Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

05 novembro 2010

11 de setembro Chileno

...11 de setembro, Cuba, Vietnã, URSS, Bin Laden, bombas de destruição em massa, Coreia do Norte  ou outro inimigo do momento... Os "anônimos imperialistas" que detem os interesses capitalistas estão sempre criando "inimigos externos"... Qualquer coisa que coloque em risco a cadeia de "consumo", tornasse um inimigo... 

Coleções de mentiras, de "manobras midiáticas", de farsas montadas, aceitas por populações que não sabem fazer bom uso de suas faculdades mentais.

Como dizia o finado poeta Neruda:




Conservo como um mecânico experiente meus ofícios experimentais: devo ser, de vez em quando, um bardo de utilidade pública, isto é, fazer-me de defensor, de pastor, de arquiteto, de lavrador, de operário ou de simples bobo da corte, capaz de cavalgar em pêlo ou de cuspir fogo até pelas orelhas.

Que os raros estetas, pois que ainda os há, tenham uma indigestão: estes alimentos são explosivos e amargos para o consumo de alguns. E bons talvez para a saúde popular.

Não tenho remédio: contra os inimigos de meu povo minha canção é ofensiva e dura como pedra araucana.

Esta pode ser uma função efêmera. Cumpro-a porém. E recorro às armas mais antigas da poesia, ao canto e ao panfleto usados por clássicos e românticos e destinados à destruição do inimigo.
Agora, firmes, que vou disparar!

Neruda
Ilha Negra, Janeiro de 1973
* * *

VI
O cobre
Ao cobre chamávamos de chileno
porque nascia de chilenas mãos
e nosso território estava pleno

do subterrâneo sol cordilheirano,
do cobre que não estava destinado
aos piratas norte-americanos.

Até que ianquizado até o umbigo
o presidente Frei, múmia-cristã,
presenteou nosso cobre ao inimigo.

Mas minha pobre Pátria intransigente
esperou entre o saque e as escórias,
entre Chuquicamta e El Teniente,

a hora de acordar, e se compreende
que, com o pavilhão da vitória,
de um só golpe Salvador Allende,

das presas norte-americanas
resgatou o cobre, para sempre agora,
devolvendo-o ao Chile soberano.

VIII

A herança

Assim Nixon comanda com napalm,
assim devasta raças e nações,
assim governa o triste Tio Sam:

com assassinos em seus aviões
ou com dólares verdes que reparte
entre politiqueiros e ladrões.

Chile, te colocou a geografia
entre o oceano e a primavera,
entre a neve e a soberania

e tem custado o sangue da gente
lutar pelo decoro. E a alegria
era delito em tempo precedente.

Recordam dos massacres miseráveis?
deixaram-nos a pátria malferida
a golpes de correntes e de sabres!

Pablo Neruda. Incitação ao Nixonicídio e Louvor da Revolução Chilena. Rio de Janeiro: Livraria
Francisco Alves Editora, 1980. Tradução Olga Savary.

Este foi o último livro de Neruda, escrito em Ilha Negra (Chile) em janeiro de 1973. O poeta morreria no mesmo ano, em 22 de setembro, doze dias após o golpe militar contra o governo de Allende (11 de setembro de 1973).

No enterro de Neruda, que foi também uma manifestação contra o golpe, uma senhora corajosamente gritou: Companheiro Pablo Neruda! e foi seguida pelo coro unânime do cortejo: Presente! Agora e sempre! E ela continuou:

"Não estás morto,
não estás morto.
Estás apenas dormindo.
Como dormem as flores
quando o sol se reclina.

[Companheiro Pablo Neruda!
Presente! Agora e sempre!]

"Não estás morto,
não estás morto.
Estás apenas dormindo.
Como dormem as rosas
em seu talho de espinho."

...

Quem estiver de olhos abertos, verá!... Se quiser ver um pouco mais, assista o filme:

CHOVE SOBRE SANTIAGO

Chove sobre Santiago (Il Pleut sur Santiago). Filme sobre o golpe militar no Chile em 1973. Direção de Helvio Soto, 1975, França/Bulgária, 110 min. Elenco: Jean-Louis Trintignant, Annie Girardot, John Abgey, Bibi Andersson. Rodado na Bulgária, onde o diretor esteve exilado à época. Música de Astor Piazolla.

O filme retrata a preparação e o momento do golpe, quando o governo de Salvador Allende, estando isolado na área militar, é derrubado. Allende é vitorioso nas eleições presidenciais em 1970 e a Unidade Popular assume o governo. Mas não o poder, pois o aparelho de Estado, a organização burocrático-militar é mantida, no fundamental, intacta. 

No governo da Unidade Popular intensifica-se o processo de mobilização popular e implementa-se significativa melhoria das condições de vida dos trabalhadores, a reforma agrária e a nacionalização de empresas estrangeiras, como as das minas de cobre, ferindo os interesses econômicos dos grandes grupos empresariais do Chile e do imperialismo. Estes desencadeiam sabotagens, boicotes, gerando desabastecimento de gêneros de primeira necessidade para a população, com intento de amedrontar, principalmente, as camadas médias e desestabilizar o governo de Allende.

Nas palavras do Embaixador dos Estados Unidos em Santiago, E. Korry, a Eduardo Frei, em carta de outubro de 1970: "Deve saber que não permitiremos que chegue ao Chile um parafuso, nem uma porca... Enquanto Allende permanecer no poder, faremos tudo ao nosso alcance para condenar o Chile e os chilenos às maiores privações e misérias..."

Ainda em outubro de 1970, o escritório central da CIA em Santiago fazia "... Informar a esses oficiais golpistas que o governo dos Estados Unidos lhes dará seu respaldo total no golpe ... (Cabo 762 do escritório central da CIA em Santiago. 14.10.1970).

Estava em preparação o golpe de Estado consumado em 11 de setembro de 1973, na operação sob o nome de “Chove Sobre Santiago”, executada pelas forças reacionárias do Chile, que teve como ponta de lança as Forças Armadas sob a direção do general Pinochet e que contou com o apoio direto da CIA, do governo dos EUA e também dos governos ditatoriais da América Latina, associados com o imperialismo norte-americano na "Operação Condor". O aparelho militar-policial do Estado chileno realizou um dos maiores banhos de sangue contra um povo nas últimas décadas na América Latina... Mais de 30.000 mortos...

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!