Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

30 maio 2007

Viver ou sobreviver?

Agora à tardinha, encolhido de frio na porta da loja, recebi a visita de uma pessoa que me é muito querida. Ele veio me pedir para que eu fizesse a diagramação de dois quadrinhos com alguns lemas usados nos grupos de A/A – Alcoólicos Anônimos, os quais iria levar a noitinha para colocá-los num albergue. Num determinado momento da nossa conversa, ele me perguntou seriamente a respeito do meu estado de espírito, uma pergunta que foi bem mais além daquele rotineiro "como vai você" do script social básico.

- Você quer realmente saber?

- Lógico!

- Pois bem! Mais nublado e frio do que o dia de hoje! - Lhe respondi depois de uma longa respirada.

- Por quê? O que está lhe pegando!

- Deve ser a crise dos 40... O que está pegando mesmo é o lance vocacional... Sinto que estou me consumindo aos poucos aqui nesta loja... Trabalho com algo que não amo, que não tem nada a ver comigo. Minha relação aqui é somente para angariar os fundos necessários para o meu custo de vida. Acho isso muito pequeno, sem o menor sentido... Não consigo aceitar que eu deva me conformar em trabalhar apenas para custear a existência. Tem que ter alguma coisa com a qual eu me identifique e que possa me prover com os valores necessários para as minhas necessidades do cotidiano.

- E o que você gosta de fazer?

- Essa é a pergunta que não se cala dentro de mim. Hoje sei muito bem tudo aquilo que não desejo fazer, mas, ainda não tenho respostas para essa pergunta. Lógico que se tivesse respostas para a mesma, já teria saído desta situação que me consome dia a dia.

- Mas acho que a maioria das pessoas vive esse conflito. Não creio que as pessoas trabalhem realmente com aquilo que amam. Eu mesmo nunca fiz isso. Sempre tive que correr atrás do prejuízo, você sabe, prestações de casa própria, filhos, supermercado, prestação do carro... Quando se tem essas despesas não dá para se pensar muito. Tem mesmo é que ir empurrando as coisas com a barriga. Acho que todas as pessoas vivem mais ou menos isso! Eu desconheço pessoas que realmente fazem o que amam!

- Então, desculpe-me, sou mesmo um anormal. Não consigo me conformar com esse tipo de pensamento. Esse lance de ter que fazer o mesmo por que a grande maioria não se permite o questionamento não é comigo não! Uma vez feita essa pergunta com propriedade não tem como ignorá-la. Desculpe-me pela franqueza, mas é triste ouvir de você, aos 65 anos, que nunca trabalhou com algo que amasse. Eu não quero chegar à sua idade e me olhar no espelho e ter que dizer isso para mim mesmo. Acho que isso é uma verdadeira morte em vida.

- Sempre achei que a gente tem que ir pulando de emprego em emprego até descobrir algo que se goste. No meu caso, acabei não descobrindo. Algumas pessoas têm mais sorte! Para aquelas que não conseguem, acho que o lance é se conformar em trabalhar com o que aparece.

- Deixe-me ver se entendi bem: você está me dizendo que o lance é se conformar com o que aparece? Você se conformaria em pagar as suas contas com o dinheiro proveniente da venda de bebidas alcoólicas? Teria coragem de vender para outro ser humano, aquilo que você por experiência própria sabe que é um grande veneno? Aceitaria viver daquilo que quase destruiu a você e a sua família?

- Se tivesse que fazer isso para sobreviver, claro que o faria!

- Então, você se conformaria em pela manhã "sobreviver" através da venda do álcool e a noite levar a mensagem de A/A para pessoas que se embebedaram durante o dia através da compra de bebidas nas mãos de alguém que como você se conforma em sobreviver com a bebida?

- Se não encontrasse outro modo de ganhar a vida, o faria!

- Pois é meu pai!... Não sei se podemos chamar isso de "ganhar" a vida! Não consigo ver ganho algum nisso! Seu filho realmente deve ter algum problema. Mas perto do que acabei de ouvir de você, acho que o meu problema é bem pequeno quando comparado com o seu...

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!