Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

18 novembro 2010

A mente condicionada é a fonte de toda a normóse


A mente condicionada é a fonte de toda a normóse. Podem existir graus de normóse, mas todos aqueles que se mantém presos a uma mente condicionada são mais ou menos normóticos. A mente condicionada equivale a normóse.

É bem possível que você não sofra desta patologia da normalidade de forma demasiada. Talvez seja apenas um normótico manso, que ainda não "ferveu", não "evaporou" - ninguém está pensando em mandá-lo para o divã de um psicólogo ou para um acompanhamento psiquiátrico. É bem provável que você ainda seja um "normótico morno", um normótico trabalhável... ainda pode trabalhar, andar por aí numa boa e manter sua normóse dentro "das convenções sociais".

Um homem só está além da "faixa da normalidade" quando está para além do sistema de crenças.

Quando sua mente está presa a um sistema de crenças arcaica e disfuncional, se está andando em círculos e é justamente esta estagnação circular da conformidade que nos mantém doentes. É preciso sair do condicionamento mental e buscar pelo Ser, correr o risco de se manter no Aberto.

A mente não consegue viver sem mentir, por essa razão, não pode buscar pela totalidade do ser, que é a verdade. A mente se chama mente, por que mente constantemente.

O normótico vive preso a mente, por que a mente produz as mentiras tão necessárias para a manutenção da sua forma caótica de viver.

O normótico sempre teme a Verdade e por essa razão, nunca procura por pessoas, informações e lugares que possam lhe colocar em contato direto com a sua própria realidade. Sem as mentiras, o normótico não conseguiria viver, não conseguiria se movimentar pela vida. Sem a mentira o normótico se sente inadequado, introvertido, num estado de anorexia emocional e social em alto grau. Ele está sempre alimentando uma mentira, seja lá o que ele for e representando esta mentira de maneira impecável no intuito de fazer com que os outros acreditem e façam com que ele mesmo venha a acreditar na mesma.

O normótico é aquele que nunca chegou à compreensão do Ser e por isso, vive em constante desequilíbrio.

Um normótico vive de mentiras. Tem que viver desta maneira, por que está sempre tentando não aceitar a totalidade do seu ser - vive apenas uma parte de si. Então, o que ele faz com a outra parte? Cria mais uma mentira para poder ocultá-la.

Para o normótico, não é fácil a aceitação da realidade; é preciso estar constantemente numa postura de defesa, para que os outros não venham tomar conhecimento de suas mentiras. Quase sempre hostilizará àqueles que porventura queiram fazer com que ele enxergue a própria realidade. Em outros casos, a solução se manifesta através de um profundo isolamento.

O grande dilema do normótico está no fato de que é simplesmente impossível ocultar a Verdade por muito tempo. Essa tentativa patética de omitir a própria verdade, tanto de si como das outras pessoas que lhe rodeiam é fator desencadeante de tantas somatizações.

O normótico não consegue desfrutar da vida em sua plena totalidade e por esse motivo vive num constante estado de culpa. Não consegue sentir a gratidão e o prazer pelo dom da vida e com isso, permanece fechado para o Aberto.

O normótico acredita que o seu bem estar se encontra no externo, nunca em si mesmo - sempre no tempo, no espaço, nunca no aqui e no agora. Vive no futuro, na esperança, na promessa de um futuro melhor - move-se pelos desejos. O desejo precisa do tempo, pois não pode existir se não houver o tempo. O desejo é a ponte entre o passado e o futuro e é por essa razão que é dito que se faz necessário "queimar as pontes" para se chegar ao Ser.

O normótico vive agarrado no tempo, pois precisa da tensão que o mesmo lhe impõe. Ele não consegue viver sem ele. Ele precisa da ilusão espaço-temporal. Ele vive preso na ansiedade ou na procrastinação, no adiamento.

É por causa do adiamento do confronto com a realidade que o normótico permanece preso ao que ele não é. Somente quando sua maneira de viver chega ao ponto de colocar em risco "os resquícios da sua sanidade" - que pode até mesmo chegar a levá-lo ao suprimento da própria vida (ou de terceiros), é que o normótico deixa de lado a sua mente, suas mentiras e se arrisca a dar um passo qualitativo rumo ao Aberto.

Neste momento ele age e não mais re-age. Age para frente e não para traz. Busca pela verticalidade e não pela horizontalidade. Busca pelo Desconhecido e não mais pelo conformismo.

Somente quando o normótico passa a buscar pela compreensão e pela consciência do Ser que o faz ser é que consegue se libertar de sua escravidão mental.

Somente quando transfere os seus desejos pelos "teres" para o desejo do Ser, que a sua vida passa a ter qualidade, pois somente o Ser pode qualificar os teres.

A chave que abre as portas para a possibilidade de cura da patologia da normalidade está na prontificação. Prontificação para a inversão dos desejos, por que o problema básico do normótico está no abuso dos seus desejos. Ele tem que estar sempre correndo atrás da satisfação de vários desejos e o desejo é como "um cálice sem fundo" que nunca pode ser preenchido. Para o normótico, Deus é sempre o último desejo de sua lista. É preciso reorientar os desejos para que seja possível encontrar Aquele que está por trás do desejo.

A prontificação é a ferramenta interior da qual o normótico dispõe para a quebra da armadilha mental do adiamento da busca pela verdade, capaz de permitir que uma transformação qualitativa possa ocorrer.

O normótico precisa tomar a consciência da existência desta armadilha mental chamada procrastinação, adiamento. A sabedoria popular expressa isto há muito tempo: Porque deixar para depois o que pode ser feito hoje? Porque não fazê-lo agora? Porque deixar para o amanhã? Porque sofrer mais? Porque não buscar pela única coisa necessária?

Sem o retardamento dos seus desejos e sem a prontificação não poderá ocorrer nenhuma transformação qualitativa. O normótico vive na procrastinação e é por isso que continua sempre o mesmo. Isso pode ser constatado numa celebre frase de um grande místico: "Senhor, tornai-me puro e casto... mas não hoje!".

A transformação, a transmutação, a transcendência só pode ocorrer a partir do momento divino da prontificação, que nada mais é do que um estado de alerta onde não se requer nenhuma outra ação por parte do normótico, a não ser, um estado de quietude. É neste momento de quietude, de vacuidade, que o Ser que o faz ser, este Ser Divino que o habita e da qual todos nós somos parte, pode transmutar suas características mental-emocional-espiritual.

Esta é a porta estreita pela qual o normótico tem que passar para poder chegar a transcendência.

A prontificação é a ação onde o normótico se permite a vacuidade plena tão necessária para que a graça de Deus possa limpar e preencher o seu cálice, que em sua essência, já transborda de tanta santidade.
...

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!