Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

29 dezembro 2010

A psicologia dos homens medíocres


A psicologia dos homens medíocres se caracteriza por um risco comum: a incapacidade de conceber uma perfeição, de formar um ideal.

São rotineiros, honestos e mansos; pensam com a cabeça dos outros, compartilham a hipocrisia moral alheia e ajustam seu caráter à domesticidade convencional.

Estão fora de sua órbita a genialidade, a virtude e a dignidade, privilégios do caráter excelente; sofrem com isso e desprezam-no. São cegos para a aurora; ignoram a quimera do artista, o sonho do sábio e a paixão do apóstolo. Condenados a vegetar, não suspeitam que existe o infinito além de seus horizontes.

O horror do desconhecido ata-os a mil preconceitos, tornando-os covardes e indecisos: nada pica sua curiosidade; carecem de iniciativa e olham sempre o passado, como se tivessem os olhos na nuca.

São incapazes de virtude; não a concebem ou esta exige deles esforço demais. Nenhum anseio de santidade altera o sangue em seu coração; às vezes não cometem delitos por medo de um possível remorso.

Não vibram conforme as tensões mais altas da energia; são frios, embora ignorem a serenidade; apáticos sem ser previdentes; sempre acomodatícios, nunca equilibrados. Não sabem estremecer de arrepio com uma suave carícia, nem se lançar de indignação ante uma ofensa.

Não vivem a vida para si mesmos, mas para o fantasma que projetam na opinião de seus similares. Carecem de linha; sua personalidade se apaga como um pedaço de carvão cujo lume vai-se extinguindo até desaparecer. Trocam sua honra por uma homenagem e fecham à chave sua dignidade para evitar um perigo; renunciariam a viver antes do que gritar a verdade ante o erro de muitos. Seu cérebro e seu coração estão igualmente entorpecidos como os pólos de um imã gasto.

Quando se juntam são perigosos. A força do número supre a debilidade individual: associam-se aos milhares para oprimir os que se negam a alinhar-se à rotina.

Subtraídos à curiosidade do sábio pela couraça de sua insignificância, fortificam-se na coesão do total; por isso a mediocridade é moralmente perigosa e seu conjunto é nocivo em certos momentos da história: quando reina o clima da mediocridade.

Há épocas em que o equilíbrio social se rompe a seu favor. O ambiente torna-se refratário a todo anseio de perfeição; os ideais diminuem e a dignidade se ausenta; os homens acomodatícios estão em sua primavera florida. Os estados se transformam em mediocracia; a falta de aspirações que mantenham alto o nível da moral e da cultura aumenta continuamente o lamaçal.

Apesar de não merecerem atenção quando estão isolados, em conjunto constituem um regime, representam um sistema especial de interesses inalteráveis. Invertem o quadro de valores morais, falsificando nomes, desvirtuando conceitos: pensar é um desvario, a dignidade é irreverência, é lirismo a justiça, a sinceridade é bobagem, a admiração, uma imprudência, a paixão, ingenuidade, a virtude, uma estupidez.

Na luta das conveniências presentes contra os ideais futuros, do vulgar contra o excelente, é comum ver o elogio do subalterno misturado com a difamação do respeitável, sabendo que ambos comovem igualmente os espíritos embrutecidos. Os dogmáticos e os servis afiam seus silogismos para falsear os valores na consciência social; vivem na mentira, nutrem-se dela, semeiam-na, regam-na, podam-na, colhem-na. Assim criam um mundo de valores fictícios que favorece a culminação dos obtusos; assim tecem sua teia de aranha surda ao redor dos gênios, dos santos e dos heróis, impedindo a admiração da glória. Fecham o curral cada vez que vibra nos arredores o vôo inequívoco de uma águia.

Nenhum idealismo é respeitado. Se um filósofo estuda a verdade, precisa lutar contra os dogmáticos mumificados; se um santo persegue a virtude se estilhaça contra os preconceitos morais do homem acomodatício; se o artista sonha novas formas, ritmos ou harmonias, as regulamentações oficiais da beleza cerram o seu passo; se o enamorado quer amar escutando seu coração, choca-se contra a hipocrisia do convencionalismo; se um impulso juvenil de energia quer inventar, criar, regenerar, a velhice conservadora corta seu passo; se alguém, com gesto decisivo, ensina dignidade, a multidão dos servis grita; os invejosos corroem a reputação dos que seguem o caminho das montanhas com furor malévolo; se o destino chama um gênio, um santo ou um herói para reconstituir uma raça ou um povo, a mediocracia tacitamente organizada resiste para escolher seus próprios arquétipos. Nesse contexto, todo idealismo encontra seu Tribunal do Santo Ofício.

José Ingenieros
O Homem Medíocre

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!