Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

04 março 2011

Seguindo o curso

Liberdade

- Bom dia! Parabéns meu querido!
- Bom dia! Por que parabéns?
- Você está de brincadeira (risos)
- Não!
- Hoje não é teu aniversário?
- Sim; mas por que as pessoas desejam parabéns?
- Porra! (risos)... São 8:25 da manhã; calma ai meu caro! Pelo menos ainda acha o aniversário uma data legal, não é mesmo?
- Acabei de receber uma mensagem de uma loja de departamentos on-line...

- Nelson: Feliz aniversário! Para nós essa é uma data muito especial. Nelson, a fulana.com.br deseja sinceramente muitas felicidades e que você aproveite muito este dia e o nosso presente: 10 % de desconto na COMPRA de livros, CDs e DVDs. São milhares de títulos à sua escolha. Aproveite agora este beneficio! Entre já em nosso site, inclua os produtos no seu carrinho de compras, copie e cole o código abaixo para obter o desconto: 

47ANOS-COMPRE-MAIS-AQUI-CONOSCO
- (risos)
- Aniversário... Bela merda. Um dia como outro qualquer! Dia em que aqueles que não te procuram o ano todo, ligam com as mesmas frases repetidas (ou então, como dita a moda, deixam uma rápida frase numa rede social on-line)...
- Você gostaria que lhe desejasse o que?
- Nada. É só uma pergunta: por que parabéns? Já pensou nisso?
- Sei lá cara!
- Por que nesse dia?
- Sei lá!... Da mesma forma que o amor é uma coisa muita complexa, o parabéns ou qualquer sinônimo é sinal de carinho...
- Por favor, deixe o amor para lá. Estou falando do tal "dia de aniversário"...
- É um sinal de carinho!
- E por que o sinal de carinho se manifesta só uma vez por ano?
- Uma vez por ano para os outros; eu, sempre quando tenho tempo, ao contrário de você, lhe procuro.
- Eu não procuro ninguém mesmo. Procuro a mim mesmo e olha que já é um grande trabalho. Mas sério: por que o dia de aniversário é tido como um dia muito especial?
- Para mim é um dia especial como todos os outros.
- Se é um dia especial como outro qualquer, por que devemos ligar para as pessoas e dizer "Parabéns"? Desculpe, mas, minha cabeça funciona assim, ela questiona sem esforço.
- Para mim, ainda é um dia que gosto de lembrar, pois há 40, 42, 44, 46, 47 anos você e eu nascemos.
- Não há nada de especial em nascer uma só vez para a existência... O especial está em conseguir nascer pela segunda vez, para a Vida. Aí sim o "parabéns" faria sentido em meio de tanta felicidade adquirida!
- Concordo!
- Veja, acho que essa data coloca uma corrente a mais nas nossas costas. Durante toda a semana ficaram me perguntando: "o que você vai fazer na noite do seu aniversário?"... Fiquei me perguntando por que não me perguntam isso durante o ano todo.
- Você diz que toda vez que conversamos temos assuntos nutritivos, mas, por vezes fico "chateado", por você não me procurar; mas, não tem importância. Não estou lhe cobrando nada. Você é e sempre será uma pessoa importante para mim; adoro seus textos, eles me fazem muito bem!
- Para não ficar chateado, basta não alimentar expectativas!
- ok!
- Não sou de procurar mesmo.
- É uma pena! Vou me lembrar disso! Para mim uma coisa é eu ter discernimento, procurar entender que a sociedade, a cada dia, está doente; outra coisa é se fechar: quero viver a minha Vida, mesmo rodeado de pessoas doentes. Além do mais, no meu dia a dia, não dá para escolher o tempo todo com quem quero dividir ou compartilhar o meu dia.
- Sei, escolhas... Bem, a quem você se refere a estar "fechado"?
- Atualmente voltei a estudar. Tenho um objetivo e por enquanto "preciso" dos meus professores e "colegas" de sala para compartilhar experiências dentro da profissão que escolhi.
- Sei!... E quando delas "não mais PRECISAR"? Vai procurá-las regularmente?
- Se houver empatia, sim!
- Sei!... Se houver empatia... É por isso que prefiro ficar só... Já cansei desse movimento. As pessoas mais te procuram por que esperam ou precisam de algo por meio de você e não por que realmente querem OUVIR ou SABER de você. Isso não me parece muito empático... Elas querem FALAR de si, querem que você saiba SOBRE ELAS, com suas conquistas e realizações passageiras, mas, não demonstram REAL INTERESSE EM SABER SOBRE VOCÊ e sobre o que É REAL. Elas querem falar e falar... Se esquecem que papagaio também fala, não escuta.
- Eu consigo, de vez em quando, ser um mediador, ouvir e ser ouvido, até porque, o curso que escolhi fala mais ou menos sobre isso.
- Que bom! Não é o caso da maioria. Percebo que enquanto falo, as pessoas estão mais ocupadas em retornar ao seu assunto do que no conteúdo daquilo que falo.
- Bem, no meu dia a dia, me sinto só no meio da multidão. Sim, mas preciso trabalhar. Este curso talvez seja "o chamado" (palavras suas, se me permite) que vai me dar possibilidade de fazer o que eu quero e, quem sabe, através das minhas mãos, poder cuidar de pessoas menos favorecidas.
- O que você QUER?
- Em que sentido?
- Você não está prestando atenção no que está dizendo? ..."Que vai me dar possibilidade de fazer o que eu quero"...
- Sim!
- Então, o que você QUER? O que está BUSCANDO?
- Busco por prazer e realização pessoal, dentro de uma determinada profissão.
- E o que você entende por "realização pessoal"?
- Talvez, fazer algo que gosto, talvez... É muito complexo, como o próprio amor...
- Vixi! Deixe o amor para lá...
- Digo amor como exemplo, porque na minha relação com minha esposa, tento descobrir... Prefiro estar com ela do que ficar na "putaria"; isto já não me interessa mais.
- Sei!... Uma "putaria caseira" é mais saudável... E você acha que o amor, pode ter alguma relação com questões de "preferência" ou "escolhas"?... Bem, vamos deixar isso para lá; muito cabeça para uma manhã de sexta feira, véspera de carnaval. Fiquemos com a pergunta inicial: o que significa para você, "realização pessoal"?
- Quanto ao amor e preferência, talvez sim, talvez não. Tento a cada dia aprender algo com o universo...
- Penso que toda "realização pessoal", tem seu prazer momentâneo, este, sempre fadado a frustração entediante. 
- Então, o que você busca, meu velho? 
- Busco pela realização da impessoalidade, me entende?
- Sim! De qualquer forma, lhe desejo um excelente dia, hoje e sempre!... E vou continuar sempre sendo seu admirador. Adoro de verdade o seu blog, mas preciso viver. Hoje estou mais caseiro, mas não pretendo me trancar: sou um cara mais do dia e da natureza.
- Creio que não se pode trancar aquilo que nunca foi aberto, meu caro!
- Gostaria muito que você me procurasse mais, mas vou respeitar a tua escolha e sempre quando é conveniente, tomo a liberdade de indicar o seu blog para pessoas interessantes do meu convívio (são poucas).
- Por que, ao invés de "respeitar minha escolha" não se questiona do porque de eu não lhe procurar mais? Ou quanto ao porque desse desejo de ser procurado?...
- Estou tentando entender a minha vida, as minhas escolhas, quanto menos entender as suas? Sem co-dependencia: eu preciso de pessoas como você, me fazem bem.
- Sei!
- Bem, meu velho, tenho que ir para o curso.
- Então, siga seu curso. Obrigado pela lembrança! Apesar de você não ter me respondido, deixo a pergunta: O que significa para você, "realização pessoal"? Um ótimo dia para você.
- Sinceridade? Eu estou satisfeito com a resposta que lhe dei!
- Sim, esse me parece ser o problema de muitas relações: as pessoas estão somente preocupadas em satisfazer a si mesmas e não nas necessidades do outro. Sua resposta, com todo respeito, não foi capaz de satisfazer a minha linha de raciocínio para a compreensão de seu modo de ver o mundo. Não me fez entender o que você entende por "realização pessoal" e, se não lhe compreendo, não há como existir comunhão... Fica um hiato.
- Se ninguém procura ninguém, também não há comunhão. Valeu! Um excelente dia. Um abraço...
Uma vez escrito isso, meu conhecido, fez-se “off-line”. Ficou um hiato... Não houve tempo para que pudesse explicar que, como um rio, solitário sigo meu curso e que me sinto feliz quando no percurso, me encontro com outras nascentes. Apesar da alegria do encontro, como um rio, não posso ali me deter. Com urgência, busco me dissolver no mar que com certeza, em seu silencio estrondoso, de braços e ouvidos abertos, há muito me espera.

Nelson Jonas

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!