco!...

- Ah é? Quer dizer que você tem esse padrãozinho de sexo virtual? Sabia que ele é considerado o “crack” da dependência sexual?

- De vez em quando eu apelo para isso, mas só de vez em quando!

- Mas você não acha isso um tanto vazio?

- Falar a verdade? É! É vazio, falso... Mas tem dia que tenho que apelar para alguma forma de ilusão! Preciso um pouco!

- Por que você acha que é preciso apelar para uma forma de ilusão?

- Eu acho que eu ainda preciso de um pouco de ilusão... Nem que seja uma pequena dose!

- Por que você precisa de ilusão?

- Porque eu preciso um pouco!

- Isso me parece ser uma resposta muito infantil!

- Não, não! Preciso porque eu ainda não me sinto preparado para lidar com a realidade de forma limpa. Não me sinto maduro o suficiente para enxergar a verdade do jeito que ela é. Estou sendo sincero com você! Uma vez ou outra eu preciso, pois eu não agüento ainda! Talvez... É igual a uma árvore... O fruto está ali, quando ele estiver maduro ele cai por si só! Por enquanto ainda não me sinto forte o suficiente.

- Entendo!

- Tem mais uma coisa: esse é o meu tempo!... Ah, o cara já superou! Tudo bem! O cara é o cara, eu sou eu; cada um tem o seu tempo!

- Isso ai não seria uma espécie de fuga, uma criação de um tempo psicológico?

- Pode até ser, mas só que eu ainda... Eu ainda preciso dar umas erradas por mim mesmo!

- Entendi! Você está como o tal do “Santo” Agostinho: “Senhor, tornai-me puro e casto, mas não hoje!... Dê-me mais um tempinho, pois está tão gostoso!”

- Para mim tem que ser mais ou menos assim!

- Vejo que essas mudanças mais drásticas, para muitos, só acontecem mesmo quando a água bate na bunda! Enquanto elas não se deparam cara a cara com o seu “Tsunami” pessoal não tomam nenhuma atitude séria... Elas enxergam as ondas se aproximando, mas ficam ali para ver... O pior é que para muitas delas, não há tempo nem um galho firme para se proteger... Vai tudo por água a baixo!

- O que você quer que eu faça? Faça como os chamados “santos” do cristianismo? Sublime? Quer que eu coloque tudo isso, toda essa carga hormonal embaixo do tapete?

- Você deve saber muito melhor do que eu que sublimar não resolve nada!

- Tem é que resolver!

- E como você pensa em resolver isso?

- No meu caso, acho que é tendo a experiência...

- Você quer dizer, abraçando o diabo?

- Sim!

- Será que é preciso quebrar a cara! Levar uma chifrada do rabudo? Será que não dá para a gente observar tão somente?

- Comigo esse papo de observação não funciona!... Eu prefiro ir mais fundo na experiência!

- Você então é que nem São Tomé?

- Isso! Tenho que ver para poder crer!

- Você quer pagar para ver, não é mesmo!

- Isso mesmo! Pagar para ver! Não quero ficar com a experiência do outro! A experiência do outro é do outro!

- Você é daqueles que quer ver o “chifre do unicórnio”...

- Isso mesmo!

- Talvez você esteja certo. Talvez seja preferível isso do que sair como muitos fazendo propaganda, se apropriando de algo que não foi vivido por si mesmo, o que não passa de hipocrisia!

- É exatamente isso que eu penso!... Acho que é preciso viver a situação por completo, holisticamente, caso contrário, ela não fica dentro de você! Não tem como! Não tem propriedade! Sem isso, você não passa de mais um fariseu! É a mesma coisa que me contentar em conhecer o Egito por fotos...

- Compreendo! Já não é a primeira vez que você demonstra essa sua vontade de conhecer o Egito, as pirâmides! O que você acha que pode encontrar dentro das pirâmides que também não estejam dentro da pirâmide que é o seu cabeção?

- Não sei!

- O que você acha que pode achar por lá?

- Não sei!... Quem sabe possa ser mais uma das várias muletas ditas “espirituais”! Sei lá! Não faço idéia do que eu possa encontrar por lá, mas que eu tenho vontade de ir, eu tenho! Estou sendo sincero com você! Não sou do tipo de fazer tipo!

- Tem vontade por quê?

- Não sei!

- Como não sabe? Criança é que não tem consciência das suas vontades!...

- Não sei; só sei que tenho essa vontade! Tem coisa que não tem explicação... Parece ser inerente do ser humano!... Quando falaram a primeira vez a respeito do Krishnamurti para você... Você não ficou com vontade de conhecê-lo?

- Ao contrário! Joguei o livro na parede! Na época, estava muito condicionado aos estudos do cristianismo metafísico, vendo os personagens bíblicos não como personagens históricos, mas sim, como arquétipos de consciência... A primeira imagem que fiz do Krishnamurti foi a de um ateu prepotente! Só depois de quase quatro anos é que me identifiquei com a sua linha de raciocínio. Hoje, o pensamento dele desce redondo!

- Eu já sou do tipo que acredita mais num mundo sem Deus, do que num mundo com Deus! Dá uma olhadinha o que já foi feito no mundo em nome de Deus!... Veja quanto sangue já foi derramando no passado em nome de Deus, e atualmente em nome da chamada “Guerra Santa”.

- Você se refere ao Deus da criação do homem? Sim, por que foi o homem que fez Deus a sua própria imagem e semelhança... Criou um Deus conforme o próprio interesse e condicionamento!... Um Deus castrador, punitivo, vingativo, masculino, uma espécie de despachante de problemas... Não pode ser de modo algum feminino!... Não pode ser Deusa, tem que ser Deus!... Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, nunca em nome da Mãe, da Filha e do Espírito Santo!...

- Outro dia eu estava assistindo um filme e o ator principal, num determinado momento, deitado ao lado da sua amada, olha para as estrelas e faz a seguinte pergunta: “Será que existe vida inteligente lá no céu?... Por que aqui na Terra não existe não!”... Quando vi isso cai num riso só!

- Esse cara devia ser um medíocre, uma vez que ele mesmo assina seu próprio atestado de burrice colocando-se como um ser não inteligente, como os demais!

- É, ele estava conformado com isso, só que eu não estou!

- Eu percebo que a cada dia que passa, consigo ter uma visão mais clara dos meus condicionamentos que impedem a manifestação dessa inteligência que não é minha e que está aí em tudo que é manifesto. Quanto menos condicionamento, mais inteligência com uma manifestação criativa. O que deturpa tudo é o pensamento com seus condicionamentos...

- Como assim?
- Por exemplo: vem a inteligência e se manifesta no homem na forma da criação do avião... Vem um homem com um pensamento condicionado em busca de poder e usa o avião como arma de guerra! Percebe?

- Sim, agora compreendi!
- O pensamento sem a ação da inteligência é que cria todo esse caos que vemos por todos os lados!

- E eu acho que não vai mudar!

- Bem, se usarmos a sua lógica, de que tem que haver tempo para tudo, então, tem que ter o tempo do mundo!... Meu medo é de não ter tempo para esse tempo do mundo!... Por que você acha que é preciso ter esse tempo?

- Por que isso é da humanidade!

- Bem, de “humanidade”, acho que a sociedade não tem nada!

- Que sócio? Sim, porque sociedade vem de sócio... Somo sócios em que?

- Acho que talvez seja em aceitar esse script social pré-determinado!
- Pois é!... Hoje pela manhã, minha mãe me deu uma conta de telefone... E fiquei pensando onde é que eu ia encontrar um trouxa para poder arrancar dele, através do poder de vendas, oito notinhas para poder pagar essa conta?.... Pagar, pagar e pagar... Levanto-me todos os dias com uma estranha e incomoda sensação de que me levanto para me contrariar o dia inteiro! Isso me deixa num verdadeiro bode! É foda! Ter que fazer caras e bocas para conseguir uns pedacinhos de papel para pagar um outro pedacinho de papel!... Vai se foder, meu! Que puta loucura fizemos com a gente mesmo! Isso me deixa revoltado! Cara, detesto esse teatro... Ter que mentir, enganar, convencer que aquela necessidade desnecessária é necessária! Você me entende?

- E como! Vivo isso todos os dias... Incensos, velas, caldeirões para simpatia, cristais para repelir energias negativas, óleos de proteção, livros que prometem cura através da urina e por ai vai... Já conversamos sobre isso antes! O problema é que vamos ampliando cada vez mais a consciência e aí fica difícil de viver conforme esse sujo e imoral script social. Aí eu te pergunto: como viver com ética no meio de um mundo sem ética? Como viver corretamente?

- Que trouxa que eu vou ter que enganar para conseguir arrancar as oito notinhas para pagar a conta?

- Mas, você já pensou por que ainda temos que enganar as pessoas?

- Nós não enganamos ninguém... Elas que são enganáveis!
- Não, não! Enganamos por que ainda não encontramos a nossa real vocação!... O que temos hoje é apenas uma fonte de renda para pagar o nosso custo de vida! Por isso que se faz preciso caras e bocas! Temos que sustentar como verdade coisas que já sabemos serem falsas e totalmente desnecessárias...

- Não agüento mais esse lero-lero! É esse tipo de papo o tempo todo... Antes de vir para cá, fiquei puto da vida com uma vendedora de telemarketing...
- Aí você tocou num ponto que não suporto... Os caras te invadem em sua própria residência sem ter solicitado tal ligação... E o pior é que eles fazem de um modo que fica difícil você desligar numa boa. Quase sempre tem que desligar na forçada! É um saco!

- Eles são treinados para isso!

- O pior é que se eu bato o telefone no gancho, depois me sinto mal com isso!

- Também sou assim! Fico pensando que do outro lado tem alguém que também é forçado a vender necessidades desnecessárias em que ele não acredita só para garantir seu custo de vida! Somos todos atores nesta imensa Babilônia!

- Pois é! Se não bastasse isso, tem também a caixa de e-mails... Todo dia é mais de cinqüenta e-mails de propagandas malucas do tipo: como aumentar seu penis em quatro centímetros, como fazer as mulheres terem vários orgasmos, preços de Viagra, agências de emprego, com aumentar suas vendas, como liderar pessoas, sem falar nos malditos PowerPoint de Jesus... Até separar o que é de seu interesse e as demais propagandas abusivas, lá se foi um bom tempo e energia. Você pensa dez vezes para se certificar que o conteúdo do e-mail que você quer mandar tem realmente conteúdo, enquanto outros, tudo que acham bonitinho dispararam para sua caixa postal.

- Pois é cara! O pior é que tem gente que curte tudo isso e por curtir, nunca chegam nesse estado de insatisfação em que nos encontramos... Ontem mesmo foi um daqueles dias em que eu queria mandar todo mundo para puta-que-o-paril!... Trabalho numa firma onde todos possuem nível superior e sabe qual foi o assunto do dia todo?

- Faço idéia Celsão! Mas, diga lá!

- A porra do hum milhão do Alemão do BBB... Cara, isso é muito para minha cabeça... Todo mundo se anestesia de si mesmo com esse tipo de assunto ou então sobre futebol, a saída do técnico ou a novela das oito. Agora acabou o BBB, mas já já, eles vem com outro programa fazendo o maior estardalhaço para não dar tempo de bater a insatisfação. Já saquei tudo!

- Não é a toa que o mercado de diversão, o mercado de droga de aluguel, é um dos que mais cresce a cada ano! A mídia não dá um tempo...

- Está tudo vazio? Consuma! Não interessa se para consumir você tenha que se consumir um pouquinho mais! O lance é consumir para não ser consumido pela insatisfação.

- Isso mesmo! O pior é ficar no meio das pessoas sem ter ouvintes para trocar esse tipo de visão!

- Na realidade, eles não querem nem saber de ouvir sobre essas coisas... Dizem até que você precisa levar a vida a menos ferro e fogo! Alegam que levamos a vida muito a sério (como se isso fosse errado).

- Não me lembro qual foi o escritor que disse que “a solidão é o preço a ser pago pelos homens que pensam”... O pensar aí se refere à observação dos acontecimentos e não ao pensamento condicionado do social, esse pensamento característico da boiada! Refere-se aos homens que estão vendo os verdadeiros absurdos que estão acontecendo, pessoas de mente aberta e que vêem as coisas caminhando cada vez mais para o caos... Esse tipo de homem fica sozinho mesmo! Sofre de uma profunda, mas fecunda, solidão mental. Ele até tenta ser um solidário emocional, mas ninguém escuta! Ninguém quer escutar o que ele tem para falar! E o pior é que quase sempre acaba sendo rotulado de alguma forma!

- Se é! O outro não acessa o pensamento!

- Sem dúvida! Outro dia eu e minha esposa fomos jantar com uma amiga nossa. Enquanto jantávamos fui falando sobre a influência dos condicionamentos em minha vida. Falei devagar e até que superficialmente. Quando acabei de falar, ela – pelo menos foi honesta comigo – disse-me que não conseguia acessar aquilo que eu havia dito.

- Menos mal JR! Conheço pessoas que estão boiando em tudo, mas que fazem cara de conteúdo!

- Celsão, não falei nada de mais; só compartilhei minha experiência de ver como realmente é o pensamento condicionado que cria toda forma de dualidade e de conflito nas relações: medo, intriga e ansiedade. Era como se eu estivesse falando a língua dos ET’s. A coisa é tão simples que para eles chega a ser complicado.

- Acho que é por que eles estão condicionados a seguir dogmas, sistemas, regras, filosofias, teorias e prática organizadas.

- Pode ser! A maioria nem tem consciência de que possuem pensamentos... Só se identificam com os sentimentos, não conseguem chegar à natureza exata de seus conflitos.

- Não adianta, não vão enxergar mesmo: estão ligados no automático!

- Pois é: eles não pensam, são pensados! São levados pela corrente do pensamento com suas reações isentas de inteligência!

- Eles têm consciência disso JR... Você não vê que eles até falam que “se você pensar você não se casa”? – realmente, se você observar no que se transformou os casamentos a sua volta e pensar um pouquinho que seja, acaba não casando. Escuto isso desde a mais tenra idade! Somos condicionados a não pensar por nós mesmos! Somos condicionados a seguir o coletivo; ser boi de boiada! Percebo também que desde pequeno, somos incentivados a nunca dar valor a nós mesmos; o valor está sempre no outro ou naquilo que um dia você vai ser. O que você é não interessa. O que interessa é o que foi estipulado como padrão, como normal. Sempre, por causa das feridas da comparação, somos incentivados a nos amoldar, a nos conformar! Isso é foda JR! Os caras comparam tudo: “por que você não é igual ao seu priminho ou ao filho do vizinho? Ele sim não dá trabalho!” Cara como eu tinha ódio disso!

- Isso começa com aquela frase quando você mal largou o andador: filhinho? O que você vai ser quando crescer?... Professor!... Professor não meu filho; isso não dá dinheiro!

- Pode crer JR! É assim mesmo!

- Em outras palavras: seja qualquer coisa, menos você... E de preferência, algo que dê bastante dinheiro! Por que você... Você é um lixo! Isso é tão real que se você for ao campinho de futebol, verá que todos os garotos querem ser o Ronaldinho, menos eles mesmos!... Chegam até a fazer aquele corte infantilizado para se parecerem com o cara! Tudo começa lá na família...

- JR, nós somos verdadeiramente bombardeados o tempo todo! Eu noto no olhar, que você nunca pode ser você... Por exemplo: ai fora, se você ligar para alguém e falar tudo o que você pensa... Fodeu!. Se aí fora você diz realmente o que você pensa, vê e sente você acaba sozinho, excomungado e jogado na fogueira do ostracismo. Não tenha dúvida que se você quiser autentico original, vai ter um grande preço a ser pago... Os caras que pensaram acabaram na cruz, na fogueira, na forca, no paredão... Hoje não tem mais cruz nem fogueira, mas tem o ostracismo, o perpetuo silencio e outras formas de geladeira. Tem também a geladeira do isolamento pela falta de coragem do outro olhar no fundo dos seus olhos...

- Pois é Celsão... Quem mandou você começar a pensar, ou melhor, a desenvolver esse observador do pensamento?... Esse observador que observa a dor... Quanto mais ele observa, mais perto ele fica da dor original que é esse tédio e essa perene insatisfação da qual todos fogem tal qual o diabo foge da cruz... Esse observador começa a observar a falsidade de todas essas coisas que prometem por prazer imediato, que prometem remediar essa dor que insiste e persiste em nos visitar... Quando você vê a falsidade disso e não faz uso de nenhuma droga de aluguel, a dor tende mesmo a aumentar... O vazio aumenta por falta de anestésico... E o pior, é que as pessoas não percebem que não adianta fugir desse vazio... Por mais que corram, a morte que é o vazio de tudo está lá à nossa espera! São justamente esses, que por não saberem viver com seus vazios durante toda existência, ao seu término, se agarram aos lençóis emprestados de um leito de um hospital qualquer.

- E são exatamente esses que durante toda a existência nunca quiseram saber de assistir nada com mais conteúdo... É só você olhar para a TV de domingo... Quantos programas de mesa redonda sobre qualidade de vida ou filosofia você encontra?

- Que eu saiba, somente o “Café Filosófico”.

- Muito bem, e quantos programas de mesa redonda sobre futebol você encontra?
- Nem me fale!

- Cara, para mim isso é um puta desperdício de tempo, energia e inteligência... Discutir o resultado de vinte e duas “marionetes do sistema” correndo atrás de uma redonda colorida, perseguidos por três pingüins de apito e bandeiras nas mãos, aos gritos de outras duas marionetes altamente descartáveis com cara de conteúdo e rugidos de leão em seus terninhos de meia estação!...

- Celsão, isso me faz pensar o que faz com que um ser humano que veio aqui neste planeta, com certeza com um propósito único e especial de melhorar de alguma forma a qualidade de vida de seus habitantes, dedicar toda sua existência para discutir futebol, ou somente correr atrás de poder, prestigio, de propriedade, de conseguir o milésimo gol... E no que o milésimo gol de fulano ou de ciclano pode alterar na qualidade de vida da raça humana? Será que eu vim aqui neste planeta para dedicar minha vida para conseguir chegar no milésimo gol? Só isso?... Você não acha que isso é um tanto medíocre?

- JR, eu já fico me perguntando se essas pessoas alguma vez em suas vidas fizeram a si mesmas perguntas do tipo: e aí? Quem sou eu sem o milésimo gol, sem minha conta bancária, sem meu estrelato, sem meus casamentos em castelos, sem minhas mulheres, sem meus amigos influentes e meus advogados? Será que eu sou tudo isso? Ou melhor, será que eu sou apenas isso? Será que meus advogados conseguirão me libertar da pena que me foi imposta bem no dia do meu nascimento: a morte? Será que todo o meu dinheiro poderá me livrar desse desfecho? E aí? O que eu faço com o meu milésimo gol no momento do apito final para fechar os meus olhos? Espero pela prorrogação? Será que ela existe? O que é que eu faço por ter feito disso tudo um grande e vazio nada?

- Celsão, essas são realmente grandes perguntas a serem respondidas antes de passarmos pelos portões onde antes se via escrito: “Nós que aqui estamos por vós esperamos!”... A Vida vai me perguntar: “Que foi você?”... E eu responderei com petulância: “Você não viu? Aqui não tem TV a cabo? Fui fulano de tal e consegui a marca dos mil gols”... E daí?...

- O pior JR é que a grande maioria ou está correndo atrás disso, ou então, se conforma a ser mais um expectador e comentador de tudo isso!

- Pois é! O lance é bem complicado!... O pior é que eu e você não temos ainda resposta para todas essas questões... Já temos as perguntas, menos mal! Mas quem quer saber delas? Eles olham para nós, para o tipo de vida que levamos e eles saem em disparada! E tem alguns, mais atrevidos que até te desafiam: de que adianta eu correr atrás de tudo isso para ficar como você está? E aí? O que você diz para ele?

- Não falo nada; só os convido para sentarmos para pensarmos juntos!
- Você concorda comigo que não é melzinho na chupeta levar essa vida que estamos levando; uma vida consciente no meio do planeta da inconsciência... Por vezes é bem difícil! Até o cara que eles chamam de Filho de Deus pediu arrego para que fosse afastado dele o seu próprio cálice... Dizem que o mito até suou lágrimas de sangue... Se com o tal Filho de Deus a coisa foi desse modo, que será de dois “hereges pecadores” como eu e você? Tem um ex-cunhado meu que vive me dizendo que não vê a hora de ser abduzido deste planeta; vive em busca da nave mãe!

- “Graças a Deus”, essa fase minha já passou... Olha aí o condicionamento de novo! Ainda sou refém desse cacoete de linguagem!

- Não esquenta não: esse... Deus perdoa!

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!