Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

25 novembro 2007

O que é ser Livreiro?

Começo meu texto do dia, fazendo questão de citar parte de um material super interessante que encontrei na Internet e que vem de encontro com os meus mais profundos sentimentos. O texto abaixo foi extraído do endereço: www.caravansarai.com.br/Livreiro.htm...


Livreiro
Ser livreiro não é uma profissão, é um estado de espírito.

Antigamente, as livrarias costumavam ter um profissional chamado de livreiro, pois que entendia muito dos livros oferecidos pela loja. Ainda hoje, existem algumas livrarias pequenas, geralmente administradas pelo próprio dono, onde este faz o papel de livreiro.

Mas as grandes livrarias de rua e os mega sites que vendem, entre outras coisas, livros, não costumam oferecer a seus clientes os serviços desse tipo de profissional.

Trata-se de um profissional "em extinção".

Um livreiro é aquele cara que adora livros, não só os que vende, como outros. Um bom livreiro tem que ser aquele tipo de pessoa que não sai de casa sem um livro na mão. Lê no ônibus, na fila do banco e se bobear, lê enquanto está andando pela rua e isso às vezes acarreta algum acidente...

Bingo! Esse sou eu, um profissional em extinção, deparando-se com o naufrágio de seu antigo sonho. O motivo deste naufrágio já estava previsto tempos atrás, no filme "Mensagem para Você", estrelado por Tom Hanks, Meg Ryan, onde de forma brilhante, retrata a força da grana destruindo coisas belas... Uma corporação literalmente engolindo os 42 anos de trabalho de uma família. Como uma boa livreira, Kathleen (Meg Ryan), lutou até os últimos centavos... A pessoalidade, a amorosidade, o prazer de ver um cliente e amigo saindo pela porta da loja com ótimo livro em suas mãos, perdeu-se para a impessoalidade, a mecanicidade, o desconhecimento e o interesse de livrar-se o mais rápido do "S" – expressão usado pelos comerciantes para designar o cliente -, com o intuito de garantir outra venda.

Pois bem, Kathleen, compactuo dos mesmos sentimentos! Os Cuidadores do Ser, após uma pequena reunião, diante dos extratos bancários, rendem-se ao fato de estarem naufragando... Infelizmente, temos que largar o bote... Decidimos encerrar nossas atividades comerciais no último dia de 2007.

Se é coincidência ou não, nossa reunião ocorreu logo que cheguei de Santana, trazendo comigo os dvd's "Nada é Para Sempre" e "O Naufrago"... (Li em algum livro que coincidências não existem... É o modo usado pelo Provedor da Grande Vida, para se manifestar em anonimato)...

- Sinto-lhe dizer, mas não tem mais como continuarmos, meu filho. Estamos tendo que colocar dinheiro do bolso para manter a loja. É triste, mas é a realidade.

Sem lhe falar nada, em minha mente, as palavras de Gandhi sobre a Verdade ecoaram trazendo leveza no ser: "A Verdade é cortante como diamante, mas também é doce como flor de pessegueiro". Em frações de segundos vi passar pela minha mente, o pequeno Toninho da loja de DVD's, contando-me sua história de naufrágio no mundo da pirataria e o seu resgate para o solo firme de um pequeno comércio.

- Se não há o que fazer, então, fechemos a loja. Digo-lhe isso sem o menor ressentimento. Sou grato a tudo que consegui com a Cuidar do Ser; se não fosse por ela, eu não seria quem eu sou hoje. Encerraremos as atividades comerciais, mas, o espírito do Cuidar, nunca será fechado dentro do meu ser. Sabemos muito bem, que o que temos hoje conosco, não tem mais nada a ver com as origens da Cuidar do Ser; estávamos a anos mantendo um moribundo num balão de oxigênio... Nada é para Sempre... Deixemos ir... O Provedor da Grande Vida não nos deixou na mão durante todos estes anos; com certeza, algo se manifestará que trará um novo vigor, uma nova maneira de se Cuidar do Ser. Fique tranqüila. Está tudo bem! Isto também passará!

Pude perceber que ela segurou o choro enquanto dobrava as três folhas amarelas dos extratos.

- Fizemos o que foi possível, assim como a Cuidar do Ser, fez por nós e por tantos, enquanto lhe foi possível. Creio que uma nova etapa está por vir, além do mais, já está bem em tempo da senhora descansar. Fique tranqüila. Já tivemos provas suficientes de que, no fim de tudo, as situações que nos parecem criticas e desesperadoras, acabam se mostrando bem melhores para todos os envolvidos. Isso é um fato!

- Você tem certeza do que está falando?

- Fique tranqüila, minha mãe! Não me sinto bem em vê-la correndo para cima e para baixo com essas sacolas de roupas. Sei que você gosta disso, mas, já está na hora de descansar e se dedicar mais para si mesma, seu marido e netas. A gente se vira. Tratemos de mandar fazer logo uma faixa para liquidar as mercadorias. Nesta semana já fala com o proprietário e a imobiliária. Fique tranqüila, tudo vai acabar bem! Agora vou subir, almoçar e escrever um texto sobre a experiência que vivi agora pela manhã lá em Santana. Até daqui a pouco.

E assim, em poucos minutos, sem a menor hesitação, da mesma forma que conversamos sobre a abertura da Cuidar do Ser, decidimos pelo seu fechamento. Ao entrar em casa, quando coloquei os DVD's sobre a mesa de vidro, olhando para a capa do filme "O Náufrago", confesso que senti um frio do medo do desconhecido correndo pela espinha. E, novamente, uma frase percorreu a minha mente: O pior naufrágio não é aquele que acontece em alto-mar, mas em terra firme quando nos acovardamos em nos lançar nas ondas do grande oceano das possibilidades. Foi uma frase rápida, mas, suficientemente forte para me deixar em paz. Mais tarde, conversando com minha fiel companheira Deca, ela me trouxe mais uma frase que me proporcionou maior sustentação:

- Existem situações em nossa vida que não temos que virar a página, mas sim, arrancá-la de vez... Olhe bem para a minha história, não troco o pior dia de hoje, pelos melhores que tive no meu passado.

- Você tem razão. Agora, o que você acha de assistirmos o presente que ganhei daquele rapaz?

- Qual?

- "O Náufrago"? Talvez tenha algo para mim naquele filme.

- Tudo bem! Vamos lá!

- Vamos lá ver o que a maré vai nos trazer!

L

IVROS II





MENSAGEM AOS LIVREIROS





MANIFESTO





LIVROS



Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!