Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

14 janeiro 2011

Pequeno Tratado sobre Genialidade

O gênio é excelente por sua moral, ou não é gênio. Mas sua moralidade não pode ser medida com preceitos previstos nos catecismos; ninguém mediria a altura do Himalaia com fita métrica comum. A conduta do gênio é inflexível no que se refere a seus ideais. Se procura a Verdade, sacrifica tudo por ela. Se busca a Beleza, nada o desvia. Se busca o Bem, segue reto e seguro, imune às tentações. E se for um gênio universal, polifacético, o verdadeiro, o belo e o bom unificam-se em sua ética exemplar, que é um culto simultâneo a todas as qualidades de excelência e de seus ideais. Como foi no caso de Leonardo e de Goethe.

Por isso é raro. Excluir qualquer inconsequencia com respeito ao ideal: a falsa moralidade aplicada a si mesmo é a negação do gênio. Através dela os desequilibrados, os caçadores de êxito e os aproveitadores são descobertos. O gênio ignora as artimanhas do progresso e as astúcias da prosperidade material. Na Ciência busca a Verdade, tal como a concebe; basta esse anseio para viver. Nunca tem alma de funcionário. Vive, sem vender seus livros aos governos, sem depender de favores nem de prêmios, ignorando a técnica dos falsos gênios oficiais que simulam ter o mérito para vegetar à sombra do Estado. Vive como é, procurando a Verdade e decidido a não se desviar um milésimo dela. Aquele que domesticar suas convicções não será, não poderá ser, nunca, absolutamente, um homem genial.

Também não é um gênio aquele que concebe um bem e não o pratica. Sem unidade moral não há gênio. Aquele que prega a verdade e transgride com a mentira, aquele que prega a justiça e não é justo, aquele que prega a piedade e é cruel, aquele que prega a lealdade e trai, aquele que prega o patriotismo e explora, aquele que prega o caráter e é servil, aquele que prega a dignidade e se arrasta, todos os que usam a falsidade, intrigas, humilhações - esses mil instrumentos incompatíveis com a visão de um ideal - esse não é gênio, está longe da santidade: sua voz apaga-se sem eco, não repercute no tempo, como se ressoasse no vazio. 

O portador de um ideal vai por caminhos retos, não se importando que sejam àsperos e abruptos. Nunca transgride movido por interesses vis; repudia o mal, quando concebe o bem; ignora a duplicidade. Ama na Pátria todos os seus concidadões e sente vibrar em sua alma a de toda a Humanidade; tem atitudes sinceras que dão calafrios aos hipócritas de seu tempo e diz a verdade em estilo pessoal que só pode ser palavra sua; tolera nos outros erros sinceros, recordando os seus próprios; encrespa-se diante da baixeza, pronunciando palavras que têm ritmo de apocalipse e eficácia de catapulta; acredita em si mesmo e em seus ideais, sem pactuar com preconceitos e dogmas dos que o acossam com fúria por todos os lados. Assim é a moralidade superior do gênio. Cultiva em grau supremo as mais altas virtudes, sem se preocupar em arrancar da selva magnífica as ervas daninhas que concentram a preocupação dos espíritos vulgares.

Os gênios ampliam sua sensibilidade à medida que elevam sua inteligência. Podem subordinar os pequenos sentimentos aos grandes, os próximos aos remotos, os concretos aos abstratos. Por isso, os homens de mente estreita consideram-nos insensíveis, apáticos, céticos. E se enganam. Os gênios sentem, melhor que os outros, o que é humano. O medíocre limita seu horizonte afetivo a si mesmo, a sua família, ao seu grupo, a sua facção; mas não sabe estendê-lo à Verdade ou à Humanidade, que só podem interessar ao gênio. Muitos homens dariam a vida para defender sua seita; são raros os que se imolaram conscientemente por uma doutrina ou ideal. 

A fé é a força do gênio. Para imantar uma era, é necessário amar seu ideal e transformá-lo em paixão. "Golpeia teu coração, pois nele está teu gênio", escreveu Stuart Mill, antes de Nietzsche. A intensa cultura não esfria os visionários: sua vida inteira é uma fé em ação. Sabem que os caminhos mais duros levam mais longe. Não empreendem nada que não estejam decididos a concluir. As resistências são desafios que os incitam a perseverar. Mesmo que uma nuvem de ceticismo escurecesse o céu, são definitivamente, otimistas e crentes: quando sorriem, adivinha-se facilmente o fogo crepitante sob sua ironia. Enquanto o homem sem ideais se rende na primeira dificuldade, o gênio apodera-se do obstáculo, provoca-o, cultiva-o, como se nele depositasse seu orgulho e sua glória. Com igual veemência a chama acossa o objeto que a obstrui, até acendê-lo para tornar-se mais viva. 

A fé é a antítese do fanatismo. A firmeza do gênio é a suprema dignidade do próprio Ideal; a falta de crenças solidamente cimentadas transforma o medíocre em fanático. Confirma-se a fé no choque com as opiniões contrárias; o fanatismo teme vacilar diante delas e tenta afogá-las. Enquanto suas velhas crenças agonizam, Saulo persegue os cristãos, com fúria proporcional a seu fanatismo; mas quando o novo credo se firma em Paulo, a fé o anima, infinitamente: ensina e não persegue, prega e não amordaça. Morre por sua fé, mas não mata; se fosse fanático, teria vivido para matar. A fé é tolerante: respeita as crenças próprias nas alheias. É simples confiança num Ideal e na suficiência das próprias forças; os homens de gênio mantêm-se crente e firmes em suas doutrinas, melhor do que se estas fossem dogmas ou mandamentos. Permanecem livres das superstições vulgares e com frequencia as combatem: por isso, os fanáticos consideram-nos incrédulos, confundido seu horror à mentira comum com falta de entusiasmo pelo próprio Ideal. Todas as religiões reveladas podem permanecer alheias à fé do homem virtuoso. Não existe nada mais estranho à fé do que o fanatismo. A fé é dos visionários e o fanatismo, dos servos. A fé é a chama que ascende o fanatismo é cinza que não se apaga. A fé é a dignidade e o fanatismo é a renúncia. A fé é uma afirmação individual de alguma verdade própria e o fanatismo é um conjuro de multidão para afogar a verdade dos outros. 

Comparando com a domesticação do caráter que rebaixa o nível moral das sociedades contemporâneas, toda homenagem aos homens de gênio que empenharam sua vida pela Liberdade e pela Ciência é um ato de fé em seu Futuro: só deles pode-se tomar exemplos morais que contribuam para o aperfeiçoamento da Humanidade. Quando uma geração se cansa da mediocridade, da falsidade, do servilismo, deve buscar nos gênios de sua raça os símbolos de pensamento e de ação que a fortaleçam para os novos esforços.

Todo homem de gênio é a personificação suprema de um Ideal. Contra a mediocridade, que assedia os espíritos originais, convém fomentar seu culto; robustece as asas nascentes. Os destinos mais altos fortalecem-se no calor da admiração. Depositar a própria fé em algum sonho, apaixonadamente, com a mais profunda emoção, é ascender às alturas onde paira a glória. Ensinando a admirar o gênio, a santidade e o heroísmo, preparam-se climas propícios a seu advento.

Os ídolos de mil fanatismos morreram ao longo dos séculos, e é forçoso que os vindouros também morram, implacavelmente ceifados pelo tempo. 

Existe algo mais humano, mais duradouro que a supersticiosa fantasmagoria do divino: o exemplo das altas virtudes. Os santos da moral idealista não fazem milagres: realizam obras magnas, concebem belezas supremas, investigam verdades profundas. Enquanto existirem corações que anima o anseio de perfeição, serão comovidos por tudo o que revela fé em um Ideal: pelo canto dos poetas, pelo gesto dos heróis, pela virtude dos santos, pela doutrina dos sábios, pela filosofia dos pensadores. 

José Ingenieros
O Homem Medíocre

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!