Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

13 outubro 2010

Abra Seu Próprio Livro

Tudo o que você precisa fazer é aquietar a mente. Existem duas maneiras de aquietar a mente: uma é através da inquirição, que é adequada a uma pequena quantidade de pessoas qualificadas; e a outra é através do yoga, que inclui concentração, meditação e outras práticas.

Primeiro você precisa da capacidade de discernir o real do irreal, para abraçar o que é real e aderir a isso. Rejeite o que é irreal e falso. A fascinação com estudo, karma, peregrinações ou imersões em águas sagradas não irá ajudá-lo. Aprender todos os Vedas, todos os sutras, como um papagaio, não irá ajudá-lo. Nenhum presente, austeridade ou caridade irá ajudá-lo.

Mais importante do que qualquer coisa é o desejo ardente pela liberdade. Isso em si é o suficiente. Se você tem este desejo ardente, você será conduzido ao Satsang. Satsang significa ficar silencioso, aquietar a mente, trazê-la de volta ao centro sempre que ela se exteriorizar. Se não conseguir fazer isso sozinho, então procure um professor aperfeiçoado, porém não cometa nenhum erro.

Quando você vai às compras, você tem livre escolha sobre o que comprar; você também tem essa mesma liberdade ao selecionar um professor. No supermercado você escolhe, “Eu não quero isto, eu não quero aquilo, isto é bom, aquilo não é bom.” Você tem liberdade de escolha, nenhuma barganha pode ser feita. Sua vida humana e sua iluminação está em uma mão, e desperdiçar sua vida com alguém incompetente para liberar você está na outra.

Alguém veio a mim dizendo, “Eu fui a muitos professores sem encontrar a iluminação, e finalmente descobri que meu próprio mestre atual não é iluminado. Ele me iniciou e agora está me enchendo com todos os tipos de medos. Ele diz que se você abandonar o professor, você terá que ir ao inferno. Encontrei alguém que me orientou a vir aqui. Estou aqui para ser iluminado. Meu guru é muito amoroso, ele não está escondendo nada de mim; ele me ensina com grande amor. Ele me ensinou todas as escrituras, que agora decorei, mas está me faltando a liberdade. Eu percebi que minha mente não está livre, e não está silenciosa. Mas agora eu sei que estou no caminho certo e que de alguma maneira estou aqui para ajudar meu professor. Após a iluminação, vou iluminar meu professor.” Eu nunca tinha ouvido falar de um estudante determinado a iluminar seu professor antes!

Se você está pendendo para a liberdade – determinado a ganhar a liberdade nesta vida, este ano, este mês, hoje, agora – você terá que fazer uma escolha. Qualquer coisa irá vir à tona na mente para sabotar você. Encontre as melhores maneiras de aquietar a mente. No instante em que a mente é aquietada, há meditação. A meditação tem que ser ininterrupta, permanente, e não apenas sentar uma hora por dia. Não significa repetir o pensamento “Eu tenho que ser livre.” Significa estar centrado no Ser, que é a única realidade; tudo o mais é falso. É preciso haver uma forte compreensão em sua mente. Não é difícil quando você descobre a habilidade de discernir o que é real do que é irreal. Prazeres dos sentidos podem tentar distraí-lo, as religiões podem prometer prazeres no céu após a morte, mas você terá que abandonar todas essas coisas. Abandone estudar qualquer livro; isso não ajuda. Agora abra seu próprio livro pela primeira vez. Abra seu próprio livro e permaneça em silêncio.

Papaji

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!