Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

04 janeiro 2011

Desperte ou espere pelo caos

São Thomé das Letras
Amigo Peregrino:


Você precisa atacar o que é mais caro emocionalmente para abalar as suas estruturas, causar danos catastróficos na sala de motores do sistema. Para tanto, você tem dois modos de fazê-lo: Primeiro pode fingir jogar o jogo, pode se fazer de bobo, deixando que pensem que você é inofensível, um banana, alguém que não tem nada a oferecer muito menos para retirar. Faça-se inteligentemente sonso. Isso é fácil. Finja só se interessar em caducos sistemas de crença, medíocre esoterismo, em ser um utópico sonhador, que eles não lhe levarão a sério. Também pode fazer com que eles acreditem que você está jogando o jogo deles, que compactua dos mesmos valores, da mesma ambição, da mesma falta de ética e assim, fazer com que confiem em sua persona. Se o conseguir, às sextas-feiras, com outros iguais, em rodas de prostitutas finas regadas a bons whiskys, lhe abrirão todos os seus segredos. Deixe que acreditem que você é um ser travado pela inveja, doido para conseguir aquilo que eles tanto correm atrás. Eles adoram se sentir superiores. Enquanto isso, vá minando os motores da sala de máquinas do sistema, usando sua expressão artística, que uma vez solta ao vento, nunca se sabe onde e como vai começar a frutificar. Mas há um fato nesta ação. As sementes de conscientização, uma vez lançadas ao vento, quando atingem solo fértil, iniciam silenciosamente um processo de revolução mental, que se alastra com a força de um Tsunami, que chega de repente, sem alarde e quando se instala, leva tudo que vem pela frente. 

Neste momento, com certeza, existem homens e mulheres que trabalham silenciosamente nessa forma de plantio. Fazem esse tipo de investimento a longo prazo, não para si mesmos, mas sim, na expectativa de dias melhores para outras gerações. Se vão ou não participar da colheita desses frutos, para estes seres de consciência expandida, não há menor diferença. O importante para eles é o que fazem agora. É uma aventura tremenda ver os sinais do processo acontecendo. Ver pessoas antes moribundas, com olheiras que mais pareciam solas de sapato, da noite para o dia, verdadeiros ressuscitados abrindo mão da pesada carga que antes carregavam nas costas, em favor das regalias de uma minoria egocêntrica. Lembre-se, pedras preciosas não são encontradas no asfalto de grandes avenidas. Elas nunca ficam expostas. É preciso cavar muito para encontrá-las. Você deve ser como elas e procurar por outras. Só assim poderá desfrutar da mesma emoção vivida por um garimpeiro que passou a vida inteira a cavar e, quando já desistindo, toca a ponta de uma imensa mina. O mesmo sorriso, a mesma emoção de alegria, a emoção do encontro, exatamente isso é o que você vai encontrar quando se deparar com outro conspirador do espírito. Desfrutará então, do maravilhoso brilho do encontro do olhar, ao invés dessa impessoalidade expressa do cotidiano. Verá que é preciso muito pouco, quando com outro conspirador, para se sentir nutrido. Não precisa de gordos churrascos regados com muito chopps, cerveja e cachaça. Não precisa de televisores ligados para disfarçar a profunda falta de alegria e intimidade. Não precisa de luxuosos automóveis, muito menos de luxuosos lugares. Basta um olhar e um saquinho de pipoca na guia de uma calçada qualquer. E se faltar a pipoca, tudo bem! Perceberá que ao voltar para casa, diferente deles, não estará com aquele imenso vazio que não trás perguntas fundamentais que duram por quase toda semana, quando do outro encontro. Essa é a maior riqueza, compartilhar da beleza de um modo de vida livre das exigências do sistema. 


Tenho certeza, mesmo que a rodinha de empresários decidissem passar todos os valores de suas empresas para você, sei que de modo algum aceitaria trocar por isso que carrega dentro de você sem a necessidade de buscar segurança em agências do exterior. De forma alguma precisará sofrer do mesmo medo desses homens e mulheres que perdem metade de suas vidas para descobrir como conseguir o valor de suas expectativas e a outra metade para descobrir como duplicá-la, ou na pior hipótese, como mantê-la, sem com isso terem o tempo para o desfrute. Enquanto eles precisam manter seus valores bem guardados nas mãos de gordos gerentes, aquilo que você carrega, perceberá que quanto mais compartilhar, quanto mais distribuir de livre iniciativa, quando estiver só, perceberá que estará potencializado ao quadrado. Isso é uma benção de valor inestimável. Estando com eles, poderá encontrar verdadeiros professores daquilo que é falso, ilusório, estressante, separatista, destituído de intimidade e lealdade. Eles têm tanto medo que criam divisas imáginárias, barreiras físicas emocionais tal qual a família, sistemas de seguro (e mesmo com eles nunca estão seguros). Se ficar de olhos bem abertos, poderá perceber o quanto são imaturos, medrosos, tão medrosos que para esconderem seus medos, facilmente tornam-se violentos. Fazem isso porque não conseguem sustentar seus valores e argumentos. Perceba o tamanho do peso de suas vidas duplas e como o tipo de mente que chamam de esperta é a mesma mente responsável pelo caos instalado.

Aprenda como eles usam as pessoas sem a menor preocupação e comprometimento e, uma vez que delas conseguem o que querem, fingem que as mesmas nem existem. Você pode aprender muito com eles, daquilo que precisa evitar para poder se manter integro. Só nesse estado de ser é que você tem a possibilidade de se ver como um homem livre de sua falsa identidade e revelar a si mesmo e ao mundo a sua Promessa Pessoal. Feito isso, lance seu antídoto e afaste-se até que possam também enxergar suas próprias ilusões. Desperte logo desse sono e veja que você é muito mais que esse personagem o qual há muito, com ajuda de outros iguais a você, acreditou ser. Desperte agora, ou espere que o caos lhe mate. Com certeza, se você for num instituto médico legal, lá verá vários nomes científicos atestando a causa mortis. Mas nunca encontrará neles que a verdadeira causa mortis é a recusa de ser o que se é. 


Nelson Jonas

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!