Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

25 setembro 2007

Suprema Ambição

Eu estava iniciando a leitura do livro "O que te fará feliz", de Krishnamurti, quando por volta das 11:00 horas da manhã recebi uma ligação do Celsão. Para minha surpresa, o motivo de sua ligação estava embasada no mesmo conteúdo do título do mencionado livro, o que demonstrava a total sintonia que estamos atravessando. Por sinal, esses tipos de sincronicidades tem se tornado cada vez mais marcantes em minha vida. Para muitos, talvez uma simples coincidência, mas para mim, um sinal da Grande Vida, de que não estou me desviando do meu caminho.

- Cuidar do Ser, bom dia!

- Fala JR, aqui é o Celsão!

- Grande garoto! Como vão as coisas com você?

- Quer saber mesmo? Está foda! Muito foda, meu irmão!

- O que se passa?

- O de sempre... Falta de energia e de disposição para me enquadrar na formatação que o sistema apresenta. E tem mais, estou ficando de saco cheio de ouvir os conhecidos me dizendo que tenho que ser um cara mais "esforçado", Você já parou para ver no dicionário o significado da palavra "esforço"?

- Não, diga lá!

- A palavra esforço significa "mobilização de forças, físicas, intelectuais ou morais, para vencer uma resistência ou dificuldade, para atingir algum fim". Em outras palavras, agir sem a naturalidade... Por acaso você se esforça para respirar? Esforça-se para que os fios dos seus cabelos cresçam? Esforça-se para que a s suas unhas cresçam? Toma alguma medida para que os seus glóbulos vermelhos continuem se multiplicando?... Qual é a inteligência que existe em ter que se "esforçar" diariamente para fazer as coisas do cotidiano? Onde existe inteligência nisso? Já parou para ver que tanto a palavra "esforço" como a palavra "estresse" possuem o mesmo prefixo, a mesma origem? O que é um cara estressado a não ser um cara com excesso de esforço diário?... Então, qual a inteligência que há em me esforçar para contrariar a minha natureza? Qual a inteligência em me permitir uma ação que só pode me levar à uma erosão mental e conseqüentemente física?

- Interessante!

- Cara, a cada dia que passa, parece que as coisas estão ficando cada vez mais difíceis; quanto mais consciência obtenho, parece que mais e mais o conflito se instala. Eu lhe pergunto: como ser feliz em meio de tanto conflito?

- Celsão, você sabe melhor do que eu, que não tem como eu lhe dar essa resposta, além do que, eu mesmo compactuo dos mesmos sentimentos seus. A cada dia que passa, sinto maior dificuldade em ver sentido para sair da cama pela manhã. Já comente isso com você antes; sinto que todos os dias acordo para me contrariar. O sentido coletivo é o de se levantar para correr freneticamente atrás dos valores necessários para o custeio da subsistência... Sub-existir... Para mim, isso nem chega a ser existência... Só que cheguei a um ponto em que não consigo se quer me conformar nem com a sub, muito menos com a existência... Você pode até achar que é muita prepotência minha, mas... Eu quero VIDA e VIDA com "V" maiúsculo... Quero VIDA com abundância... Quero estar conectado à Fonte da Vida, como um dia já tive a graça de recordar o que é esse estado de bem-aventurança... Vivenciar novamente aquela Energia inominável cujas palavras e símbolos não podem traduzir.

- Sei muito bem por experiência própria o que você está querendo me dizer, portanto, pode poupar suas palavras...

- Uma vez que se experimenta "Isso", é terrificante a idéia de ter que se conformar ou mesmo se esforçar para viver outra forma de vida.

- O foda Jr, é que as pessoas com quem falo sobre isso ou aquelas a quem apresento seus textos, invariavelmente nos rotulam de maníacos depressivos...

- Pois é! Várias e várias vezes já presenciei esse tipo de reação... Essas pessoas é que se conformam com essa existência sem a menor qualidade de vida, sem tempo para o que é realmente essencial e qualitativo, vivendo e forma acelerada, estressada e repetitiva e eu é que sou o maníaco depressivo... Já ouvi os maiores absurdos que você possa imaginar. Cheguei a ouvir de uma grande amiga, a quem até então considerava uma séria buscadora, a qual se conformou com o estado mediano do conformismo respeitável, qual seria a inteligência em se conseguir o alcance da consciência que tenho hoje... As pessoas preferem não ver com propriedade pelo simples fato de acharem não ter estrutura para ficar com aquilo que é, uma vez que aquilo que é, não ser democrático e não oferecer nenhuma espécie de consolo, conforto ou respeitabilidade.

- Cara, eu fico me perguntando o tempo todo, onde é que vamos parar com tudo isso?

- Francamente? Eu não sei! A única coisa que sei é que este caminho, pelo menos para mim, é um caminho sem volta: todas as pontes têm que ser queimadas. Já vi algumas poucas pessoas chegarem a este ponto e dizerem para si mesmas: "para mim, até aqui está muito bom; não tenho interesse em me aprofundar mais!". Estas pessoas não percebem que, ao optarem pelo o que acham ser "bom", acabam abrindo mão daquilo que é o "melhor". Comigo sinto que não tenho escolha: o lance é seguir em frente... Não dá para morrer na praia... Eu quero VIDA, meu irmão, eu quero VIDA! Quero beber da Fonte da Vida ao invés de me contentar, como a grande maioria, com esses Oasis de crenças, consolos, falsas seguranças e temporária respeitabilidade.

- Eu assino embaixo. Também compactuo dessa "Suprema Ambição". Tem que existir alguma coisa que me faça maravilhar, que me faça perder noites de sono sem perder energia alguma. Quero algo que me dê novamente o encantamento de viver, o desfrute, o maravilhar. Apesar de não ver ninguém vivendo "Isso", sei que "Isso" existe, sei que existe esse estado que não é limitado pelo espaço-tempo.

- Fico me questionando todos os dias o que me falta fazer, ou onde eu possa estar me equivocando. Sinto a cada dia, minha existência se esvaindo em atividades contraditórias, fragmentárias, atividades isentas de Vida e sinto que a grande maioria das pessoas sabem do buraco existente em suas canoas, mas não querem que ninguém fique por aí falando sobre o mesmo. A realidade assusta, meu irmão!

- Porra! Como assusta! Assusta tanto que as pessoas acabam se afastando de pessoas como nós; elas passam a lhe rotular, te deixar de lado, falando mal de você pelas costas pelo simples fato de não compreenderem aquilo que você passou a compreender, numa tentativa de com isso, não correrem o risco de verem algo que possa vir a abalar suas frágeis zonas de conforto. Mas elas são elas! Falar sobre o modo de sub-existir delas não pode de forma alguma me proporcionar por Vida; pode tão somente me servir de consolo e, como bem sabemos, o consolo também é falso...

- Creio que estamos numa sinuca de bico.

- Pois é, Jr!... Se ficar o conformismo pega, se correr a consciência come... Tem que haver uma maneira de sair desse modo dual de se viver.

- Celsão, creio que essa é a grande pergunta que vem motivando homens e mulheres dotados de uma autêntica seriedade. E creio também, que estes ao vivenciarem o insight do "Ah! É então é Isso!", encontraram no compartilhar desse despertar, desse desvelar, um Real Sentido de Vida. Posso até estar enganado, mas, só por hoje, é isso o que me move. Para os outros isso pode até parecer loucura, mas, para mim, essa é a santa loucura, pois ela cura. Não dá mais para viver nesse estado de insanidade mental socialmente aceito e incentivado. O que eles pensam a meu respeito, ou mesmo o que eu penso sobre mim, isso não faz o mínimo sentido. O que faz sentido é aquilo que eu "intuo". Algo no mais fundo do meu ser me diz que essa é a ação verdadeira a ser seguida. Não vou mais me abandonar em favor de uma aceitação doentiamente condicionada... Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante!

- ... Do que ter aquela velha opinião formada a toda instante... É isso mesmo! O lance é ser maluco beleza! Nada de me "esforçar" para ser um sujeito normal e fazer tudo igual! ... Mas eu te pergunto: como conseguir isso? Como estar no mundo sem ser do mundo?

- Cara, o que é remédio para mim, pode ser veneno para você... Vejo que essa resposta é única, pessoal e intransferível... Continue voltado para dentro de você; quem sabe, a qualquer momento o "Ah! É Isso!", ocorra com você. Caso contrário, já sabe o que lhe espera, uma vez que já se encontra diante de seus olhos e, por isso, não vai precisar de muito esforço para constatar. Agora tenho que desligar. Cuide bem do ser que lhe fazer ser e SEJA!

- Valeu Jr! Um abração! Na quinta te vejo na padaria Polar para aquele café filosófico!

- Inté!

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!