Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

21 novembro 2010

Sou uma pessoa de 2ª mão?


Para desenvolver uma visão mais ampla, devemos estar dispostos a esquecer, a matar nossa visão mais estreita. A curto prazo é muito mais fácil não fazer isso - permanecer onde estamos, continuar usando o mesmo mapa microscópico, evitar sofrer a morte das noções que valorizamos. Contudo, o caminho do crescimento espiritual segue a direção oposta. Começamos desconfiando do que já conhecemos, buscando ativamente o que é ameaçador e desconhecido, deliberadamente desafiando a validade do que nos foi ensinado e valorizado. O caminho para a santidade está em questionar tudo.
M. Scott Peck
...

Muitos homens não conseguem encontrar a verdade superior porque insistem em procurá-la onde ela não está. Não olham para dentro, e por isso usam a idéia de outra pessoa sobre a verdade. A outra pessoa pode estar correta, mas como só se conhece a verdade sendo a verdade, a descoberta deve ser feita no interior deles mesmos.
Paul Brunton - A Busca - Ed. Pensamento
...
É sempre difícil manter-me simples e claro. O mundo adora o sucesso, quanto maior, melhor; quanto maior a audiência, maior o orador; os edifícios colossais, os carros, os aviões, e as pessoas. A simplicidade se perdeu. As pessoas de sucesso não são as que estão construindo um mundo novo. Ser um revolucionário real requer uma mudança completa de coração e mente, e tão poucos querem se libertar. A pessoa corta as raízes superficiais; mas para cortar as profundas raízes que alimentam a mediocridade, o sucesso, é preciso algo mais que palavras, métodos, compulsões. Parece que esses revolucionários são poucos, mas eles são os construtores reais - o resto trabalha em vão.
Krishnamurti - Cartas a uma jovem amiga, pela editora Terra sem Caminho
...
Um dos nossos problemas é que poucos de nós desenvolveram uma vida pessoal distinta. Tudo em nós parece de segunda mão, até mesmo nossas emoções. Em muitos casos, dependemos de informações de segunda mão para funcionar. Eu aceito a palavra do médico, de um cientista, de um fazendeiro, dando-lhes crédito. Não gosto de fazer isso, mas tenho de fazer, porque eles possuem conhecimentos vitais sobre a vida que eu ignoro. Posso aceitar informações de segunda mão sobre o estado dos meus rins, os efeitos colaterais do colesterol e a criação de galinhas. Mas quando se trata de questões de significado, finalidade e morte, informações de segunda mão não servem. Não posso sobreviver com uma fé de segunda mão num Deus de segunda mão. Tem de haver uma palavra pessoal, uma confrontação única, se pretendo sair vivo.
Alan Jones - Journey Into Christ - Seabury Press
...
Somos o resultado de uma formidável propaganda religiosa, política, comercial, etc... resultado da propaganda, propaganda do Gita, da Bíblia, do Alcorão ou das teorias de Marx e de Lenine. Eis o que somos, sem nada de original, nada de verdadeiro: entes humanos de "segunda mão". Isso é um fato: é a nossa vida.
Krishnamurti - Viagem por um mar desconhecido
...
O seguir a autoridade gera temor; e o temor gera a mediocridade da mente superficial. Somos criados com base nessa idéia de que o exemplo, o herói, o santo, o guia, o guru, é necessário; e tornamo-nos, assim, seguidores, sem iniciativa própria, discos de gramofone, a repetir o mesmo velho padrão. Quando nos limitamos a seguir, perdemos todo o sentimento de individualidade, a plenitude da compreensão individual, e isso, muito evidentemente, não resolve os nossos problemas...E quando submetidos à tirania do exemplo, nossa mente está apenas a ajustar-se a um padrão. O padrão pode ser amplo ou estreito, mas é sempre padrão, molde, e a mente que segue um padrão é, sem dúvida, muito superficial.
Krishnamurti - Da solidão à Plenitude Humana - ICK
...
É muito estranha esta nossa adoração dos exemplos, modelos, dos ídolos. Não queremos o que é puro, verdadeiro em si mesmo; queremos intérpretes, exemplos, mestres, gurus, para, por seu intermédio, alcançarmos alguma coisa - e tudo isso é puro absurdo, um meio de explorar a outros. Se cada um de nós fosse capaz de pensar claramente desde o começo, ou de reeducar-se para pensar claramente, todos esses exemplos, mestres, gurus, sistemas, se tornariam completamente desnecessários, como realmente são.
Krishnamurti - Da solidão à Plenitude Humana - ICK
...
Atualmente, não sois indivíduos, e sim meras máquinas de imitar, produto de um certo meio cultural, um certo sistema educativo. Sois o corpo coletivo, não sois indivíduo, sendo isto muito óbvio. Todos sois hinduístas ou cristãos, isto ou aquilo, com certos dogmas, crenças, o que significa que sois produto da massa. Por conseguinte, não sois indivíduos. Precisais estar totalmente descontentes, para poderdes descobrir. Mas a sociedade não deseja ver vos descontentes, porque teríeis então vitalidade, começaríeis a inquirir, a investigar, a descobrir e, conseqüentemente, vos tornaríeis perigosos para ela.
Krishnamurti - Da solidão à Plenitude Humana - ICK
...
No momento, somos meros gramofones repetidores, eventualmente trocando gravações quando pressionados mas, em geral, tocando as mesmas melodias para todas as ocasiões. E é esse repetir constante, esse perpetuar da tradição, a origem do problema com todas as suas complexidades. Parecemos incapazes de escapar da conformidade, embora saibamos substituir a atual conformidade por uma outra, ou até mesmo sejamos capazes de tentar mudar o modelo atual. Trata-se de um processo constante de repetição, de imitação... e a repetição, seguramente, não irá solucionar os problemas humanos... por meio do autoconhecimento, é possível livrar-se desse eterno repetir.
Krishnamurti - Sobre Relacionamentos - Ed. Cultrix
...
A massa é uma abstração sempre explorada pelo político, por alguém que tem uma ideologia. Massa, na verdade, é você, eu e um outro. Quando você, eu e um outro estamos hipnotizados por uma palavra, então nos transformamos em massa, que ainda é uma abstração, pois a palavra é uma abstração. A ação da massa é uma ilusão. Essa ação é realmente a idéia sobre a ação daqueles poucos que aceitamos em nossa confusão e desespero. Em função da nossa confusão, do nosso desespero, escolhemos nossos guias, sejam eles políticos ou religiosos, e eles, também, inevitavelmente, em função da nossa escolha, devem estar em confusão e desespero. Eles podem assumir um ar de segurança e de pleno conhecimento, mas, na verdade, como são os guias dos confusos, devem estar igualmente confusos, ou não seriam guias.
Krishnamurti - Sobre Relacionamentos - Ed. Cultrix
...
A palavra "indivíduo" significa "indivisível", não fragmentado. "Individualidade" significa uma totalidade, o todo, e a palavra "todo" significa "são", "puro" (*). Mas, vós não sois um indivíduo, porque não estais são, porque estais dividido, fragmentado interiormente; estais em contradição com vós mesmo, partido, e, por conseguinte, não sois de modo nenhum indivíduo. Assim, em vista dessa fragmentação, como se pode exigir que um fragmento assuma a autoridade sobre os demais fragmentos? (*)isto deve significar que o todo, por não estar fragmentado, partido, é são; é puro, por não ter mistura).
Krishnamurti - Fora da Violência - Ed. Cultrix
...
Já se disse que conhecer a si próprio é a mais alta sabedoria, mas mui poucos dentre nós têm cuidado disso. Falta-nos a necessária paciência, intensidade ou paixão, para descobrirmos o que somos. Nós temos a necessária energia, mas valemo-nos da energia de outros; precisamos que outros nos digam o que somos.
Krishnamurti - Fora da Violência - Ed. Cultrix
...
Uma das coisas mais estranhas é a facilidade com que nos deixamos influenciar. Desde pequenos somos educados como católicos, protestantes, americanos, etc. Somos o resultado de uma propaganda incessantemente repetida, e que continuamos a repetir. Somos entes humanos de "segunda mão". Por conseguinte, guardai-vos de ser influenciados por este orador, já que se trata de vossa vida, e não da vida dele.
Krishnamurti - Fora da Violência - Ed. Cultrix
...
Não citeis ninguém. Viver das idéias de outros é uma das coisas mais terríveis que se podem fazer. Idéias não são a verdade.
Krishnamurti - Fora da Violência - Ed. Cultrix
...
Nossas vidas estão em completa desordem, divididas; vivemos em compartimentos separados; não somos entidades inteiriças, não-fragmentadas. A essência da desordem é a contradição e, havendo em nós contradição, há necessariamente esforço e, por conseguinte, desordem. Vemos a desordem em que se acha a nossa vida, as contradições provocadas por diferentes desejos, propósitos, conclusões, intenções; sendo ambiciosos, ávidos, competidores, dizemos que amamos; sendo egocêntricos, egotistas, estreitos, falamos em fraternidade universal. Estamos sempre a dissimular, e por isso há tanta hipocrisia.
Krishnamurti - Fora da Violência - Ed. Cultrix
...
Aceita-se a palavra, a explicação, porque ela conforta; a crença conforta quando há sofrimento ou um estado de ansiedade. As explicações dadas por filósofos, psicólogos, sacerdotes, gurus, professores - é nessas coisas que as pessoas se baseiam para viver; o que significa que se vive uma vida de segunda mão e estão satisfeitas... Lê-se muito sobre o que outras pessoas pensaram, ve-se pela televisão o que está acontecendo. É sempre outrem, alguém lá fora, que diz o que se deve fazer. Com isso, a mente atrofia-se e está-se sempre vivendo uma vida de segunda mão.
krishnamurti - Perguntas e Respostas - Cultrix
...
Alguém já se perguntou: "Posso ser uma luz para mim mesmo - não a luz de outrem, a luz de Jesus ou de Buda? Pode-se ser a luz para si mesmo? Isso quer dizer que não há sombra, pois ser uma luz para si mesmo significa que esta não é apagada por nenhum meio artificial, por circunstãncias, por tristeza, por acidente. Pode-se ser isso para si mesmo? Sim, mas só quando a mente não é desafiada porque está completamente desperta. A maioria de nós, entretanto, necessita de desafios, porque a maioria de nós está adormecida - adormecida porque fomos adormecidos por todos os filósofos, por todos os santos, por todos os deuses, sacerdotes e políticos. Adormece-se uma pessoa e ela não sabe que está adormecida: pensa que isso é normal. Um homem que quer ser a luz para si mesmo tem que se libertar disso tudo. Pode-se ser a luz para si mesmo somente quando não há "eu". Então, essa luz é a luz eterna, perene, imensurável.
krishnamurti - Perguntas e Respostas - Cultrix
...

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!