Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

16 outubro 2010

A verdadeira religião dos homens

Religiões escritas são simples pilhas de verbosidade. Religiões mostram sua verdadeira face na ação, na ação silenciosa. Para saber em que um homem acredita, observe como ele age. Para a maioria das pessoas, atender a seus corpos (bolsos*) e mentes é a sua religião. Eles podem ter idéias religiosas, mas não agem sobre elas.
Nisargadatta Maharaji


* Nota do Blogista


Você sabe o que é religião? Não é cântico, não é execução de puja ou outro ritual, não é adoração de deuses de lata ou imagens de pedra; ela não se encontra nos templos e igrejas, nem na leitura da Bíblia ou do Gita; não é a repetição de um nome sagrado ou o seguir de qualquer outra superstição inventada pelos homens. Nada disso é religião.

Religião é o sentimento da bondade, daquele amor semelhante ao rio – que é um movimento rico eterno. Naquele estado, você verá chegar um momento em que não haverá busca de espécie alguma; e esse findar da busca é o começo de algo totalmente novo. A busca de Deus, da Verdade, o sentimento de se ser integralmente bom (não o cultivo da bondade, da humildade, porém o buscar, além das invenções e dos artifícios da mente, uma certa coisa – e isso significa ser sensível a essa coisa, viver nela, sê-la) isso é que é a verdadeira religião. A vida cuidará então de você, de uma maneira surpreendente, pois, de sua parte, nada haverá para cuidar. A vida, então, levará você aonde lhe aprouver, porque você será uma parte dela; não haverá mais problemas concernente à segurança ou ao que “os outros” digam ou não digam. E esta é que é a beleza da vida.

J.Krishnamurti


Você deseja uma resposta da minha parte para saber o que é religião, ou deseja descobrir a verdade sobre o que é religião? Você deseja uma resposta de alguém – por maior ou por mais estúpido que seja esse alguém – ou você tem interesse em descobrir o que é a verdadeira religião?

Se você deseja saber o que é religião verdadeira, o que você deve fazer? DEVE AFASTAR TUDO. Se tenho vidraças coloridas ou sujas, e desejo saber como é a luz real, tenho de limpar ou abrir as janelas, ou sair ao ar livre. Analogamente, você deseja saber o que é a verdadeira religião; deve então averiguar o que ela é. Para o averiguar, descobrir, você deve começar pela negação, isto é, pelo que ela não é, e afastar essas coisas – tal como você abre as janelas para ver a luz. Aí, então, pelo percebimento direto, você poderá descobri-lo.

J. Krishnamurti

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!