Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

11 julho 2007

Este Blog é “deprê”?

Acabo de ter uma conversa interessante aqui na loja. Um amigo meu passou por aqui para saber como é que eu estava, uma vez que havia tomado conhecimento de que eu acabará de perder uma grande amiga evolutiva.

- Olá Everaldo!

- Fala JR! Como é que você está? Melhor?

- Estou bem! Só com o corpo um pouco cansado; só preciso me refazer fisicamente. Foi muita tensão e uma madrugada inteira sem dormir. Mas, emocionalmente, estou bem! Aprendi muito com esta situação. Minha amiga realmente foi uma grande mestra.

- Acredito que deva ter sido muito desgastante mesmo.

- Sem a menor sombra de dúvida.

- Tenho lido os textos do seu blog...

- O que tem achado?

- Achei um verdadeiro absurdo o tipo de conversa que você retratou naquele texto sobre "conversas nutritivas". Ando tão intolerante ultimamente que não tenho tido o menor saco para esse tipo de papo furado.

- Sei. Perguntei-lhe o que você tem achado dos textos, porque na semana passada, um amigo meu indicou o blog para uma conhecida sua, a qual, comentou com ele que achou meu blog muito "deprê". Você concorda com ela?

- Bem... Cômico que não é! Mas, o que você demonstra através deles é ser uma pessoa extremamente inconformada...

- E o que pode ter de saudável nesse conformismo social mórbido? É possível se conformar com isso tudo?

- Não, não vejo. Mas, o que acontece é que na realidade, quase ninguém esta a fim de ver a vida por esse prisma. Você realmente é um inconformado, vive sempre questionando as tradições, as convenções sociais, a família, a sociedade, o sistema. Tenho certeza de que passou o final de semana no velório questionando a morte e todo ritual dela proveniente.

- Não tenha dúvida!

- Você tem que concordar comigo que não é nada agradável viver com alguém que vive questionando tudo. Não fomos incentivados a isso. Aceitação passiva foi sempre a tônica da educação tradicional.

- E o pior de tudo é que ainda é! Acho que boa parte sofre com a "conformose", a patologia do conformismo. Conformar-se pura e simplesmente com o modo de vida operante, para mim, é como assinar o atestado pessoal de estupidez e mente fechada. O que se apresenta aí fora é um modo de vida pautado em média de dez horas de trabalho enfadonho e estafante, seguindo de breves momentos de distração, divertimento, prazer e descanso. Apenas as pessoas estúpidas e obtusas se conformam pacificamente com o modo de vida socialmente tido como "normal" e, atualmente, me parece que o número dessas pessoas aumentou imensuravelmente. Acho uma grande tolice não questionar tudo e ficar vivendo num mundo de faz de contas. A confusão toda que se apresenta tem sua raiz na conformose, com o tempo começa a agravar para normose, neurose, esclerose, egoesclerose e outras "oses" mais.

- Mas nem todos querem levar a vida a ferro e fogo; eles têm todo o direito de não levar a vida tão a sério. Você não acha?

- Não querer levar a vida tão a sério... Creio que é justamente isso que faz com que as pessoas vivam pela metade, com seus relacionamentos "mal amados e mal trepados", como diz um amigo meu. E para escaparem disso, se entregam a vários mecanismos de fuga, entre eles, a busca do que chamam de "espiritualidade". Se refugiam numa igreja, num culto ou numa terapia qualquer, desde que a mesma não faça com que eles olhem para a própria vida. Enquanto estiverem olhando a vida daquele que "foi", não precisam olhar para a vida que "são", não precisam olhar para o fato de que muitos vivem em relacionamentos com o prazo de validade vencido, num modo de vida repleto de conflitos, ansiedades e frustrações. Será que você não vê isso?... Desculpe-me pela minha franqueza, mas, se tiver dificuldades de ver isso lá fora, então, olhe para o seu próprio relacionamento; ele é um exemplo clássico da espécie de conformismo do qual estou me referindo...

- Como você pode afirmar isso se não está vivendo dentro da minha relação?

- Desculpe-me, mas não fui eu quem disse isso: foi você mesmo em várias das nossas conversas anteriores. Você não consegue ver através da sua resposta, o quanto que negligenciamos a seriedade que a nossa vida com seus relacionamentos merecem?... É por isso que a maioria sofre: por não querer questionar a vida e seus relacionamentos com seriedade. É muito mais fácil rotular alguém de "deprê", por ousar olhar para a própria vida e para a vida que se apresenta diante de si.

- Que horas são?

- 13:10min.

- Gostaria de poder conversar mais um pouco, mas já estou atrasado. Ainda tenho que passar em dois bancos e depois buscar meu neto na casa de meu filho mais velho.

- Ok. Vai na boa! Vai com o Deus que você acredita!

- Até mais! Dê um abraço na senhora sua mãe!

Depois que ele saiu, comecei a meditar sobre o ocorrido. É incrível, mas as pessoas preferem a melhor mentira a pior verdade. Elas são adictas da ilusão e da fantasia. Vivem num verdadeiro teatro. Preferem o mundo do faz de conta, do pó de pirlim-pim-pim, das crenças e das frases de auto-ajuda que em nada ajudam. Elas não querem olhar para a realidade dos fatos, por que a realidade nunca oferece o consolo que vêm com a ilusão. Elas preferem romances, contos, crônicas bem-humoradas, ou então, textos sobre a vida de um Deus que possa lhes salvar das encrencas geradas pela própria ignorância. Oras bolas! Um Deus desse tipo não é ajuda nenhuma, mas sim, um grande empecilho para a descoberta de um modo de vida inteligente. Mas quem quer ser inteligente? Que nada! Isso dá muito trabalho... Mais fácil é ser conduzido como boi de boiada... E assim caminha a humanidade!

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!