Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

09 janeiro 2012

A ilusória aparência do mundo das formas


O que passa pela mente é pensamento, idéia e, portanto, ilusão. Tudo é ilusão. A realidade que agora se percebe, enquanto identificados com as influências e exigências do ego social, é tão real quanto a realidade vivida durante o sono. A Realidade só se apresenta quando despertos. Somos escravos, uma vez que vivemos o cotidiano imersos — quase sempre de forma inconsciente — num fluxo sem fim e desconexo de pensamentos e idéias. Nunca estamos num estado de holística consciência. A Consciência da Realidade encontra-se permanentemente anuviada pelo incessante movimento dos pensamentos que ocorrem na ponte do tempo passado-futuro, sustentada por nosso arquivo de memórias que, em sua essência, é pensamento. Vivemos a ilusão de estarmos acordados, no entanto, vivemos em múltiplas camadas de sonhos sobre sonhos. O que pensamos ser a Realidade, nada tem de Real. A Realidade só se apresenta quando no estado de percepção pura, onde o eu, o ego, com seu arsenal de memórias, não existe. Estas percepções, para a mente condicionada e inconsciente de seus condicionamentos, soam como uma "grande viagem", uma vez que desconhece outra realidade que não aquela a que se encontra ajustada. No entanto, como um dia disse Einstein, a mente que se abre para uma nova idéia, nunca mais volta ao seu estado anterior. A dificuldade de lidar com a "Real Realidade" está no fato de que, a mente, por si mesma, mediante seus limitados esforços, não tem como acessar a referida Realidade, não tem como capturá-la. Como a grande maioria dos seres humanos nem sequer despertaram para a consciência do movimento dos pensamentos e, uma vez que se identificam como sendo o conteúdo dos mesmos, claro que esta percepção soa um tanto absurda. A maioria dos seres humanos estão plenamente identificados com a afirmação "Penso, logo existo"; de fato, só existem, nada conhecem da Vida Real, totalmente livre do medo. Só os despertos possuem a chance de alcançar o estado em que possam afirmar: Sou Consciência, auto-consciente de toda manifestação no mundo das formas e além-formas. Para que isto se torne um fato, a estrutura do mundo das idéias, dos conceitos, das formas, da materialidade, das crenças condicionantes, estagnantes e debilitantes precisa ruir por completo, "não sobrando pedra sobre pedra". Estar desperto é estar além da aparência ilusória do mundo das formas, é estar consciente e em direta relação com Aquilo que não pode ser expresso e que, em última análise, anima tudo que é percebido no mundo das formas. Quem vive preso ao mundo das aparências, só aparências enxerga e, portanto, só aparentemente vive; nada conhece de Real. 

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!