Religiões escritas são simples pilhas de verbosidade. Religiões mostram sua verdadeira face na ação, na ação silenciosa. Para saber em que um homem acredita, observe como ele age. Para a maioria das pessoas, atender a seus corpos (bolsos*) e mentes é a sua religião. Eles podem ter idéias religiosas, mas não agem sobre elas.
Nisargadatta Maharaji* Nota do Blogista
Você sabe o que é religião? Não é cântico, não é execução de puja ou outro ritual, não é adoração de deuses de lata ou imagens de pedra; ela não se encontra nos templos e igrejas, nem na leitura da Bíblia ou do Gita; não é a repetição de um nome sagrado ou o seguir de qualquer outra superstição inventada pelos homens. Nada disso é religião.
Religião é o sentimento da bondade, daquele amor semelhante ao rio – que é um movimento rico eterno. Naquele estado, você verá chegar um momento em que não haverá busca de espécie alguma; e esse findar da busca é o começo de algo totalmente novo. A busca de Deus, da Verdade, o sentimento de se ser integralmente bom (não o cultivo da bondade, da humildade, porém o buscar, além das invenções e dos artifícios da mente, uma certa coisa – e isso significa ser sensível a essa coisa, viver nela, sê-la) isso é que é a verdadeira religião. A vida cuidará então de você, de uma maneira surpreendente, pois, de sua parte, nada haverá para cuidar. A vida, então, levará você aonde lhe aprouver, porque você será uma parte dela; não haverá mais problemas concernente à segurança ou ao que “os outros” digam ou não digam. E esta é que é a beleza da vida.
J.Krishnamurti
Você deseja uma resposta da minha parte para saber o que é religião, ou deseja descobrir a verdade sobre o que é religião? Você deseja uma resposta de alguém – por maior ou por mais estúpido que seja esse alguém – ou você tem interesse em descobrir o que é a verdadeira religião?
Se você deseja saber o que é religião verdadeira, o que você deve fazer? DEVE AFASTAR TUDO. Se tenho vidraças coloridas ou sujas, e desejo saber como é a luz real, tenho de limpar ou abrir as janelas, ou sair ao ar livre. Analogamente, você deseja saber o que é a verdadeira religião; deve então averiguar o que ela é. Para o averiguar, descobrir, você deve começar pela negação, isto é, pelo que ela não é, e afastar essas coisas – tal como você abre as janelas para ver a luz. Aí, então, pelo percebimento direto, você poderá descobri-lo.
J. Krishnamurti