Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

15 junho 2015

Certifique-se de estar pronto para o autoconhecimento

Para quem está nos primeiros passos do processo de autoconhecimento, antes de tudo, certifique-se de que realmente seja o seu momento; veja se está pronto para esse caminho iniciático; veja se está realmente cansado de buscar em valores finitos, aquilo que somente o Infinito pode lhe assegurar; se está realmente esgotado do sistema... Porque, se ainda estiver depositando suas fichas, criando expectativas em atividades como relacionamentos, situação financeira, em posses e propriedades, em sucesso, poder, prestígio, reconhecimento, em segurança... É melhor sair correndo dessa estrada de entrada estreita... É melhor sair correndo porque o autoconhecimento aponta tão somente para a verdade, a qual está no reconhecimento de sua real natureza e todos que se encontram em sua volta, com raras exceções, não vão querer ver você abrindo os olhos para a Verdade que escancaras com toda forma de mentira, segredo e umbigóides conveniências; isso porque, de certo modo, todos estão comprometidos com um colecionar de confortáveis ilusões; são prisioneiros de mentiras convenientes; estão sobre os domínios da mente adquirida, a qual é a essência do sistema padronizante; e eles vão fazer de tudo para que seus olhos não se direcionem com propriedade para a jornada do autoconhecimento, pois isso lhe tornaria perigoso para eles.
Então, se ainda estiver muito mesclado, muito... Se as dependências emocionais ainda se mostram muito fortes, corre-se o risco de surtar a ponto de quase enlouquecer; isso porque, como já é de conhecimento no terreno da espiritualidade antiga, “Não dá para servir a dois senhores”... Não tem como!
Se for percebido que ainda não se encontra pronto para esse processo de autoconhecimento, não problema algum... Existem várias escolas iniciática compatíveis para vários estágios de percepção. Certifique-se com algum deles que se encaixa mais com as suas atuais necessidades, uma vez que sempre é possível aprender algumas letras básicas do tão necessário Bê-á-bá emocional. O autoconhecimento requer um exaustivo e honesto trabalho de base emocional e, não raro, muitos são os que acabam inclusive usando o autoconhecimento para dar sustentação ao processo corruptor da mente adquirida, para procrastinar situações que necessitam de emergenciais reparações. Fugir desse exaustivo trabalho é um certeiro convite ao retorno ou ampliação de padrões comportamentais que progressivamente nos afastam do Elemental.
É preciso estar bem certo de que se chegou ao ponto de saturação capaz de nos prontificar a fazer frente à necessária abertura de questões que durante muitos anos insistimos em mantê-las hermeticamente fechadas sobre uma vida de fachada. Por que o autoconhecimento escancara tudo; não deixa uma só portinha sequer fechada... levanta a portinhola de todo sótão; abre a porta de todos os porões; joga pra fora do armário todas as roupas marcadas pela imensidão de nossos desejos e que já não nos servem mais.
O autoconhecimento não é democrático, ou melhor, egocrático. Ele não foi feito para acariciar as desconfortáveis zonas de conforto da mente adquirida; ele vem para lançar ao chão a mente adquirida e torna-la servidora de confiança de uma Consciência Amorosa Integrativa, destituindo-lhe seus antigos poderes e mando. O autoconhecimento retrata bem o espírito de uma frase dos ensinamentos do Cristo: “Eu não vim para trazer a paz, mas sim, a espada”; o autoconhecimento vem para cortar tudo que é falso... É um deitar machado nas profundas raízes da mente adquirida.
Quando se entra na jornada do autoconhecimento, não há mais como compactuar dos interesses umbigóides da mente adquirida. Dentro dos ditames da mente adquirida é só ilusão, é só percepção invertida. Nós estamos invertidos, está tudo invertido... Há uma carta do Tarô que é o homem invertido... É preciso inverter o nosso atual estado de ser, porque se o mesmo não for invertido... Tudo se mostra cada vez mais difícil.
Então, para adentrar com toda seriedade e paixão necessária no caminho do autoconhecimento, tem que se estar pronto; tem que já ter percebido a falência de todas as historinhas que nos contaram e que nos prometiam por felicidade, por liberdade, por bem-estar e unidade. Foram muitas as historinhas que nos contaram e ninguém pode ser responsabilizado por elas, uma vez que todos são também vítimas de adultos adulterados adulterantes; todos foram também iludidos do mesmo modo.
Estar pronto para a jornada do autoconhecimento é estar pronto para a dádiva de uma graça que nos faz perceber a desgraça na qual estávamos inseridos... Acobertando a Graça que somos.
Então, o autoconhecimento não é uma espécie de diversão; ele não deixa pedra sobre pedra. É preciso ter caminhado por um bom tempo no deserto do irreal; é preciso estar farto do falso e ter a coragem de afirmar para si mesmo, ter a coragem de abrir mão do que for necessário para seguir mais leve em direção à verdade. O que for falso vai ficar pelo caminho.
Então, você está pronto pra isso?
Se não está, ainda é tempo de sair correndo...
Outsider

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!