Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

08 novembro 2007

Livros, pedras e imagens

- Boa tarde, senhora!

- Boa tarde! Fique a vontade, só estou vendo por enquanto.

- Se eu puder lhe ajudar, basta me fazer um pequeno sinal. Fique a vontade.

- Você trabalha com incensos?

- Bem atrás da senhora.

- Ah! Ando com tanta sorte ultimamente, que se fosse uma cobra, com certeza teria me picado.

- Algum aroma da sua preferência?

- Prefiro os florais.

- Vejamos: temos de acácia, aloe vera, flor de pitanga, flor de laranjeira, gardênia, gerânio...

- Menos de jasmim, pois meu marido odeia, acha muito forte.

- Ok, senhora! Temos também de mil flores, rosa amarela, rosa branca, rosa mística, rosa chá, rosa vermelha, tulipa...

- Tulipa também não! Acho um horror, lembra velório!

- Ok, senhora!

- Quero dois de acácia, aloe vera, flor de pitanga, rosa branca e também de rosa vermelha.

- Muito bem, senhora! Ótimos aromas!

- Não consigo ficar sem incenso em casa... Deixe-me ver o cristal que está exposto ali na vitrine.

- Só um momento, por favor... Aqui está ele.

- É nacional?

- Não, senhora, austríaco e com certificado.

- Vou levá-lo! Você tem ametista e perita?

- Tenho sim, senhora. De que tamanho a senhora precisa?

- Pequenos, para patuá.

- Aqui estão, senhora.

- Quero estas aqui. Coloque também este quartzo preto... Você trabalha com prataria?

- Sim, senhora. Por favor, aqui neste balcão.

- Preciso um com camafeu e que tenha prata e ouro. Tenho tido muita dificuldade para encontrá-lo.

- Nesse modelo, infelizmente, hoje, não tenho como servi-la. Mas, se a senhora não estiver com muita urgência, poderei verificar com os meus fornecedores.

- Que pena! Deixe estar! Tenho muita urgência e preciso antes de sexta-feira, pois tenho que usá-lo numa cerimônia... E estes livros?

- Todos estão em liquidação, senhora. Qualquer um deles por apenas R$10,00.

- Por que está liquidando os livros?

- Neste país, é bastante complicado trabalhar com livros, senhora; especialmente quando se trabalha com livros voltados para o autoconhecimento. Minha experiências nos últimos anos tem demonstrado que a grande maioria das pessoas não buscam por livros que as leve para uma viagem ao interior de si mesmas... Preferem contos do além, romances com final feliz, livros de como conseguir sucesso sem fazer o mínimo esforço, ou então, esses livros de modismo esotérico ou de auto-ajuda que em nada ajudam e só embotam mais a mente. Por isso é que estou liquidando os mesmos, uma vez que não pretendo trabalhar com esse tipo de literatura.

- Você não acredita que esse tipo de leitura possa ter alguma utilidade?

- Claro, para o bolso do autor, para o caixa da editora e de quem os vende sem o menor peso na consciência.

- Pensando desse modo, fica mesmo difícil de se trabalhar com livros.

- Senhora, se me permite, não posso ser considerado como um livreiro. Gosto muito de uma expressão criada por uma finada amiga: sou um "farmacêutico de letrinhas". Procuro trabalhar com livros que possam de alguma maneira ajudar na tão negligenciada arte de Cuidar do Ser. No entanto, livros com tal conteúdo, acabam por amarelar nas prateleiras e, por esse fato, o que é ainda pior, estão deixando de ser editados por não oferecerem resultados financeiros imediatos para as editoras. Se eu aceitasse vender livros sobre as memórias sexuais de uma prostituta esportista, a vida do Airton Senna, ou do tipo "peça e será atendido", ou coisa parecida, talvez, daria certo. No entanto, esse não é o espírito que move a Cuidar do Ser, como já diz o nome da nossa loja. Sempre procurei trabalhar com livros que ajudam a "desvendar" aquilo que foi "vendado" através da venda desses livros repletos de mediocridades e condicionamentos. É por isso, que os estou liquidando.

- Entendo!

- Mas, se a senhora procurar pela estante com os bons olhos que tem, ainda poderá encontrar alguns títulos com um ótimo conteúdo. Fique a vontade.

- Obrigada!... Vou levar estes dois: "Tudo que uma jovem bruxa precisa saber – feitiços para o dia a dia" e "Aurora – essência cósmica criadora".

- Ok, senhora. Posso ajudá-la em mais alguma coisa que a senhora esteja precisando?

- Você trabalha com pêndulos de cristal?

- Trabalho sim, senhora.

- Vou querer dois.

- Branco ou rosa?

- Tanto faz! Você não tem aqueles que acompanham uma fitinha vermelha? Minha consultora de Feng Shui sugeriu desse tipo.

- Com fitas vermelhas, não vou ter, senhora.

- Tudo bem! Vou levar estes mesmo, depois trato de adaptar uma fita.

- Mais alguma coisa, senhora?

- Você não trabalha com imagens? Estou precisando uma da Santa Edwiges.

- Infelizmente, não tenho senhora.

- Que pena! Estou precisando de uma para passar para frente. Bem, por hoje é só! Por favor, veja quanto deu e tire metade neste cartão e o restante neste outro.

- Ok, senhora... Sua senha, por favor... Muito bem! Aqui estão as suas vias! Este é o nosso cartão com o nosso telefone e o endereço do nosso site na internet. Se a senhora gosta de bons textos, com certeza poderá desfrutar de uma ótima coletânea que estamos fazendo a quase cinco anos, além de dicas de filmes e outras coisas mais para a prática da arte de Cuidar do Ser.

- Obrigada!

- Eu que lhe agradeço pela preferência. Precisando, por favor, disponha!

- Pode ter certeza de que vou voltar! Até mais!

- Até mais, senhora! Tenha um dia repleto de bons momentos!

- Obrigada, para você também!

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!