Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

29 julho 2011

A difícil e negligenciada arte de escutar


Como é difícil manter a comunicação com as pessoas quando estas tomam como pessoal tudo aquilo que ouvem. Quase sempre, diante de tal postura, o que é dito é tomado como uma imposição, afronta, ofensa pessoal. Qualquer idéia expressa que não esteja  em conformidade com o script social pelo qual é regido o estilo de vida da pessoa, logo é tomada como uma imposição ou então, numa rebeldia destituída de inteligencia. Não há como ocorrer uma real comunicação, um entendimento quando não existe o filtro que impede o "eu" com todo seu pacote de ideias, memórias, preconceitos, achismos, pontos de vista, condicionamentos, crenças e tudo mais que o compõem. Não há como se ver nada — a não ser o julgamento — se o que está sendo dito bate ou não com aquilo que já está estabelecido como verdade e que, na maioria das vezes, sustenta uma zona pessoal de conforto, onde não é requerido nenhum tipo de aprofundamento pessoal. Quando isso ocorre, se ambas as partes não estiverem atentas (ou pelo menos uma), corre-se o risco de um confronto pessoal e não o compartilhar de idéias, o que quase sempre acaba levando para o isolamento mental e até físico. É imperativo que em tais situações, — onde o "eu" está presente — que nos escudemos em velhos rótulos que justificam e impedem a reflexão. Não ocorre o escutar que vai muito além do que o "debatente" ouvir. Quando a comunicação — se é que podemos chamar isso de comunicação — ocorre desse modo, não há como transcorrer sem que seja truncada, não há como haver espontaneidade e naturalidade, uma vez que precisa passar pelo desgastado filtro do intelecto. E o que é visto — se é que algo é visto a não ser os próprios preconceitos — é visto como julgamento ou afronta do qual é preciso se defender. Nessas situações, ocorrem toda forma de distorção. Todo "A" será inevitavelmente interpretado como qualquer letra que não seja o "A". O resultado dessas comunicações é um profundo desgaste, devido o fato de não ocorrer um verdadeiro encontro. Quando a comunicação ocorre no nível das palavras, não há como ocorrer uma real comunicação, só mero ajustamento ou confronto de idéias e é preciso muita maturidade para que não se instale a ferrugem do melindre, da autopiedade, e do vitimismo retaliador. A personalidade, o "eu" que é todo o conjunto das experiências, memórias, condicionamentos, não deixa que ocorra tal encontro. Quando este "eu" está presente, o que pode ocorrer é apenas superficiais contatos sempre embasados na respeitabilidade esperada pelo script social, o que não passa de um modo político de se relacionar. Portanto, é sinal de inteligência, se manter calado quando se percebe qualquer forma de resistência que impessa o escutar distituído de julgamentos, escolhas e ajustamentos, uma vez que nosso intelecto é facilmente "arranhável". Este, quando arranhado, pode se mostrar profundamente separatista; é dele que brotam todas as formas de retaliações, inimizades e, não raro, trágicas situações. Portanto, há uma grande sabedoria no dito popular: "falar é prata, escutar é ouro". Investir na capacidade da escuta, talvez seja um dos maiores patrimônios, senão, a mais importante arte a ser experienciada nesta truncada existência humana.

Nelson Jonas Ramos de Oliveira

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!