Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

19 outubro 2007

Automatismo Verborrágico















- Bom dia, JR!
- Bom dia Paulo César! Tudo bem com você?
- Sim, tudo pela ordem!
- E a sua senhora? - Na correria; está trabalhando em dois lugares: aqui próximo de Santana, e também num consultório na Vila Madalena. Está bastante cansativo para ela, mas, fazer o que, né? Do jeito que as coisas estão ultimamente, tem mais que se virar quando surgem as oportunidades. Ainda mais agora que o meu mercado deu uma caída como nunca. Antes eu tinha serviço quase que todo dia e, o pior, é que não tinha horário. Sabe como é, quando se trabalha com filmagem de parto, não se tem hora marcada, a não ser quando é cesariana. Só que as coisas caíram muito nestes últimos meses por causa da máfia dos hospitais. O que tem me ajudado é a minha aposentadoria, se não, era ela quem estaria vestindo as calças masculinas lá de casa. É chato de falar, mas, a real que estou vivendo é essa. Mas, isso logo logo se arruma. Não vim aqui para lamentar os meus problemas, afinal de contas, como já dizia minha finada avó, roupa suja se lava em casa. E aí? Você viajou no feriado prolongado ou ficou por aqui?
- Ficamos por aqui! Não gosto de sair nesses períodos, pois é mais estresse do que outra coisa. Se paga bem mais caro por tudo, além de ser pessimamente atendido, isso sem contar no absurdo movimento das estradas. Feriado para mim é por aqui mesmo!
- Você tem razão! Sabe quantas horas levei para chegar até Santos?
- Não faço idéia!
- Três horas e meia, isso porque sai daqui bem de madrugada. Teve um amigo meu que levou quase que oito horas preso no trânsito.
- Pois é!
- O Litoral estava lotado! Pena que choveu o domingo todo, mesmo assim, tinha muita gente na praia querendo fazer valer o feriado. Você é que está certo!... O lance é viajar fora de temporada... A praia fica só para você e os barraqueiros disputam para lhe atender da melhor maneira e garantir sua presença na barraca deles durante a semana...
- Verdade!
Breves instantes de silêncio...
- Eu te falei? Fiz o motor do Fiat, agora está zero bala! Estava querendo vendê-lo, mas agora, vai ficar na garagem mesmo. Fiz tudinho: tirei os vazamentos, troquei as borrachas das portas e os estofados... Está novinho, com aquele cheirinho de carro novo. Tem mais, daqui três anos, já não preciso mais pagar pelo IPVA... Agora vai ficar lá na garagem, uma vez que o pessoal só quer pagar o preço da tabela.
- Sei!
- Você precisa ver, o carro está uma delicia. Qualquer hora paro com ele por aqui para que você possa dar uma voltinha!
- Ok!
Novos momentos de silêncio...
- Você assistiu o jogo da seleção?
- Não acompanho mais futebol há muito tempo!
- Pena!... Não viu nem o drible do Róbinho?
- Vi sim. Os canais não paravam de repetir isso o tempo todo. O que um jogador hoje faz uma vez a cada seis anos, Garrincha, Pelé e outros mais faziam em todo jogo.
- E os gols do Kaká?... Cara, que frango do goleiro... Mais parecia que o Kaká havia devolvido a bola para o goleiro e ele deixou passar... Tanto que ele nem quis comemorar...
- Sei...
(...)
Novos momentos de silêncio...
- E então?... Está preparado para o lançamento do novo Shopping?... Passei por lá e está ficando cada vez mais lindo... Os caras investiram uma nota preta naquele prédio... Só de vidro ali na frente, não faço nem idéia de quanto gastaram. Disseram que a maioria das lojas ancoras estarão nele, sem falar nas quatro salas de cinema... Será que isso não vai afetar de maneira significativa o comércio aqui da região? Afinal de contas, daqui até lá dá para se ir a pé em menos de quinze minutos... Você deveria ter pego uma loja lá! Até que não estava tão caro não! Estavam vendendo os pontos comerciais a partir de R$ 120.000,00. O fogo é o aluguel: em média, R$ 6.000,00; só não sei se nesse valor já está ou não incluso o valor que eles cobram pelo marketing do shopping. Mas acho que seria para você um ótimo investimento!
- Sei!...
(...)
Agora um momento de silêncio mais acentuado...
- Sabe o que assisti neste final de semana na TV a cabo?
- Não faço a mínima idéia! - Uma matéria super interessante na Discovery... Era sobre a importância da Lua para o Planeta Terra. Sabia que se não existisse a Lua, a Terra não teria a rotação que tem? E a Lua é que protege a Terra contra os meteoros e asteróides. Você precisava ver que interessante. Devia ter gravado para você!
- Sei!...
(...)
- E aí? Tem assistido muitos filmes novos?
- Não muitos!
- Qual foi o último que você assistiu?
- Somos Todos Um...
- É bom?
- Interessante!
- Melhor que "O Segredo"?
- Até o Programa da Xuxa é melhor que esse filme...
- Como assim? Você não gostou?
- Deixa pra lá!
- Achei muito interessante... Tem coisa lá que se colocar em prática, vira mesmo!... Lembra muito a neurolinguistica!...
- Sei!
(...)
- Pô! Já ia me esquecendo... E a descoberta do Dinossauro Argentino, você viu?
- Fiquei sabendo aqui no balcão da loja. Não preciso assistir televisão... Esses assuntos corriqueiros têm sempre um "dinossauro brasileiro" que vem aqui para me informar!
Risos espalhafatosos...
- E esse calor? Está com jeito de que vai chover no fim de semana! É sempre assim... Sol durante a semana e chuva no fim de semana, ai, o que sobra é o shopping mesmo... Dá uma raiva!
- Sei!...
(...)
- Bem, não quero atrapalhar os seus estudos! Vou nessa que eu ainda tenho que passar no Banco. Outra hora passo com mais calma e trago o carro para você dar uma olhada, belê?
- Ok!
- Tchau, Jr! Fica com Deus!
- Até mais Paulo César!
Longos momentos de fecundo silêncio...
(...)
Onde estão as pessoas realmente dispostas a manterem conversas nutritivas, daquelas que são realmente qualitativas para a compreensão de si mesmas bem como do mundo em que estão inseridas?
Por que será que a maioria insiste nesse automatismo verborrágico que só serve para produzir um tensionamento dos músculos das costas?
Por que será que as pessoas só se interessam por esses assuntos periféricos que só servem para alimentar seus egos? Por que se interessam somente por essas tolices? Será que não percebem que a única alegria que conseguem com isso tipo de conversação, é a da fuga momentânea de suas próprias realidades solitárias e vazias? Por que não se atrevem a um mergulho no ser que as faz ser?
É incrível como a grande maioria das pessoas não se dão conta do quão superficial que são os seus assuntos. São verdadeiros papagaios a disparar frases e frases irrefletidas. Algumas delas são tão compulsivas por esse falar desconexo, que acabam mesmo falando sozinhas pelas calçadas ou pelos cantos de suas casas. São pobres vitimas de suas mentes enfraquecidas, repletas de uma incessante repetição de palavras que nada tem a ver com as suas atividades do momento. Suas falas são como que "socialmente programadas" pela bateria de informações dos noticiários de TV. Elas se descarregam durante o dia em conversas banais e sentam-se diante dos seus aparelhos de teleilusão para novamente carregá-las e dar continuidade ao processo de automatismo verborrágico. Suas falas são tão programadas e automáticas, do mesmo modo que as cenas aéreas de Copacabana que sempre passam em todas as novelas da Globo.
É uma necessidade tão grande de falar apenas por falar, que não é preciso anos de psicologia para poder perceber a grande necessidade de serem notadas. E, o pior de tudo é que estas pessoas não se percebem que acabam sempre falando demais por não terem nada a dizer. Se você se aquieta e as observa atentamente com o seu olhar fixo em seus olhos sem brilho, percebe facilmente que estas pessoas falam demais para demonstrar que nada sabem sobre aquilo que falam. Se você as questiona um pouquinho mais a fundo, deixam claro que não escutam aquilo que falam e que, portanto, são dirigidas pelas palavras.
Pior ainda é quando sou abordado por aquele tipo que dispara uma fala apressada, compulsiva e emocional... Essas, além de não escutarem a si mesmas, não escutam nada do que você lhes fala... Estão tão presas dentro de si mesmas, que é humanamente impossível a menor manifestação de um contato real com outro ser humano.
E a inquietude delas diante do silêncio por parte de seus interlocutores?... Até parece que essas pessoas sofrem de uma profunda alergia diante do silêncio... Pode-se ver claramente em seu olhar, o quanto que vasculham suas memórias para ver se encontram algum tipo de assunto que possa dar continuidade para as suas conversas periféricas e afastar momentaneamente o silêncio. Não percebem que ao fazerem isso alimentam ainda mais o governo de suas vozes mentais que as impedem de experimentarem o que é ser realmente "um" consigo mesmas e com um outro ser humano. Essas pessoas são o resultado de um aglomerado de vozes sociais que insistem em governar suas vidas, mantendo-as num anônimo modo de vida de desordem, o qual tentam esconder com suas posses, aquisições ou então, com o dito automatismo verborrágico.
A maioria dessas pessoas não tem se quer o menor flash de consciência, que possa trazer luz sobre a sua fragmentação interna, daquilo que realmente se passa em seu interior, em suas mentes, com todas as suas conseqüentes manifestações emocionais e físicas. São como "bonecos de corda", movidos pela "pilha de pensamentos compulsivos" e, a pior constatação, é que para muitas delas, essa "pilha" dura até os últimos suspiros de suas existências sem vida. São verdadeiras "cabeças duras", vitimas da débil aceitação de scripts sociais que as mantém distantes de relacionamentos nutritivos, uma vez que seus "papagaios interiores" lhes impedem de um encontro real com outro ser humano.

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!