Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

30 janeiro 2012

A compreensão do "eu"

Para a compreensão do "eu", se faz necessário a presença de tremenda energia, energia que só pode ser manifesta através da aplicação de toda atenção, sem que ocorra nenhuma forma de distração, nenhuma forma de desatenção. O "eu", com sua complexa estrutura, só pode ser compreendido quando há atenção completa. Quando ocorre a dispersão, quando ocorre a desatenção, a visão se torna fragmentada e, portanto, incapaz de compreensão que gera a mutação imediata. A compreensão só pode ocorrer quando cessa todo o movimento da mente. 

Para a compreensão do "eu", se faz necessário, de início, perceber a verdade relativa de cada movimento do pensamento e sentimento, assim como sua consequente manifestação de desconforto corporal. Isso só é possível quando em silêncio, em quietude e quando não há a identificação com o constante e imperioso impulso para a fuga do que está ocorrendo, através de algum fator externo.  A compreensão do "eu" só pode ocorrer quando a mente já não está se movendo na ponte do tempo — passado/futuro —, em nenhuma direção determinada, uma vez que, pelo estado de atenção, todas as sugestões de direção são compreendidas e, por serem compreendidas, não se dá o processo de identificação com seus resultantes conflitos que dão continuidade a novas camadas do "eu". Isso só ocorre quando se dá uma escuta atenta, minuciosa e destemida, isenta de qualquer tipo de resistência, escolha ou julgamento ao que se apresenta, momento a momento. Isso precisa ficar bem claro uma vez que a resistência gera a dispersão da energia necessária para o estado de profunda atenção. Qualquer forma de resistência, inevitavelmente produz conflito, dispersão de energia, dispersão esta que distorce e deteriora a percepção dos fatos e, sem a percepção dos fatos, da-se a continuidade ao passado — com seu imenso arquivo de imagens, conceitos, crenças e idéias — as quais retroalimentam as múltiplas camadas do "eu". 

Para a compreensão dessas múltiplas camadas, é preciso dar a devida escuta ao acelerado e reativo fluxo mental, sem a ocorrência da identificação geradora de conflitos, uma vez que o conflito é o alimento do "eu". Em poucas palavras: observação sem a deterioradora identificação. Observar o fluxo mental, os conflitos, as aflições, as frustrações, as compulsões, as somatizações, o desespero; observar completamente os diversos movimentos do "eu" sem que ocorra a identificação com as constantes sugestões de fuga que resultam em perda de energia que, por sua vez, enfraquece e distorce o poder da observação e escuta. Sem que deixe de ocorrer o processo de dispersão de energia, não há como se dar o desembotamento da mente, de todos os condicionamentos a que foi submetida durante o longo processo de estruturação do "eu". Isso implica num estado de ser que, a primeira vista, pode soar como algo fora da realidade: um estado de observação do fluxo mental — que é pensamento — sem que ocorra a interferência do pensamento nesse estado de observação. Isso implica numa mente atenta sem qualquer tipo de reação; atenção a toda ação egocêntrica geradora de conflito, a qual impede a percepção dos fatos, do real. Sem essa percepção, não há como a mente ser livre da intrincada e deformadora rede psicológica do condicionamento social, a qual tem seus alicerces na inveja, na busca de poder, na avidez e no desejo de reconhecimento social. Sem isso, não há como ocorrer a completa compreensão do "eu" e, sem esta compreensão, não há a mínima possibilidade do homem saber, por experiência direta, o real significado para onde apontam as palavras felicidade e liberdade.

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!