Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

13 janeiro 2011

Sintomas de Lucidez Perigosa


- Boa noite. Hoje é quarta 24 de setembro e esta é minha última transmissão. Ontem anunciei neste programa que iria cometer suicídio ao vivo. Assumidamente um ato de loucura. Bom, vou lhes contar o ocorrido. Me cansei dessas merdas de MENTIRAS.
- Está certo, corta, tire-o do ar.
- Deixe-o no ar.
- Eu ainda estou no ar?
- Se é assim que ele quer sair, será assim que ele sairá.
- Não sei outro modo de dizer isso, cansei dessas merdas de desculpas esfarrapadas.
- Sim o Sr. Schumacher está aqui. Você quer falar com ele?
- As razões que damos pra viver não são nada além de desculpas. E se não conseguimos pensar numa razão, sempre recorremos à "Desculpa-Deus". Não sabemos o por que passamos por toda essa dor sem sentido, humilhação e decadência, então já que não sabemos, logo pensamos que é melhor que tenha alguém em algum lugar que saiba. E essa é a "Desculpa-Deus".
- Ele disse que a vida é uma desculpa de merda. 
- E ela é ! Então não me encha o saco.
- O Homem é uma nobre criatura que comanda seu próprio mundo. Quem precisa de Deus? Bem, se tiver alguém que consiga olhar pra esse mundo demente e desprezível em que vivemos e vir me dizer que o Homem é uma nobre criatura, acredite em mim, essa pessoa estará falando uma grande merda.
- Mas de que porra você está rindo?
- Desculpe, não consigo segurar. É hilário.
- Isso está sendo transmitido ao vivo, para todas as 67 sub-emissoras.
- Deixei-o no ar.
- Estive casado por 33 anos, uma maldita fraude.
- O Sr.Hackett na linha.
- Diga ao Sr.Hackett pra se fuder.
- Então não me sobraram mais mentiras. Elas acabaram...
- Não consigo escutar você. Fale um pouco mais alto. Sim, agora consigo escutar... Sim... Por que eu?... Eu disse "Por que eu?".
- Howard está na sala dele?
- Harry, estou acabando com essa coisa excêntrica de "profeta raivoso". Esta noite voltaremos a ser como era antes: só notícias.
- Sim? Max, Max, estou te falando, ele está bem. Ele esteve esperto o dia todo. Ele foi engraçado o dia todo. E todos se divertiram com ele na reunião. Eu disse pra ele!
- Preparar VTA. Dois, pronto. 
- Entre o anunciante.
- O "Noticiário da UBS ... com Howard Beale". 
- Na última noite fui acordado no meio de um sonho, logo após as 2:00 da manhã, por uma nítida voz sussurrante. A princípio não consegui entender nada, naquele quarto escuro. Eu disse, "Me desculpe. Mas você terá que falar um pouco mais alto."
- O que você quer de mim?
- Nada.
A voz disse pra mim, "Eu quero que você CONTE A VERDADE. Não será fácil, porque as pessoas NÃO QUEREM SABER A VERDADE."
Eu disse, "Você está falando sério? Que sei eu sobre a verdade?"
Mas a voz disse, "Não se preocupe com a verdade. Eu vou colocar as palavras na sua boca."
Eu disse, "Por acaso você é o arbusto flamejante? Eu não sou Moisés." 
E a voz disse, "Eu não sou Deus. O que isso tem a ver com Deus?" 
A voz disse, "Nós não estamos falando da verdade eterna. Estamos falando sobre a TRANSITÓRIA VERDADE HUMANA! Não espero que as pessoas sejam capazes de alcançar a verdade mas espero que pelo menos tenham capacidade de auto-preservação."
Eu disse, "Por que eu?"
E a voz disse, "Porque você está na televisão, panaca."
- Magnífico.
- "Quarenta milhões de americanos ouvindo você e depois do show, talvez 50. Não estou pedindo pra você peregrinar como um maltrapilho pregando o juízo final. Você está na TV."
Pensei por um instante. E então eu disse "ok."...
- Feche a porta, Harry. Howard, estou tirando você do ar. Acho que você está tendo um colapso e requer tratamento.
- Isso não é um surto psicótico é um momento de clareza. Estou ligado a alguma coisa. Estou ligado a algum espírito especial. E não é um sentimento religioso. É uma descarga de uma forte energia elétrica. Me sinto vivo e vibrante como se, de repente, eu tivesse sido ligado num grande campo eletro-magnético. Me sinto conectado com todas as coisas vivas. Com flores, pássaros todos os animais do mundo e até com uma grande força invisível... O que eu acho que os hindus chamam de "prana". Mas não é um colapso. Nunca me senti melhor em toda minha vida. É uma sensação poderosa e linda. É a exaltada falha do tempo-espaço contínuo atingindo-a não há tempo e espaço, só AMOR. Me sinto no limite dum penhasco
da grande verdade-última.

Do filme: Rede de Intrigas (1976)

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!