Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

15 agosto 2011

Inventariando seu estado de ser

Até quando?
  1. Você consegue silenciar o conteúdo dos monólogos de sua mente quando bem quer? Já encontrou o botão que a liga e a desliga?
  2. Você já se sentiu como um prisioneiro da sua própria mente?
  3. Por várias vezes se sentiu desesperado a ponto de sentir a vontade de sair de "dentro de si mesmo"?
  4. Sente que os seus pensamentos roubam-lhe a alegria e o frescor de viver?
  5. Sente que esta vivendo uma vida no qual seus pensamentos moldam seu dia-a-dia?
  6. Você já se conscientizou de que são os seus pensamentos que fornecem energia para as suas emoções e que, portanto, você é impotente perante os pensamentos e não perante as emoções?
  7. Você se sente cansado, quase destituído de energias por tanto observar seus pensamentos acelerados?
  8. Você acredita ser impossível interromper os processos involuntários do pensamento que se manifestam em forma de monólogos ou diálogos compulsivos?
  9. Você sente uma profunda dificuldade em manter sua mente no aqui e agora? Sente que sua mente se perde entre o passado e o futuro? Sente-se exausto por causa disso?
  10. Você se rende ao fato de ser impotente perante os seus pensamentos compulsivos?
  11. Você acredita ser impossível o cessar do pensamento?
  12. Você sente que a sua maneira de pensar causa-lhe uma profunda e significativa perda de energia vital?
  13. Você já se conscientizou de que quanto mais sua mente tenta se livrar do sofrimento, mais ela o aumenta?
  14. Você sente que os seus pensamentos impedem o florescer da capacidade de amar, da alegria e da verdadeira paz do espírito?
  15. Você está sempre tentando chegar a algum outro lugar além daquele onde você está?
  16. A maior parte do que você faz é apenas um meio para alcançar determinado fim? A satisfação está sempre em outro lugar ou restrita a breves prazeres como sexo, comida, bebida e drogas, ou relacionada a uma emoção ou excitação?
  17. Você acha que quanto mais bens adquirir, uma pessoa se sentirá melhor ou psicologicamente completa? Está à espera de um homem ou de uma mulher ou de alguma “experiência mística” que dê um sentido à sua vida?
  18. Você está sofrendo de estresse? Pensa tanto no futuro que o presente está reduzido a um meio de chegar “lá”?
  19. O passado toma uma grande parte da sua atenção? Você se pega freqüentemente falando ou pensado sobre ele, tanto de forma positiva quanto negativa?
  20. Você se sente constantemente preocupado, com a mente repleta de pensamentos do tipo “e se”?
  21. Você sente que durante anos tem estado ansiosamente procurando em livros, ensinamentos, filosofias, religiões, algo que não conhecia por experiência direta?
  22. Você sente que seu interior se encontra faminto, sem saber para onde se dirigir nem a quem recorrer?
  23. Você se sente “só”, que “ninguém o compreende” chegando por vezes a sentir o medo de estar perdendo a sanidade?
  24. Você se sente pronto para obter a ajuda contida desde sempre em seu próprio interior?

Se você respondeu SIM para boa parte destas questões e acima de tudo:

  • Se sentir suficientemente preparado para deixar de lado todas os seus condicionamentos, crenças, opiniões pessoais, resultantes da influência de terceiros;
  • Se você se sentir forte o suficiente para enfrentar o temor e a dúvida que sua mente fará surgir na medida em que for se aprofundando;
  • Se você sente o sincero desejo de experienciar de forma direta - acima de tudo - o Ser que o faz ser, então... Junte-se a nós! Você não está só!
Nelson Jonas R. de Oliveira

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!