Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

23 fevereiro 2012

Sobre o processo de dispersão mental

O eu, o ego, está sempre preocupado com o ponto de vista de outros egos, de outros eus, em relação ao seu modo de ser, pensar, se expressar e agir. Essa constante preocupação provoca a ansiedade e impede a livre expressão de ser — ainda que adoentada pela identificação ilusória com as exigências descabidas geradas pelo próprio ego. O ego cria o conflito e, ao mesmo tempo, cria também a distração, a dispersão, a qual nos impede de ir até o fundo do conflito, atingindo sua raiz — que é o próprio ego — e assim, compreende-lo e dissolve-lo de uma só vez, sem a necessidade da ideia de tempo — que também é fruto do ego — para que ocorra a necessária eliminação do domínio do ego. Esse tirano sustenta o conflito por meio de lembranças e projeções e, nesse movimento no tempo, impede a compreensão que só pode ocorrer quando, plenamente, holisticamente, nos encontramos no agora. Através desse constante fluxo de lembranças e projeções que ocorrem na ponte do tempo passado-futuro, medos egocêntricos se instalam e, se não estamos atentos, minam nossa energia vital, em consequência, nos quedamos letárgicos, paralisados. Nesse estado de letargia, nada de criativo pode  se manifestar, somente a repetição do passado, com algum tipo de mecanismo de fuga, resultante de nossas experiências passadas, agravadas por suas repetições. Por sua vez, esse mecanismo de fuga, resultante do passado, nos mantém no passado, nos mantém no ciclo vicioso do ego com seus resultantes e inevitáveis conflitos. O que não percebemos é que o vício não está no mecanismo escolhido para que a dispersão ocorra, mas sim, no próprio ato da dispersão. Mesmo a luta, o enorme esforço para a superação do vício quanto ao mecanismo de dispersão escolhido, em si, já é uma forma de dispersão que causa profunda perda de energia. A meta desse processo de dispersão está em impossibilitar um encontro com a Verdade, um encontro com a Realidade, um encontro com aquilo que de fato somos, quando libertos da identificação ilusória com o herdado ego parental/social, por anos por nós alimentado e cultivado, devido nosso estado de inconsciência. A dificuldade maior se encontra no fato de que esse processo de dispersão, além de ser profundamente ligeiro, é também profundamente sutil. Para que ocorra a percepção dessa velocidade e sutileza do processo de dispersão gerado pelo ego, a mente precisa estar calma, ou seja, livre de conflitos, caso contrário, esse movimento de dispersão acaba passando de modo imperceptível e, com isso, dando continuidade a uma existência, destituída de vida, devido a identificação ilusória com o ego. Sem a percepção desse mecanismo de dispersão egocêntrica, torna-se impossível uma vivência plena do agora e, sem a vivência plena do agora, a genuína criatividade, a liberdade e a felicidade não passam de desconhecidos pratos em nosso menu de comidas requentadas. 

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!