Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

25 novembro 2010

O rebelde é um tremendo equilíbrio


É UMA ASSOCIAÇÃO antiga e um mal-entendido que ser um não-conformista é ser um rebelde. O não-conformista é um reacionário; ele age motivado pela raiva, cólera, violência e ego. Sua ação não está baseada na consciência. Embora ele vá contra a sociedade, apenas ir contra a sociedade não é necessariamente estar certo. Na verdade, na maioria das vezes, mover-se de um extremo para outro é sempre mover-se de um erro para outro erro.

O rebelde é um tremendo equilíbrio, e isso não é possível sem consciência, vigilância e imensa compaixão. 

Não é reação; é uma ação - não contra o velho, mas pelo novo.

O não-conformista é somente contra o velho, contra o sistema, mas ele não tem uma visão do futuro, não tem uma concepção criativa do porque ele é contra. O que ele fará se tiver êxito? Ele estará perdido e completamente perturbado. Ele nunca pensou sobre isso. Ele não sentia a perturbação porque nunca teve êxito. Seu fracasso tem sido uma grande proteção para ele.

Quando eu digo reação, quero dizer que a sua orientação é basicamente dependente: você não está agindo a partir da liberdade e da independência. Isso tem implicações muito profundas. Significa que sua ação é apenas um subproduto; também significa que sua ação pode ser facilmente controlada.

Existe uma pequena história a respeito de Mulla Nasruddin. Ele era um não-conformista, um reacionário fundamental, uma mente absolutamente negativa. Se seu pai dissesse: "Você deve ir para a direita", pode estar certo de que ele iria para a esquerda.

Logo o pai se tomou consciente, e então não houve mais problema. Quando queria que ele fosse para a direita, dizia: "Por favor, vá para a esquerda", e ele iria para a direita. Ele era desobediente, era não-conformista, mas não tinha a menor consciência de que estava sendo dirigido, ordenado, controlado e, na verdade, fazendo o que seu pai queria que ele fizesse.

Aos poucos ele também se tomou consciente - "O que está acontecendo? Antes meu pai costumava ficar com muita raiva, pois ao me dizer que fosse para a direita, eu ia para a esquerda. Eu continuo a ser desobediente como sempre, mas agora ele nunca reclama".

Logo ele percebeu a estratégia. Um dia, Nasruddin e seu velho pai estavam ambos atravessando o rio com seu jumento, e sobre o jumento havia um grande saco com açúcar. O saco estava pendendo mais para a direita e havia o perigo que ele escorregasse e caísse no rio.

O pai estava atrás e sabia: "Se eu digo, 'mova o saco para a esquerda', eu tenho um filho tão estranho que ele moverá imediatamente para a direita, e o saco cairá no rio e todo o açúcar será perdido".

Então ele gritou: "Nasruddin, mova o saco para a direita", esperando que ele o movesse para a esquerda, de acordo com a experiência anterior. Mas desta vez Nasruddin também tinha se dado conta. Ele disse: "Tudo bem", e moveu o saco para a direita e o saco caiu no rio!

O pai disse: "O que aconteceu, você não é mais desobediente?"

Ele disse: "Agora eu vou decidir a cada vez, ser obediente ou não. Não terei uma filosofia fixa, mas me moverei de acordo com a situação, porque você tem sido astuto comigo, você tem me trapaceado. Sou seu filho, e mesmo assim você tem me trapaceado! Você tem me ordenado de tal forma que eu deveria desobedecer. De hoje em diante fique atento, eu posso obedecer, eu posso desobedecer. De hoje em diante não serei mais previsível, controlável em suas mãos".

O não-conformista está sempre nas mãos da sociedade e do sistema. O sistema apenas tem que ser um pouco mais inteligente e astuto, e então ele usar o não-conformista muito facilmente, sem dificuldade.

Mas o sistema nunca pode usar o rebelde, porque ele não está reagindo ao sistema. Ele tem uma visão do futuro, do novo homem. Ele está trabalhando para criar esse sonho, para transformá-lo em realidade. Se ele é contra a sociedade, ele é contra porque a sociedade é um obstáculo para seu sonho.

Seu foco não está no sistema; seu foco está em um futuro desconhecido, em uma possibilidade latente. Ele age a partir de sua liberdade, de sua visão, de seu sonho. Sua consciência decide que caminho tomar.

Esta é a diferença entre reação e ação: a reação é sempre determinada pelo seu inimigo. Talvez você nunca tenha pensado sobre isso, que na reação o inimigo está na posição dominante, ele está decidindo sobre a sua ação. O inimigo pode decidir o que você irá fazer.

O rebelde simplesmente está além da concepção do sistema antigo, da sociedade podre e da humanidade morta, porque eles não podem ter nem mesmo uma visão fragmentária do grande sonho que o rebelde está carregando em sua alma. Todas as suas ações nascem deste sonho; elas vão contra a sociedade, mas isto é apenas uma coincidência. Ele não é contra a sociedade, ele é pelo novo homem. Sua abordagem é positiva, não é negativa.

Ele não está enraivecido contra a velha sociedade, ele está cheio de piedade e compaixão. Ele sabe o quanto o velho homem tem sofrido, o quanto e por quanto tempo tem vivido em miséria. Como ele pode estar com raiva? Ele não pode nem mesmo se queixar.

Ele está criando um novo mundo, de tal forma que essa miséria, esse sofrimento e essa feia sociedade desapareçam e o homem possa viver mais naturalmente, mais amorosamente, mais em paz, com mais beleza, apreciando todas as riquezas que a existência oferece, todos os presentes da vida, que são incalculáveis.

A liberdade, o amor, o silêncio, a verdade, a iluminação, o supremo florescimento de seu ser, tudo está disponível para você. Os obstáculos devem apenas ser removidos. Todas as velhas estruturas estavam criando mais e mais obstáculos e impedimentos contra seu crescimento. Se o rebelde é contra esses obstáculos, isso é para permitir ao novo homem viver sem grilhões, viver sem prisões, viver do lado de fora dos campos de concentração e viver uma vida tão livre como um pássaro a voar... Tão livre como uma roseira dançando na chuva, no sol; tão livre como a Lua movendo-se no céu além das nuvens, em completa beleza, bem-aventurança e paz.

O rebelde é um tipo de homem totalmente diferente do não-conformista. É bom que você reconheça que ser um não-conformista não é ser um rebelde. Nunca esqueça isso, porque ser um não-conformista é muito fácil, mas ser um rebelde necessita uma tremenda transformação em seu ser.

Ser um não-conformista é muito banal. Olhe para os "punks" - esses são não-conformistas, que cortam seus cabelos de ambos os lados, deixando apenas uma pequena fila de cabelo no meio, e mesmo essa eles pintam com cores psicodélicas. Rapazes e moças... Rapazes com metade de seus bigodes cortada e a outra metade pintada, ou todo o bigode pintado com todas as cores do arco-íris - esses são os não-conformistas! Isto é muito fácil. Você pode ter os botões de sua calça para trás, e você é um não-conformista. Será um pouco difícil, necessitará um pouco de disciplina, mas isto é muito banal e muito estúpido também.

Uma mulher, atriz e modelo na Itália, sentava-se no principal cruzamento de ruas de Roma, nua, pedindo às pessoas que se tornassem membros de seu partido político. Aqueles que estivessem com vontade de se tornar membros de seu partido político podiam brincar com seus seios e beijá-la. Havia uma multidão, e as pessoas em fila inscrevendo-se como membros de seu partido. Em apenas um dia ela inscreveu dez mil pessoas!

Agora ela declarou que irá concorrer à eleição do parlamento, e a maneira com que irá fazer a sua campanha e persuadir as pessoas a votar nela será sentar-se em um carro conversível, nua; ela parará o carro para aquele que lhe der o voto; o abraçará, o beijará.

Isso certamente é não-conformismo! Ela se tornará um membro do parlamento; até mesmo pode se tornar a primeira-ministra da Itália se ela simplesmente disser a todos os membros: "Se vocês votarem em mim para que eu seja a primeira-ministra do país, farei amor com vocês neste mesmo salão do parlamento". Ela é uma das atrizes mais belas da Itália e a mais bela modelo de toda a Europa.

É fácil ser não-conformista, mas o que ela pode contribuir para a humanidade? Seus beijos não serão de ajuda, nem suas tetas. Tudo isso é bom como uma piada, mas ela não pode trazer uma existência extática para o mundo ou para seu próprio país.

O não-conformista de todas as épocas tem feito todo o tipo de ato estúpido. Ele aborrece as pessoas, irrita as pessoas, mas não promove qualquer transformação neste mundo. E vocês, como sannyasins, não deveriam se interessar por esse tipo de circo, por esse tipo de divertimento estúpido. Você pode se tornar famoso muito facilmente...

Um homem nos Estados Unidos, Robert Ripley, no início do século, tornou-se mundialmente famoso em três dias - e ele não fez nada. Apenas andou de costas em Nova York, mantendo com ambas as mãos um espelho à sua frente, assim podia ver atrás dele e mover-se para trás. Naturalmente ele atraiu a atenção. Em todos os lugares uma multidão se juntava; todos os jornais publicaram sua foto. Ele tornou-se notícia de primeira página - foi o primeiro homem que percorreu de costas toda a cidade de Nova York. Isso tornou-se um ato tão famoso! Finalmente ele percorreu todos os Estados Unidos de costas, criando grandes notícias em todos os lugares. As pessoas davam-lhe boas-vindas como a um santo, e tudo o que ele fazia era carregar um espelho. Isso é bom para um circo, mas não irá contribuir para trazer nenhum novo valor para a vida, nenhuma nova cor, nenhuma nova flor, nenhuma nova bênção para as pessoas.

É bom que você tenha entendido isso - mas não o esqueça.

E é significativo que na mesma noite você teve um sonho onde: "Eu vi a mim mesmo sendo perseguido por viver rebeldemente".

Você tem sido um não-conformista mas nunca teve qualquer sonho de ser perseguido, porque o não-conformista se torna no máximo uma diversão, um motivo de risada. Quem se importa em persegui-lo? Quem tem tempo de persegui-lo? Mas apenas a idéia, a mudança em sua mente de que a rebelião verdadeira é uma coisa totalmente diferente, imediatamente produziu um sonho. Isso é significativo. Seu inconsciente imediatamente lhe avisa para ser cauteloso!

Ser não-conformista é algo que sempre foi aceito. Ele é parte do sistema e da velha sociedade podre. Os não-conformistas sempre existiram, e ninguém os crucificou. Eles não são um perigo para a sociedade ou para os interesses estabelecidos. Foi um aviso de seu inconsciente ter visto a si mesmo sendo perseguido em um sonho. "...e eu fiquei com medo. Ao acordar entendi: o que costumava considerar rebelião era na verdade um jogo seguro para mim, restrito aos limites aceitáveis. Agora vejo que o espírito rebelde, do qual você tem falado, é algo muito assustador, mas também algo que anseio tremendamente. Sentir essa insegurança é parte de se tornar um rebelde?"

Em primeiro lugar, é certamente arriscado, perigoso.

É somente para aqueles que têm o coração de um leão, que têm a garra e a dignidade dos seres humanos.
Não é para todos.

Somente uns poucos rebeldes são necessários para criar uma sociedade rebelde; os outros seguirão o exemplo, mas não irão, por si mesmos, ser rebeldes. Se as pessoas rebeldes criarem uma sociedade, as massas - tanto quanto hoje elas são parte da sociedade - tornar-se-ão parte da sociedade rebelde. Mas elas não podem fazer nada por elas mesmas, pela simples razão de que isso é assustador.

Mas quanto a mim e ao meu povo, tudo o que é perigoso, arriscado, deveria ser aceito como um desafio para o seu estado de ser humano, deveria ser aceito como um desafio para sua coragem, para seu espírito, para sua própria alma. É perigoso - e é por isso que deveria ser almejado.

Um homem que vive sem o perigo não vive, absolutamente. Viver perigosamente é a única maneira de viver; sempre se movendo sobre um fio de navalha. Então a vida tem um frescor, uma juventude, uma totalidade momento a momento, porque o próximo momento não é certo, absolutamente.

Aqueles que estão vivendo convenientemente, confortavelmente, uma vida de classe média... a palavra "classe média" é insultante; ninguém deveria viver uma vida de classe média. Essas são as pessoas que insistem em se apegar ao passado, aos cadáveres, aos princípios podres, aos rituais sem significado, porque elas estão até mesmo com medo de levantar qualquer questão. A conveniência delas é mais valiosa do que a sinceridade. Os assim-chamados confortos da classe média são mais valiosos para elas do que uma vida vivida com intensidade e fogo.

O sannyasin recebe a iniciação para se tornar uma chama; anseia viver perigosamente, abandonando todas as conveniências, confortos, movendo-se sempre em direção ao desconhecido.

Mas a beleza é que, quando você vive perigosamente e não tem a menor certeza, a menor garantia, o menor seguro para com o amanhã, você vive hoje ao máximo. Você espreme o sumo de cada momento em sua totalidade, sabendo perfeitamente bem que você pode não ter outra chance.

Você ama, e seu amor não é superficial.

Você vive, e sua vida está em chamas.

E até mesmo um único momento de intenso amor e vida é mais valioso do que toda uma eternidade de fútil adoração, superstições, ideais mortos, servidão, escravidão.

Deus está falando a Moisés no Monte Sinai e Moisés está balançando sua cabeça em descrença ao que Deus lhe está dizendo. Com sua face voltada para o céu ele diz: "Tudo bem, Deus, agora deixe-me ver se entendi bem. Você está me dizendo que somos o povo escolhido e você quer que cortemos a ponta do nosso o quê?"

Deus, sendo um cavalheiro, não pôde usar a palavra. E Moisés, sendo um profeta, também não pôde usar a palavra. Então, como eles resolveram o assunto é um mistério, porque Deus permaneceu em silêncio. Talvez tenha sido uma descoberta do próprio Moisés - ele tinha que responder para o seu povo e não podia mostrar sua ignorância!

Os judeus têm sofrido apenas por causa desta estranha idéia que aceitaram, de que eles são o povo escolhido de Deus. Isso parece ser absolutamente... de duas uma, ou Moisés sonhou com isso ou ele fumou maconha no Monte Sinai - porque eu sei que maconha cresce no Monte Sinai. Mas alguma coisa saiu errada e ele voltou com a idéia: "Nós somos o povo escolhido". Uma vez que isso entrou na cabeça dos judeus, tornou-se o ego deles, e ninguém mais questiona a respeito.

Eu tenho investigado muitas escrituras judias, velhas e novas, muitos comentaristas - até mesmo filósofos muito lógicos e muito importantes, como Martin Buber - mas ninguém questiona esta idéia estúpida de que os judeus são o povo escolhido de Deus. Ela é tão confortável, tão conveniente, mas criou toda a sua miséria ao longo de quatro mil anos, porque os outros povos não a podiam aceitar.

Todo o mundo tem a sua própria idéia. Os hindus pensam que são o povo escolhido de Deus e que ele deu aos hindus o primeiro livro sagrado do mundo. Os hindus foram os primeiros a se tornar uma nação civilizada, e eles têm uma das línguas mais perfeitas, o sânscrito, que afirmam ser a única língua que Deus entende. Assim, se você estiver rezando em qualquer outra língua, você está simplesmente perdendo seu tempo.

Aqui mesmo em Poona, um homem está ensinando as mulheres, pela primeira vez na história... Ele pensa que é revolucionário; ele é apenas um não-conformista. Ele está ensinando rituais sânscritos para mulheres, quais sutras devem ser repetidos em casamentos, e assim a sacerdotisa pode realizar casamentos - o que nunca aconteceu na história. Mas o problema é que essas mulheres não sabem - elas nem ao menos são instruídas - elas não sabem o significado.

Um jornalista perguntou ao homem alguns dias atrás: "Você está ensinando esses sutras sânscritos para essas mulheres, preparando-as para serem sacerdotisas em templos, em casamentos, em outras cerimônias, mas elas não sabem o significado". E você sabe sua resposta? Ele disse: "Não é uma questão de elas saberem o significado. Deus o compreende, portanto, se elas sabem ou não, é absolutamente sem importância. E a oração certa - isso eu sei - e é a oração que Deus compreende. É supérfluo se a mulher que a está repetindo sabe ou não o sentido".

E ele pensa que está sendo muito rebelde - mas ninguém o está condenando; as pessoas estão tomando isso como uma piada. E ninguém chamará essas mulheres para realizar casamentos. Ele pode prepará-las e ninguém chamará essas mulheres para orarem em seus templos. Ele pode continuar a prepará-las - isso não tem importância, a não ser que os templos as chamem para serem sacerdotisas, a não ser que as pessoas comecem a chamá-las para casamentos, nascimentos, morte. É por isso que ninguém está se preocupando com ele. Mas sua resposta mostra um grande engano que os hindus têm carregado por milhares de anos - que o sânscrito é a língua de Deus, a única língua que ele compreende e os únicos livros que ele escreveu. E os hindus são o povo escolhido de Deus; ele teve todas as suas encarnações dentro do ambiente hindu.
Os alemães pensam que são a raça mais pura, e esse era o conflito, essa era a razão pela qual eles queriam destruir os judeus, porque dois povos não podem ser o povo escolhido de Deus; um tem que ser completamente eliminado. Quando Adolf Hitler teve êxito em matar seis milhões de judeus, tornou-se mais e mais claro para os alemães que ele estava certo, porque Deus não estava protegendo os judeus e também não estava punindo Adolf Hitler.

É muito fácil se conformar com a sociedade na qual você está vivendo, nunca levantando nenhuma questão, mesmo se você sentir que alguma coisa é estúpida. Mas apenas para salvar a sua conveniência você está vendendo a sua alma. Você está se tornando um escravo espiritual.

Um rebelde não se deixa escravizar, de maneira alguma - nem mesmo por Deus; pelo homem, nem se fala...

A afirmação de Friedrich Nietzsche, "Deus está morto e agora o homem é absolutamente livre", é uma afirmação de uma alma rebelde. Seu argumento é claro. Em um outro lugar ele diz: "Homem e Deus não podem coexistir, porque Deus existirá somente como o criador e o homem como a criação. Não podemos tolerar essa indignidade, esse insulto; portanto, declaramos que Deus está morto e o homem é supremo. Agora ninguém está acima dele".

Certamente esses são caminhos perigosos. Mas aqueles que seguiram esses caminhos desfrutaram a vida em sua glória absoluta, viveram a vida em completo êxtase. Aqueles que permaneceram ovelhas de classe média, multidões esperando pelo pastor para vir e salvá-los... a vida deles é tão morna, não é nem quente, nem fria. É exatamente como um chá que você não gostaria de beber - nem quente, nem frio, apenas morno.

Não viva uma vida morna.

Martha, a autoritária esposa de Harry, levou-o para comprar um par de calças. "Você quer com botões ou com zíper?", perguntou o lojista. "Zíper", respondeu Harry rapidamente.

"Muito bem, senhor", disse o vendedor, "E você quer um zíper de cinco centímetros ou de dez centímetros?" "Dez centímetros", Harry disse, antes que Martha pudesse interromper.

Quando eles saíram, Martha estava furiosa. "Você", ela disse, "você e o seu zíper de dez centímetros! Você me lembra o homem que mora ao lado da casa do meu pai. Todas as manhãs ele atravessa o seu jardim, abre a imensa porta de sua garagem, e então põe para fora a sua bicicleta".

Não viva a vida sobre uma bicicleta!

O que estou dizendo certamente cria um sentimento de insegurança. Mas o que é segurança? Existe alguma coisa segura na vida? A segurança existe realmente, ou ela é apenas uma idéia, uma idéia de consolo que o homem criou para si mesmo? Que segurança existe?

As pessoas em Hiroshima e Nagasaki haviam ido para a cama em absoluta segurança; eu penso que nem ao menos uma única pessoa dentre aquelas duas cidades, duzentas mil pessoas, foram para a cama com alguma idéia de insegurança. E pela manhã elas eram somente chamas e cadáveres. Não sobrou nem uma coisa viva, nem mesmo árvores, nem mesmo pássaros, nem animais, nem o homem. Toda a vida simplesmente desapareceu. Que segurança existe?

Você pensa que aqueles seis milhões de judeus haviam jamais pensado que aquelas câmaras de gás seriam o seu fim, que dentro de um minuto eles simplesmente iriam sair pelas chaminés como fumaça no céu? Que segurança existe?

Nunca houve qualquer segurança.

A morte pode vir a qualquer momento, e ela sempre vem sem aviso, sem anúncio. Ainda assim continuamos a viver com a idéia de segurança, e sempre que surge a idéia de ser um rebelde, um espírito rebelde, imediatamente pensamos em segurança.

Mas você não tem qualquer segurança!

O rebelde entende isso: não há segurança - portanto, não peça por ela. Viva em insegurança, porque este é um fato real da vida. Você não pode evitar isso, não pode impedir isso, assim não há necessidade de se preocupar. Não desperdice tempo desnecessariamente.

Nos dias em que Disraeli e Gladstone eram inimigos políticos, a casa do Parlamento britânico tinha os seus debates mais ardorosos.

Uma vez Gladstone gritou para o primeiro-ministro: "Sir, você chegará ao seu fim ou na forca, ou com uma doença venérea".

Disraeli ajustou seu monóculo e replicou com uma imperturbável calma: "Eu diria, Sir Gladstone, que depende de eu abraçar os seus princípios, ou a sua senhora".

Leve a vida com naturalidade. Seja imperturbável e mova-se com força, poder e dignidade em direção ao desconhecido, em direção à escuridão, alegremente, dançando.

Você nada tem a perder, mas tudo a ganhar.

Osho - Do Livro: O Rebelde - Editora Gente

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!