Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

02 novembro 2007

Certo dia no MSN...

- Salve JR! Como está? E as coisas?

- Estou aqui caminhando, levando a vida, observando o tédio e a mesmice, sem idéia nova.

- Eu também JR... Caminhando neste caminho sem caminho.

- Ontem a Deca te viu no Metrô.

- Ah é? Eu devia estar muito feliz.

- Ahahahahahahahaha... Radiante de alegria.

- Hahah!

- Mas sério... Como está você?

- Estou indo... Vivendo mediocremente; vendo nada em tudo: o vácuo.

- A consciência do grau de mediocridade e vulgaridade da nossa rotina diária é que mata.

- Sem duvida!

- Se ao menos não tivéssemos a consciência desse fato, creio que seria muito mais fácil.

- Conviver com esse pouco é cruel. O dia a dia é uma engrenagem: ela roda, roda... E só isso.

- Hoje de manhã, lembrei-me de você, logo no café da manhã. Eu estava assistindo ao jornal da manhã e vi a noticia da greve geral na França. Os franceses pararam, coisa que me parece ser um dos seus grandes sonhos.

- Acho que é uma tentativa.

- Eu já não me preocupo com isso, acho até que essa preocupação com política seja uma forma de esquecimento de si mesmo. Eu quero é estar bem comigo e que se dane o tipo de sistema que impere, pois será sempre a mesma merda. Não me ajuda em nada.

- JR, acho que a preocupação política é pertinente, já que ela rege algo na nossa vida, mas também acho que é 5% do problema do todo: 5% política, 10% social e o resto da consciência individual. Mas a política, economia deve ser considerada também; acho que são frutos de como estamos: é um reflexo da consciência global. Por exemplo: fazer greve só por fazer não adianta em nada, ou fazer greve para ver o próprio umbigo, a meu ver, também não resolve. Querendo ou não você está sob influência da economia e da sociedade. Pois é o sistema.

- Não tanto quanto você. Creio que podemos minimizar isso.

- É a mesma coisa anular ou votar nulo... Também não resolve nada.

- Isso vai da consciência própria.

- Acho que o despertar da consciência pode levar uma economia melhor, mas estou achando meio utópico ultimamente. Acho que não podemos ficar alheios ao que vivenciamos.

- Não vejo isso. Não existe despertar de consciência coletiva. Portanto, não há como ocorrer isso.

- Política não é só feita de político, política tem a ver se você dá bom dia ou não para o seu vizinho.

- Se na sua firma você troca o mouse do usuário com um sorriso no rosto... Isso é política?

- Todos somos políticos de um grau ou de outro. Trocar mouse envolve política, o jeito que abordo o usuário... Ou sou um bom político ou não. Política com o balconista da padaria e por ai vai... É como eu vejo as coisas.

- Realmente é um "usuário". Eu não chamaria a isso de política.

- Acho que há espaço para economia, para os problemas sociais, para evolução da consciência e tudo mais. Acho que os grandes lideres falharam, pois viram uma saída para os problemas como única saída.

- “Líderes”... Sei!

- Eles colocaram o motor novo no carro, mas não colocaram os pneus e o carro não sai do lugar ..."lideres".

- "Motor novo"... Sei!

- Como queira!

- Não há nada de novo e nem de líder, somente uma idéia que está sendo perpetuada de "liderado para liderado".

- Nunca houve! A questão não é essa. A questão maior é que não dá para ficar alheio ao que não "nos interessa". Tudo está interligado.

- Desculpe, mas isso, política, não me interessa.

- Desculpe... Mas, é uma forma simplista de ver as coisas, mas, tudo bem!

- Que seja!

- Economia, ciência, tecnologia, consciência, tudo se interliga. Quando uma falha a outra desaba e assim vai. A meu ver!

- Economia, ciência, tecnologia não se interligam com a consciência... São resultados diretos da consciência.

- Pois é... Então estão interligados do mesmo jeito.

- Não! Não estão! Pode haver economia, ciência, tecnologia SEM consciência e diga-se de passagem, é o que mais existe. Creio que a economia, ciência, tecnologia não usam a consciência. A consciência é que usa a economia, ciência, tecnologia.

- Sim... Concordo! Um exemplo disso é terem jogado a bomba atômica em Hiroshima. Uso da tecnologia com consciência: scanner atômico na medicina. Economia sem consciência: imperialismo americano! Tudo está ligado, mas concordo que inconscientemente. Hoje... Inconscientemente... Quem sabe amanhã... Mas, não estarei vivo pra ver isso!

- Não creio!

- Eu acredito... Mas, vai demorar muito...

- Não haverá esse tempo!

- Acredito que o planeta vai entrar numa falência completa!

- Vai?... Sei!... Já estamos nela!

- Todos vão "quebrar"... Todos! Sem exceção! Creio eu, que estamos no inicio e o final vai ser pior que isso!

- O inicio foi na Revolução Industrial.

- Mas ela foi importantíssima... E afeta a todos até hoje, ela foi feita para manter a elite como está hoje. Ela é recente numa historia que vem antes e depois de Cristo... A revolução industrial é recente. A distribuição de renda sem critério e sem consciência deu na merda de hoje.

- Para você ver como o caos está instalado em pouquíssimo tempo. Conseguimos em 100 anos o que em milhões não conseguimos como espécie.

- Mas acho que com um único objetivo: ou de ter conforto pessoal ou para manter uma sociedade privilegiada... Acho que nada na historia foi feito pensando na humanidade.

- Gosto muito de uma frase de uma atriz chamada Odete Lara: “O pavoroso desequilíbrio social que assistimos nestes dias não se deve à falta de comida, mas à falta de vergonha, consciência e compaixão. E estas não podem ser encontradas no altar do materialismo que nossa civilização cultua”... A revolução industrial despertou o homem para o materialismo e ai, ferrou tudo!

- É... Tudo foi usado para criar grandes corporações e para manter seus dirigentes no comando global. Gostei de ver ontem o presidente da Bolívia. A Petrobrás tem investimento pra lá de um bilhão de dólares, dai entrou um índio no comando e disse: ...”aqui a Petrobrás não manda e nem diz o preço”.

- Para mim, apenas palavras ao vento...

- Para mim não! É uma reação contra o império! Se fosse uma empresa americana ele estaria fora do governo em menos de um mês.

- Vamos ver. Esperemos um mês.

- Para mim isso tem importância... Mesmo que seja bem pequena, não posso deixar de ver isso mesmo sabendo que o problema é bem maior que esse. Imagine eu chegar em sua casa, entrar, pegar umas cervejinhas e falar: pendura ai. Depois eu vejo quanto eu dou. Imagina fazer isso todo dia. É o que os caras fazem conosco... É um problema pequeno, talvez, mas a meu ver, deve ser relevado.

- No que esse problema pode te fazer melhor?

- Não é me fazer melhor ou pior... É uma constatação que não posso ficar alheio...

- Ok, e o que muda no fato de você não estar alheio?

- O fato de conseguir ver coisas que muitos não estão enxergando. Que estão de baixo do meu nariz.

- E o que muda no fato de você ver as coisas que muitos não estão enxergando?

- O fato de ver a minha evolução de consciência... Que num futuro possa ter uma responsabilidade; estar integro com minha consciência e poder dizer a alguém que não consegue enxergar!

- Ah! Ok! Num “futuro”... Sei!

- O futuro é hoje! Os caras que têm uma consciência evoluída tem responsabilidades.

- Ok, o futuro é hoje, e você viu tudo isso. E o que vai fazer?

- Criar uma maneira de divulgar isso como fez o Luciano Pires. Isso é a responsabilidade. Ele criou um site no que estava diante da possibilidade dele.

- Ok! Deixemos o Luciano para lá... Quero saber o que você vai fazer?

- Hoje: nada!

- Ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Isso sim, meu caro, é uma visão simplista! Isso sim é política!

- "Amanhã" posso estar trabalhando numa cozinha e ensinar pessoa carente a entra num mercado de trabalho. Dentro das minhas possibilidades, amanhã ou ano que vem...

- Apontar e prometer para um futuro próximo... Amanhã... Ok!

- Não importa! Mas, que algo pode ser feito e tenho consciência disso; uma responsabilidade, dentro das possibilidades.

- É a mesma frase do político... Hoje não tenho possibilidades, pois não tenho o poder nas mãos, amanhã quando eu tiver o poder, farei as grandes mudanças...

- Não. Não! Comparar-me a um político profissional é injusto! O político profissional promete já sabendo que não vai cumprir.

- Você sabe se vai cumprir?

- Eu não estou prometendo nada! Cara: está louco? Eu não prometi nada! Hahahahah... Não é uma questão de promessa; é uma questão de responsabilidade!

- Mas você mesmo disse: "amanhã" posso estar trabalhando numa cozinha e ensinar pessoa carente a entra num mercado de trabalho...Dentro das minha possibilidades!

- Não sou político profissional! Pode ser...

- Somos então “políticos genéricos"?

- Somos políticos... Não existe apolítico!

- Falamos, falamos e não fazemos nada! Mas... Amanhã... Dentro das minhas possibilidades...

- Hahahahahaha! Você se estressa rápido!... Hahahahahahahahahahah!!

- Não estou estressado! Só estou constatando a incoerência!

- É divertido falar com você! Não disse nenhuma incoerência!

- Então, tudo bem!

- Só constatei o que eu posso fazer quando puder fazer! Constatei que tenho uma responsabilidade, que posso fazer algo, quando estiver com possibilidades. E ver que é possível!

- Só uma pergunta: Você não acha que dentro da visão panorâmica que sua consciência vê, o que você pensa poder fazer não é muito pequeno?

- Pequeno para quem? Para você? Quem dimensionou isso? Você? Ou sua grande consciência espiritual?

- Ok... Tudo bem! Reconheço uma boa saída política!

- Hahahahahahahahahah!! É bom conversar com você! É nítida a sua irritação... Desculpe! Mas isso não vem ao caso!

- Tem espelho por ai?

- Estou me olhando! Hahah! Ok... Estamos irritados!

- Pode ser somente o seu ponto de vista!

- Pode ser... O que eu acho ultimamente não importa muito nem para mim mesmo! Vou usar da política agora! Vou atender um usuário que está com um "grande" problema.

- Ok! Até mais!


Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!