Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

17 novembro 2010

Exploração sistêmica

Tédio,  por NJRO.


O fato deu-se minutos antecedentes à estréia brasileira na Copa do Mundo... (se bem que acho que este tema deveria ser chamado de “Copa da Terra” e não “Copa do Mundo”, pois não creio que se existir alguma espécie de vida inteligente, em alguma parte do Cosmos, esta se permita fazer uso desta medíocre forma de manipulação e embriagues emocional popular)... Sentado na sala de estar da casa de meu pai, pergunto a um recém chegado amigo sobre como estava indo a sua vida...

De forma mecânica, padronizada, respondeu-me que estava tudo bem, logo disparando a falar sobre seu assunto predileto: negócios....

É incrível como a resposta a pergunta “como vai você”, quase sempre está interligada com a questão negócios, com a situação financeira. Eu não estava nem aí para a situação financeira deste meu amigo... Eu queria saber a respeito dele! Mas vi o quanto que é difícil conseguir por uma verdadeira intimidade com outro ser humano.

Dei um sorriso para ele e permaneci quieto, a espera da continuidade do seu assunto preferido: businesses. 
Colocou suas mãos nos bolsos dianteiros de sua calça jeans, encostou seu corpo obeso no batente do armário da cozinha e começou a discorrer orgulhosamente dos feitos comerciais da empresa.

Eu e meu pai, permanecíamos quietos ouvindo o discurso orgulhoso do nosso amigo.

Com grande satisfação, relatou que pela primeira vez na história da empresa, haviam conseguido entregar 95% da produção de inverno, antes da data do “dia dos namorados”. Os funcionários da empresa, trabalharam de forma acelerada talvez por dois meses, para conseguirem o feito prodigioso. Disse-nos que a direção da empresa, satisfeita com os resultados numéricos, reuniu a todos os chefes de setores oferecendo-lhes uma “pequena bonificação”. Ele então nos alegou que, como não seria possível para a empresa, bonificar a todos os seus funcionários, resolveram “gratificar” a todos com um "belo café da manhã", repleto com 600 mini-salgadinhos, entre eles, kibes, coxinhas e empadinhas. Com um sorriso orgulhoso por este feito, disse-nos que todos os funcionários ficaram satisfeitos com tal café da manhã.

Então, “emputecido” da vida, deixei o recinto para não deixar transparecer o meu real sentimento diante do fato exposto. Fiquei me questionando se não haveria pelo menos um “iluminado” dentro daquela aglomeração de “escravos”, que tenha se apercebido de que todo o trabalho acelerado de dois meses, valeu tão somente, por sabe-se lá uns 10 salgadinhos... O que corresponderia a 5 salgados por mês (cerca de R$2,50).

Então, voltamos para a sala de estar, para assistir o “tão esperado” jogo de estréia da seleção brasileira, algo que para a grande parte da população, talvez tenha o mesmo significado que o “café escravagista”, oferecido por tal empresa. Ambos, o futebol e o café servido, tem a mesma função: iludir a população quanto a sua real situação de escravidão. O funcionário nunca será o dono da empresa, muito menos o melhor jogador do mundo. Tudo pelo fato de que ele se contenta em ser um mero funcionário, ou apenas um torcedor... Torce pela empresa, torce pela seleção... Ele é somente um torcedor... Um expectador... Ele nunca será o vencedor, o campeão, ou o dono da empresa... mas ele se contenta com os kibes, as coxinhas, ou mesmo com a pipoca de microondas servida no intervalo do segundo tempo... Ele vai continuar sofrendo por mais 2 etapas de 45 minutos, ou mesmo por 2 meses para se contentar com salgadinhos e a ilusão de que é Hexa.

E assim, de café em café, de copa em copa, de governo em governo, vamos nos enganando da total falta de “excelência em nosso viver”. Vamos pintando nosso rosto cansado e sonhando com a sexta estrela, trazida pela seleção de estrelados, para uma vida de meros expectadores sem brilho em seu próprio olhar e incapazes de fazerem sua própria estrela brilhar.

E de café em café, de copa em copa... caminha a seleção de explorados!

Mas tudo bem: mais vale um gosto do que o dinheiro no bolso!

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!