Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

03 janeiro 2011

Você também é o Complexo do Alemão

Há mais de uma semana, a grande mídia espetaculariza e incrimina os territórios pobres. A favela Vila Cruzeiro e o Complexo do Alemão é a pauta da mídia. As mesmas emissoras de TV estão tentando passar para o povo Brasileiro, que estamos vivendo uma guerra no Rio de Janeiro. Não podemos negar que alguém ou algum grupo praticou ato criminoso e violento ao incendiar carros e ônibus na metrópole. Mas por que será? Quem foi? A mídia fala muito que a polícia irá acabar com o tráfico! Será? Quem bota essas armas pesadas nas favelas? Quem bota toneladas de drogas nas favelas? - será que é criminalizando as favelas que a violência da cidade irá acabar? Sabemos que o tráfico gera muito lucro, cerca de 4 trilhões de dólares por ano. E quem fica com toda essa grana, que nem eu e nem você sonha em ter em mãos. Você sabia que os grandes bancos ITAÚ, BRADESCO e outros, são quem lava essa grana? NÃO! Gente, você conhece algum traficante nascido nestas favelas da VILA CRUZEIRO OU COMPLEXO DO ALEMÃO, que estão passeando de helicóptero? Que tem uma mansão em Ipanema ou na barra da Tijuca? É, é muito dificíl de responder essa pergunta! Agora pergunto: Conhece algum traficante que não tem casa própria? Que não tem dente? Que é viciado? Que está na miséria? Essa pergunta já é mais fácil né?... Gente, queremos chamar a atenção é que não temos que aceitar esse sensacionalismo que a GLOBO, RECORD e outras estão fazendo com aquelas favelas. Não estamos em guerra! NÃO TEM DIA D. Porque temos de aceitar dezenas de pessoas serem mortas e ainda aplaudirmos como se fosse um jogo de video-game? Porque a policia pode matar Pretos e Brancos pobres e isso é aceito com a maior naturalidade por parte da sociedade? Nós moradores de favelas temos que ser solidários uns com os outros.

MUITA GENTE ESTÁ SENDO
EXECUTADA E ISSO A MÍDIA NÃO MOSTRA

Muitos policiais estão arrombando as casas dos trabalhadores e roubando seus pertences, e isso não se comenta. Será que isso acontece em um condomínio de luxo, quando algum mega traficante é preso? Não. - Sabemos que essa preparação da cidade para a Copa do Mundo será feita nem que tenham que morrer dezenas, centenas, milhares de favelados. E daí que assim seja.

A Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro tem que passar a sensação de segurança, caso contrario os turistas não virão. Gente a violência enriquece gente de alto escalão, e não fica nada nas favelas a não ser a repressão, o sangue derramado pelas vielas, a criminalização do território e muita dor dos familiares que perdem seus filhos e parentes. Quem será, melhor para dar as ordens na favela? Tráfico ou polícia? Não precisamos achar que só existam essas duas opções! Podemos viver em harmonia sem a presença das armas de ambas as partes. Porque temos que viver na presença das armas? Nos condomínios os abastados não estão sendo vigiado pela policia, na portaria do prédio não estão revistando os moradores, pois sabemos que o tratamento será sempre seletivo.

“O Visão da Favela Brasil não é a favor de nenhum tipo de crime, seja ele tráfico, mensalão, médico estuprador, politico corrupto. E sim, a favor da preservação da vida”

O Jornal Visão Da Favela Brasil, é um informativo gratuito de comunicação popular
Diagramação - Texto - Ilustração: Visão da Favelas Brasil. Fone: 021-8670-0327
Blog - www.visaodafavelabr.blogspot.com 
Email: informativosantamarta@gmail.com

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!