Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

20 março 2012

O caminho do Coração

“Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim,
melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho,
e se submergisse na profundeza do mar."(Mt 18, 6)
Uma verdade só pode ser verdade quando, de verdade, você se encontra pronto para a desestruturante energia dessa verdade estruturante. Sem que haja em você o necessário estado de abertura e receptividade, sem que exista em você esse estado de maturidade, o precoce conhecimento de uma verdade, pode se mostrar terrivelmente fatal. 

Com certeza, você nunca presenciou uma mãe tentando alimentar seu filho recém-nascido, colocando em sua mamadeira o conteúdo de uma suculenta feijoada ou então, o teor alcoólico de um vinho barato. Também nunca deve ter presenciado um professor de primeiro anistas, ministrando aos seus alunos, complexos cálculos de álgebra. Como nos dizeres de um grande poeta da Vida: 

"Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento". (Hebreus 5:12)


Em vista disso é que lanço o incentivo: Seja lá qual for o seu momento, seja lá aquilo que você busca, seja profundamente sério, dedicando a necessária paixão, colocando a totalidade de sua mente e coração no objeto de sua busca. Essa mesma seriedade e paixão, a seu tempo, lhe revelará a verdade ou a ilusão sobre isso que você busca. Se aquilo que você busca ainda serve ao propósito da revelação da verdade que você é, essa mesma verdade fará uso disso para que você cresça em percepção e discernimento. Pela percepção e discernimento das limitações do irreal é que a verdade nos apresenta o momento certo de, com gratidão na mente e no coração, abrir mão daquilo que nos serviu de estágio inicial para a percepção do real. Um novo nível de maturidade se apresenta quando, de forma agradecida e destemida, somos capazes de "levantar, tomar nosso leito e seguir viagem".

Como na natureza física, nossa natureza psicológica possui seu original e divino ritmo. Portanto, toda manifestação da natureza, nunca dá saltos; forçar saltos quase sempre se mostra uma grande causa de conflituosos cataclismos. Portanto, é preciso respeitar, honrar e incentivar o momento de cada um e, para tanto, se faz necessário a fundamental presença de uma inteligência amorosa.

Se você é um cristão, seja sério e apaixonado pelo estudo de si mesmo através do conteúdo do cristianismo. O mesmo para outros sistemas de crença organizadas. Seja lá qual for o "ismo" que se apresente diante de seu momento, em sua mente e coração, seja sério e apaixonado quanto ao uso desse organizado "ismo" para fazer frente ao "ismo" de seu ego, causador de tanta desorganização.

Em vista disso, talvez você esteja se perguntando agora: "Qual é então o melhor caminho para dedicar minhas energias e paixão?"... Muitos já disseram anteriormente que não existe caminho para a revelação de Si mesmo; outros já se auto-intitularam como sendo o caminho. Não cabe a mim, afirmar qual deles está com a razão, qual deles é o mais fiel portador da verdade. O que cabe aqui, como um fiel companheiro de viagem, é compartilhar daquilo que trago agora na mente e coração. Portanto, só posso lhe responder que, o melhor caminho, é aquele que se expressa pelo seu coração e que revela, passo a passo do caminho, a criativa chama de seu coração.

Se você for sério e dedicar paixão à escuta de seu coração, por meio dos favoráveis resultados de tal escuta atenta, você começará a desenvolver, sem que se perceba, uma profunda confiança nesse solitário processo de escuta. Como disse antes, a natureza não dá saltos e, do mesmo modo, ocorre com relação a confiança na escuta da fala mansa e suave de nosso coração. Portanto, é natural que durante o período de maturação dessa capacidade de confiança e entrega naquilo que em Si mesmo se escuta, buscar validação de tal conteúdo, nas palavras, nos textos, nos áudios, nos vídeos em toda forma de arte proveniente de homens e mulheres que, em nosso coração, sentimos terem conseguido sucesso na realização daquilo que também buscamos. Tal qual o inseguro e imaturo adolescente que busca reforço na experiência de seus pais biológicos, é natural no processo do "inseguro buscador", tatear por ecos de seu interior, refletidos na experiência de seus eleitos "pais psicológicos-espirituais".

Por isso que insisto que é uma espécie de "crime espiritual", tornar órfão todo aquele que ainda não se encontra devidamente preparado para a faze adulta que traz consigo as portas de uma autonomia espiritual. Um bom mestre sabe quando deve incentivar o aluno ao estudo das palavras de outro mestre, quando percebe que o aluno ainda não se encontra preparado para o conteúdo de seu mestrado. Um bom mestre incentivará sempre o aluno a dedicar seriedade e paixão naquilo que busca. Um verdadeiro mestre saberá quando deve sair do caminho; saberá zelar pela integridade emocional de seu aluno e, de forma alguma, será levianamente irresponsável, forçando-o à uma verdade para a qual ainda não se mostra suficientemente amadurecido. Em outras palavras, um verdadeiro mestre "dará a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus"; trará consigo a percepção, o discernimento e a inteligência amorosa que incentiva ao outro para o encontro do mestre que melhor lhe aponte a descoberta do Grande Mestre que traz em si mesmo.       

Todo caminho, toda busca, se verdadeiros forem, sempre apontarão para o "caminho do Si mesmo", sempre nos impulsionarão para a quebra das amarras psicológicas e para o mergulho no desconhecido, o qual torna Deus, conhecido.

nj.ro@hotmail.com  

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!