Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

12 dezembro 2011

Como transformar um louco solitário em um líder?

Como digo, os seguidores adoram citar frases prontas de terceiros para tentar justificar o injustificável: seus contagiosos comportamentos de rebanho... Olha essa ai:

"Estar perto do mestre é morte, teu ego deverá partir. O ego pensa, começa a pensar, "devo escapar antes que algo aconteça; antes que eu me perca, devo escapar." O ego continuamente te diz para fugir. O ego vai encontrar racionalizações; vai encontrar faltas em mim para ajudar você a escapar; vai convencer você de todas as maneiras que este homem é o homem errado. Amor é como uma morte, e não tem amor tão mortal como amar um mestre. OSHO

De fato, não existe amor tão mortal para a lucidez, do que amar um mestre com ego espiritualizado. Confira no vídeo abaixo...



Que cara de pau! Chega a parecer ridículo! Mas, observe atentamente... Parece ser muito fácil dançar como ele. Ai vem o primeiro seguidor... Ele exerce um papel fundamental: está demonstrando publicamente como segui-lo. Perceba que o seguidor está convidando novos amigos a participar. É preciso ter coragem para fazer isso. Ele se expôs ao ridículo. Ser o primeiro seguidor é uma forma de liderança subestimada... Ele acabou de transformar um louco solitário em um líder. Oh! O segundo é ponto de virada, é claro! É a prova de que o primeiro fez bem. Agora, já não há um louco solitário: há três pessoas formando uma comunidade... Ai vem mais dois... Mais três... Este movimento que surge está em público, todos conseguem ver os seguidores e, novos seguidores, geram mais seguidores, não o que começou o movimento. Temos aqui a hora do ápice, o que muitos chamariam de viral... Quanto mais pessoas são adicionadas, menor é o risco. Aqueles que estavam em dúvida antes, não tem mais razão para não participar... Senhoras e senhores, é assim que um movimento é feito!

Vamos recapitular o que vimos... Ele estava em público e era muito fácil segui-lo, mas, o aspecto mais intrigante não foi esse. Sim! Tudo começou com o cara de pau sem camisa e ele vai levar todo crédito, mas, não veríamos toda esta multidão dançando alucinadamente sem o primeiro seguidor, porque, quem faz o movimento, não é o líder

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!