Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

19 junho 2008

Sobre escrever e criticar

Para mim, escrever tem sido uma prática fascinante e, acima de tudo, profundamente reveladora. Uma vez atento me é possível perceber as próprias nuances, os sentimentos, os motivos e o espírito que me move a tal prática. A cada dia que passa venho aprendendo muito a respeito de mim mesmo, seja escrevendo, seja observando minhas reações aos comentários feitos a cada texto postado. E, através dos comentários acabo aprendendo também um pouquinho a respeito das relações humanas.

Há algum tempo, quando sofria profundamente com o tédio e a insatisfação, descobri na escrita, uma espécie de "fio terra emocional", algo semelhante aquele pino colocado sobre a tampa da panela de pressão que a impede de explodir. Sou como essa panela de pressão: hoje, sem um pino, posso explodir e causar danos a mim mesmo bem como aos que me cercam. Posso garantir que, das válvulas de escape que já utilizei em minha vida, a escrita tem se mostrado a mais funcional e inteligente.

Durante anos e anos fiquei apenas observando a coragem dos outros ao expressarem suas idéias e, quase sempre, minuciosamente em busca das possíveis contradições dos autores. Tecia minhas conclusões e criticas sobre os mesmos e não sobre os textos por eles escritos. Até então, nunca havia me passado na cabeça que é humanamente impossível analisar um ser humano através de um punhadinho de letras. Um ser humano é infinitamente mais complexo do que seus textos. Nos mesmos, um autor consegue traduzir apenas um ponto de vista e, um ponto de vista é apenas um minúsculo ponto de sua visão. Quando lemos um texto, não temos como ver as reações emocionais e somáticas do autor. Não temos como sentir suas vísceras...

Talvez eu consiga expressar melhor este ponto de vista, dando como exemplo a disparidade existente entre o original de uma obra literária e o resultado dela quando transformada em filme. Por mais holística que seja a visão do diretor, este nunca conseguirá traduzir aquilo que o escritor tentou transcrever.

Segundo Ezra Pound, poeta, músico e crítico estadunidense, o mau crítico se identifica facilmente quando começa por discutir o poeta e não o poema. E nos dizeres de Osho, na verdade, quem consegue criar, cria; e quem não consegue criar, critica. Pessoas não criativas se tornam grandes críticos. É fácil criticar poesia, mas é difícil escrever poesia. É fácil criticar uma pintura – você pode criticar Picasso, mas não consegue pintar como Picasso. É fácil criticar tudo.

Hoje, sei muito bem a enorme diferença existente entre ser um critico e ousar escrever suas idéias, visões e sentimentos. Tenho visto o quanto é difícil estabelecer uma real comunicação com o leitor, uma vez que cada um de nós possui uma história, um fundo psicológico, o qual obscurece nosso mundo de relação. O mesmo acontece com a escrita... Tenho percebido o quanto é difícil ser original, não permitir que esse mesmo fundo, com suas vozes, cores e letras macule a tentativa de expressar o sentimento letrado.

Quanto aos críticos, existem alguns que me rotulam como incoerente, por não manter sempre a mesma visão em meus escritos. Ora, penso que se fizesse isso, ai sim estaria sendo incoerente, uma vez que estaria me distanciando dos motivos que me levaram a escrever. Isso seria o mesmo que exigir da natureza, que todos os dias se apresentassem da mesma forma: a mesma temperatura, as mesmas nuvens, a mesma pressão do ar, a mesma calmaria, o mesmo mar sem revoltas... Sou fruto da mesma natureza, portanto, feito de oscilações... Escrevo aquilo que sinto no momento e não tenho comigo o menor compromisso "intelectual" de manter a mesma postura de ontem.

Ao contrário de alguns críticos, não me sinto "completo", não me sinto "pronto": sou um ser em construção. E, como ser em construção, não desprezo as experiências dos outros, o que não significa que seja dependente das mesmas. Como tenho colocado em meus textos, gosto de trocar figurinhas sem colar. Gosto de trocar com as pessoas e sinto que isso nos enriquece, afinal de contas, uma das mais antigas características humanas é a capacidade e a necessidade de se expressar e compartilhar. É por isso que tento expressar pela escrita, o ponto de vista extraído dos vários contatos do meu cotidiano. Em meus textos, tento expressar um pouquinho dos meus sentimentos e daquilo que, naquele momento vejo como verdade (e na grande maioria das vezes, como os demais seres humanos, aquilo que vejo, tenho dificuldades de colocar em prática).

Já dizia o finado poeta: ... "tuas idéias não correspondem aos fatos"... Não me sinto na obrigação de ser coerente ou mesmo de ter respostas para tudo e para todos. Estou aberto e me permito a mudança de visão há qualquer segundo. Procuro ser eu mesmo, mas sem ser sempre o mesmo e olha, posso garantir que isso não é nada fácil. Aliás, acho mesmo que a mesmice – com perdão da palavra - é uma merda. Creio que já não sou mais vitima da "síndrome da jovem guarda": a mesma praça, o mesmo banco, as mesmas flores o mesmo jardim... Isso não cabe mais no meu universo...

Gosto demais de duas frases, entre tantas colhidas ao longo dos anos, que resumem bem o que sinto a respeito da contradição e os críticos, as quais uso para encerrar este texto. A primeira vem de Roberto Crema, num seminário da Unipaz e diz respeito a contradição: "contradigo a mim mesmo por que sou vasto!". E a segunda, sobre os críticos, é de um dramaturgo inglês, Brendan Behan, a qual tomei conhecimento através de um texto de Paulo Coelho: "Críticos são como eunucos em um harém. Teoricamente eles sabem qual a melhor maneira de fazer, mas não conseguem ir além disso".

Agora, cá prá nós: difícil mesmo é deixar de lado o condicionamento de ficar tecendo receitinhas de como os outros devam ou não levar as suas vidas, de ficar apontando um dedo e opinando no modo de ser do outro, esquecendo-se de que três dedos sempre ficam voltados para nós... Será que fui muito critico nisto?


Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!