Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

04 abril 2007

Você tem medo de que?

Eram 11h50min quando o telefone tocou; eu estava parado diante da vitrine da loja observando a algazarra de um bando de maritacas no enorme abacateiro.

- Cuidar do Ser, bom dia!
- JR!!
- Olá minha amiga! Como vai a sua vida? Com saúde, plenitude e bons momentos?

- Nem tanto quanto você!

- Como é? Melhorou da tosse?

- Que nada! Acabei de voltar do médico...

- E o que ele lhe disse?

- Nada! Apenas passou-me uma enorme bateria de exames.

- Então ele me parece ser um homem sério! Bom sinal!

- Também achei!

- Você está se alimentando melhor? Te achei muito magrinha quando nos vimos pela última vez na festa do meu aniversário.

- Que nada! Para piorar, o médico me cortou um monte de coisas na minha alimentação... Passou-me uma dieta super rígida!

- Rigidez... Logo para você que é totalmente alérgica a qualquer tipo de rigidez...

- Pois é! – fez uma longa pausa para poder tossir -... Desculpe-me!

- Há quanto tempo você já se encontra com essa tosse?

- Já vão para cinco longos meses!...

- É de causar preocupação!

- Sem dúvida! Mas, o que mais me preocupa não é a tosse!

- E o que pode ser mais preocupante na autora dos acontecimentos?

- Estou com um sério problema intestinal!

- Prisão de ventre?

- Antes fosse! Que nada!... Intestino solto direto!

- Sério? Quer dizer que você está se borrando toda?
- Isso mesmo! Aí, que vergonha!
- Vergonha de que?... Posso lhe fazer uma pergunta?
- Claro! Desde quando precisa perguntar?
- Você não é terapeuta corporal?
- Sim!
- Então me diga o que é que você está fazendo para esquecer-se de fazer a leitura corporal de si mesma?... O que é mesmo que significa problemas de tosse crônica e pigarro? O que significa intestino solto?
- Intestino solto é medo!
- Você está com medo de que, minha amiga?
- Acho que deve ser o lance da casa! Estamos com os impostos bastante atrasados, sem falar nas prestações do seguro do carro! Já recebemos duas cartas da prefeitura nos intimando para comparecermos para fazer uma negociação. Sinto-me muito sobrecarregada!
- E a tosse e o pigarro? O que significam?
- Segundo a linguagem do corpo, trata-se da dificuldade, da recusa de engolir fatos de situações em que estamos envolvidos... Dificuldades de ser assertivos em nossos relacionamentos!
- E por um acaso você se encontra passando por isso?
- Até parece que você não sabe! Há cinco meses que venho vivenciando uma situação aqui em casa muito a contragosto! Tenho conversado muito sobre isso com sua mãe e sua esposa!
- E qual é a sua dificuldade de se manifestar?
- Medo!
- Medo de que?
- Medo de repetir o passado... Medo de repetir o mesmo que fiz com minha filha!... Tenho medo de perder o amor de meu filho; tenho medo que ele se afaste! Não sei se suportaria!
- No entanto, prefere ficar com tudo isso entalado em sua garganta?
- Pois é!
- Você acha certo fazer isso com você?
- Fazer isso o que?
- Se anular em nome de uma aceitação condicionada? Onde pode existir amor nisso tudo?
- Mas você não compreende?... Trata-se do meu filho!
- Por acaso ele está preocupado com a qualidade dos seus sentimentos? Será que El está preocupado com o seu bem-estar ou somente com o próprio umbigo? Até quando você vão se conformar com migalhas? Quem sabe essa tosse seja por que você esteja com alguma migalhinha parada na sua garganta!
- É, eu sei! E essa migalhinha tem nome e um lindo par de olhos azuis! Pior é que eu não posso dizer nada porque meu marido apóia essa situação!
- Pois é! Funciona assim mesmo: conformose, normose, virose, esclerose, egoesclerose e outras “oses” mais. Agora até virou moda! Por isso que estranhei a postura do seu médico! Hoje, o mais comum é você chegar na sala do médico, ele abaixar a cabeça com a caneta numa mão e o papel timbrado do hospital no outro, fazer umas duas perguntas sem ao menos olhar nos seus olhos e rapidamente dar como diagnóstico: “virose”. Talvez eles estejam certos, se é que virose represente a patologia de “virar as costas” para os próprios sentimentos!
- O pior é que o médico me mandou suspender a minha viagem para Portugal!
- De novo? Vai dizer o que para a sua filha?
- Acho que não vou conseguir dizer nada! É só pensar nisso que a tosse me ataca!
- Minha amiga! Até quando você vai se permitir isso? Cadê seu amor próprio, sua auto-estima? Não está fazendo uso daquele aparelhinho que eu lhe indiquei há tempos atrás?
- Qual aparelho?
- O “Fodômetro!” Tem várias ocasiões em que a melhor coisa é apertá-lo e... Já sabe não é mesmo?
- Não consigo! Gostaria de ter essa facilidade que você tem para fazer isso!
- Minha amiga, se liga: ame seu vizinho, mas construa sua cerca!

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!