Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

17 dezembro 2010

Consumose Natalina


A real que o marketing não diz...

Consumismo. O mito do shopping center

Descrição: Compro, portanto, existo. A meta do consumidor é ter condições de comprar os últimos lançamentos do mercado, estar na moda e ser invejado pelos demais. Na busca por objetos de desejo, o consumidor lê uma imensidão de catálogos e revistas cheias de anúncios, e visita shopping centers e lojas fantásticas. Estes slogans populares um tanto frívolos nos dão uma idéia da psicologia utilizada com relação a consumidores: “Quando a coisa aperta, os apertados vão às compras”. “Quem disse que felicidade não se compra não sabia direito onde comprar”. “Quem tem maior número de brinquedos, no final é o grande vencedor”.

Origem: Este mito e estilo de vida começou a surgir nas economias industriais após a Segunda Guerra Mundial, quando aumentamos a produtividade industrial e comercial e fomos em direção à riqueza em massa. A fome de consumo foi estimulada pelo surgimento das técnicas modernas de propaganda, que criaram desejos e ansiedades artificiais envolvendo o fato de não estarmos suficientemente “na moda”. Os defensores do consumismo nos dizem que hoje atingimos o ponto mais alto da história humana, pois temos os bens que todas as nações desejam, bem como o modelo de uma democracia liberal que assegura nosso direito à vida, à liberdade e à busca de felicidade ---graças aos cartões de créditos e aos shopping centers.

Impacto: O consumismo acaba destruindo nossa individualidade, pois produz bens padronizados em massa para compradores anônimos. Quando achamos que estamos sendo extremamente originais, estamos apenas usando propaganda em nossas mangas.

Um outro grande impacto desse mito é o uso dos recursos naturais e a poluição do meio-ambiente. Quanto mais rica a sociedade, mais ela cria produtos que são projetados para ficarem obsoletos. A constante pressão por novos bens de consume tem o efeito colateral de criar desperdício, lixo, aterros sanitários e depósitos de lixo. Quando equiparamos o “ser” ao “ter”, nossas posses começam a nos controlar, e nos tornamos viciados em comprar.

Outro efeito colateral: ao sermos bombardeados por anúncios que nos mostram os estilos de vida dos ricos e famosos, instalamos nos pobres e nos cidadãos das sociedades menos favorecidas um sentimento de vergonha, por faltar-lhes dinheiro para adquirir artigos de luxo.

por Sam Keen
Fonte: http://www.yubliss.com/myth/25



Consumismo
Xeg
AAAAAAAAAAI
É a força da marca (farsa)
O que é que se passa? Lei do consumo carraça humana .. desgraça
Não interessa o que és , nem O que fizeste o mais importante é o carro que andas e a roupa que vestes
A pessoa moderna tá cada vez mais rupestre
grupos de jovens afirmam-se com roupas , óculos , télemoveis , bens materias futeis
Pensamentos ilógicos fazem deles uns inuteis
O pai paga o carro , a roupa , gasolina , as festas , saídas , prendas pá menina
Há quem nada tenha mas mostre pa mostrar que tem
Fazem vida de pobre , trocam comida por bens
Visíveis aos olhos dos outros , é a atracção do consumo , o sufoco , a puderação do oco
Pagamento sem troco , não pertenço a essas gentes previsíveis , eu jogo noutros níveis
Avalia pelo que sou não pelo dinheiro que tenho
No caminho que vou podes largar que eu não apanho
Tenho pessoas que gosto , rimas , batidas e flow
Não preciso de mostrar aquilo que já sei que sou
Se curtes , curtes , se não curtes baza , o CD manda fora , em concerto vai pra casa
Será que tou entendido? será que me esclareci?
Ou será que só vais começar a curtir da minha musica quando começares a levar com ela na MTV?
Refrão:
Isto é o ConSumo... Consumismo
Com isto tudo nós não vimos
Lutamos , matamos num processo irracional
Valorização do Material
Porque é o Material ... Materialismo
Mantemo-nos ou caímos
Lutas e Guerras num processo irracional...
Valorização do que é banal
Vivemos em Capitalismo consumo fanatismo
Ter é poder e quem não tem cai no abismo
(...) os bens primários outros gajos são fortuitos
naquilo que é desnecessário
O mundo vai girando está todo ao contrário... e quem o pode mudar nem sequer faz comentários
Jovens esquecem a sonhar , a pensar o seu fio de ouro
Roupa cara , sapatos de couro , carro descapotável , cabelo pintado de loiro
esquecendo-se que é cá dentro que está o tesouro..
Porque é cá dentro ... o que realmente valemos
porque aparências ... não passam disso mesmo
Fazer-se passar por aquilo que não se é
uns acreditam no Material e fazem-no com fé
Essa é a filosofia cada vez mais Wack
As pessoas tão a ficar vazias como as letras dos Mind Da Gap
Há quem se ache superior tem muitos bens materiais
influenciado pela campanha da TV e dos jornais
Compre mais compre mais mesmo que não precises
Muitos julgam saber tudo mesmo sendo aprendizes
Só que eu paro este movimento como um B-Boy numa freeze
Pára pensa ouve reprensa Rewind
O consumismo não compensa
Inserir num estilo de vida onde o material é tudo
Ignorancia das massas que me faz sentir (...)
que rimA para uma plateia de surdos
Dá valor aquilo que é futil e aquilo que é absurdo
Tou-me a cagar pó estilo e para a roupa de marca porque aquilo que eu dou valor tá no interior da arca
Mandando rimas cá pa fora tal como aprendi
Criticando esta sociedade na qual eu nunca me inseri
Refrão:
Isto é o ConSumo... Consumismo
Com isto tudo nós não vimos
Lutamos , matamos num processo irracional
Valorização do Material
Porque é o Material ... Materialismo
Mantemo-nos ou caímos
Lutas e Guerras num processo irracional...
Valorização do que é banal

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!