Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

27 agosto 2010

Observações numa tarde de inverno

Nelson disse: Oi nega

Nelson disse: confere.... é legendado:

http://www.youtube.com/watch?v=1jl5op2g1zw&p=4AA7745C87312E8F&playnext=1&index=1

Andrea diz: oi Né, está melhor?

Nelson diz: Um pouco, confere esse vídeo

Andrea diz: Está bem! Você vai ficar on-line?

Nelson diz: Vou dar uma saída até um cliente para receber, por que? Hoje caíram fichas fantásticas através do silêncio e observação do pensamento.

Andrea diz: é mesmo? Para conversar!

Nelson diz: Chego a ficar assustado porque vejo a grande dificuldade que as pessoas terão para perceber que elas não são a sua mente. O canto da sereia NUNCA está fora mas sim dentro. Ele - pensamento, ego - se instala rapidamente causando uma espécie de hipnose momentânea, com histórias, imagens, sons, conflitos e achamos QUE NÓS É QUE PENSAMOS, mas não, é ele, o pensamento, o ego, que assume o controle daquilo que realmente somos e QUE DESCONHECEMOS. Nos conhecemos COMO SENDO ESSE QUE PENSA DE FORMA MECÂNICA, DESCONEXA, CONFLITANTE. E não há a menor possibilidade de saber O QUE É O AMOR, enquanto esse pensamento, esse ego, esse que pensa em nós, não se dissolver, dando lugar ao que somos em essência, em totalidade. Enquanto ele existir, enquanto continuar a nos iludir de que somos ELE, de que somos essa voz, essas imagens em nossa mente, só poderá haver acumulo de conflitos e nada de amor. Ainda não amamos NADA e NINGUÉM, porque esse pensamento, esse ego, NÃO DEIXA VER NADA E NEM O OUTRO. Ele tenta a todo custo nos enredar em várias situações conflitantes, com projeções de ações futuras destituídas de bom senso. São filmes negativos, conflitantes que, ao nos identificarmos com seu conteúdo, derramamos uma enorme quantidade de adrenalina em nosso sangue. Isso causa letargia, cansaço, confusão, MEDO. Mas ele tem o poder de NOS CONFUNDIR até mesmo em OBSERVAÇÃO. Ele cria desespero se você não fica atento.

Andrea diz: Com certeza! Se para a gente que já viu isso é difícil, que dirá para a maioria?

Nelson diz: Dé, entendo perfeitamente por que as pessoas enlouquecem ou cometem loucuras...

Andrea: Sim!

Nelson diz: Porque quanto mais você se aproxima da realidade, mais ele - o pensamento, o ego, - tende a lhe bombardear por todos os lados, pegando as coisas que lhe são mais caras. E é muito fácil se identificar com suas idéias e sugestões de conflito.

Andrea: PERFEITO!

Nelson: O pensamento, o ego, não AMA NADA e NINGUÉM, a não ser a AUTOIMAGEM construída por todos os anos de nossa vida. Veja, 48 anos de EGO... Acha que ele vai querer abrir mão facilmente? Mas quanto mais tempo evitamos o bom combate da observação sem palavras ou reações, mais LHE DAMOS FORÇA e quando você tenta ficar só na observação sem palavras, sem ação, sem reação, só sentado vendo o que se passa na mente, ele TENTA A TODO CUSTO fazer com que você se disperse, se desespere e saia reagindo como sempre fez a vida toda. Se você não consegue ser intimo com o que se passa em seu intimo, COMO PODE SER INTIMO DE OUTRO SER HUMANO, ainda mais se este também ainda está IDENTIFICADO COMO SENDO O PENSAMENTO QUE FALA EM SUA MENTE SEM CESSAR? Percebe? É preciso desenvolver URGENTEMENTE a capacidade de não recorrer a nada de fora, a não sair correndo para qualquer lado, desabafando.

Andrea: O EGO SÓ CONSTRÓI A PERSONALIDADE que É O QUE AS PESSOAS VALORIZAM.

Nelson: Desenvolver a capacidade de ficar olhando toda forma de manifestação do pensamento CIENTE DE QUE NÃO SOMOS ELE. NÓS NÃO SOMOS AS PALAVRAS E IMAGENS QUE BROTAM SEM CESSAR EM NOSSA MENTE.

Andrea: ESTA SEMANA PROCUREI FICAR COMIGO SÓ OBSEVANDO. SEM REAÇÃO.

Nelson: Perceber isso é o inicio do ÚNICO BOM COMBATE. PRECISO REPETIR ISSO PARA VOCÊ... Olhe, olhe profundamente o que se passa em sua mente, olhe as imagens, as falas, os monólogos, as projeções, bem como as reações corporais, olhe tudo sem dizer nada, sem julgar, sem avaliar como certo ou errado...Só olhe! Perceba como ele tentará se inflar dentro de você para que você NÃO OUSE perceber a realidade de que VOCÊ NÃO É O QUE SE PASSA EM SUA MENTE... Isso precisa ficar claro!

Andrea: SIM!

Nelson: Você momentaneamente deixa de ser o PENSAMENTO, O EGO, para ser o OBSERVADOR do pensamento, do ego, mas, isso também não liberta. Só quando ambos desaparecerem por si só, porque o observador é a coisa observada.

Andrea: Sim!

Nelson: Precisamos passar para outro e único estado verdadeiro: O ESTADO DE OBSERVAÇÃO PURA, MOMENTO A MOMENTO, onde só A VERDADE existe. Onde está o pensamento, o ego, aí está a desunião, o conflito e a mentira. Onde entra o observador, ainda há conflito, mas começa a existir o diluir da mentira, da identificação de uma mente irada. Se conseguirmos passar por isso, então, talvez venhamos a saber o que é AMOR, VERDADE e COMPAIXÃO. E o que mais me assustou nessa observação de hoje, é que TODOS vivem o PENSAMENTO. Todos são vitimas de suas propostas, de suas imagens, de sua necessidade de aprovação. Nêga, percebo que estamos muito próximos ou de enlouquecermos ou de descobrir a verdadeira liberdade do espírito humano. Portanto, eu lhe desafio, a observar, observar e observar, sem reagir nem mesmo pela palavra. A palavra é a primeira reação, sempre. O pensamento lança a palavra, para criar mais confusão, para que não haja a escuta e a compreensão. VOCÊ PRECISA ESTAR CIENTE DISSO.... ELE VAI QUERER DIZER QUE VOCÊ ESTÁ ENLOUQUECENDO, QUE VOCÊ TEM QUE SE MATAR; OU MATAR O OUTRO.... MENOS ELE!... Isso precisa estar muito claro, por que você vai passar por isso.

Andrea: Sim é o que tenho visto esses dias, por isso te falo evitar a palavra ela é a primeira reação.

Nelson: E quando isso acontecer, você precisa saber QUE ISSO NÃO É VOCÊ, que ESSA VOZ NÃO É VOCÊ.

Andrea: Tem que ficar quieto na hora da observação.

Nelson: QUE AS IMAGENS NÃO SÃO A EXPRESSÃO DO SEU VERDADEIRO SER. É preciso romper com as imagens através da ação da observação se queremos chegar ao REAL, ao QUE É.

Andrea: Sim.

Nelson: Mas amor, você precisa saber que isso é terrível. Isso é um Tsunami, um naufrágio em noite escura.

Andrea: Sim.

Nelson: É profundamente desgastante.

Andrea: E eu não sei?

Nelson: Ele, o pensamento, o ego, tenta criar INIMIGOS EXTERNOS, para que você não perceba que o seu grande inimigo VIVE DENTRO DA SUA MENTE. E quando você se identifica com um inimigo externo, cria conflito, confusão, QUE É O ALIMENTO SUBSTANCIAL do ego, do pensamento.

Andrea: Sim.

Nelson: Isso precisa estar claro: NÃO SOMOS OS NOSSOS PENSAMENTOS, NÃO SOMOS AS VOZES EM NOSSA MENTE, NÃO SOMOS AS IMAGENS EM NOSSA MENTE... Nós somos AQUELE que vê tudo isso, na realidade, somos muito mais que isso, mas, não podemos saber enquanto o observador e a coisa observada existirem. Então, lhe pergunto: você acredita ser possível a manifestação de um estado de ser onde somos 100% o SER que nos faz ser?... Precisamos saber o que é isso, senão, nunca saberemos o que é VIDA.

Andrea: Sim.

Nelson: Isso que vivemos hoje NADA TEM A VER COM VIDA... Somente medo, desconfiança, estresse, confusão, complicação, insensibilidade, frieza, dependências falsas...

Andrea: Sim.

Nelson: Se não existir isso, então, não faz sentido continuar existindo. E é preciso ESTAR CIENTE de que o pensamento, o ego, vai tentar a todo custo lhe dizer que a VIDA não faz sentido.

Andrea: Com certeza!

Nelson: Essa foi a grande sacada de hoje! E também a grande surra! Enquanto existir o pensamento, o ego, seremos sempre vitimas de medos infundados e enquanto existir medo, NÃO PODE EXISTIR LIBERDADE, AMOR, VERDADE!

Andrea: Sim voltamos a estaca zero no bom sentido. Só reforça o que o Krishnamurti diz... Estamos no caminho certo!

Nelson: Não existe estaca zero... Isso é uma manifestação dele e bem perigosa por sinal!

Andrea: Você não entendeu o que quis dizer... A estaca que quis dizer é o que vimos até aqui através do Krishnamurti. Que só através de uma observação consciente, sem identificação, sem julgamento, enfim, é que poderemos chegar.

Nelson: Ou melhor, essa COISA poderá chegar.

Andrea: Sim!

Nelson: Esse estado de SER! Bem, vou colocar esta nossa conversa no blog!

Andrea: Ok!

Nelson: Um beijo!

Andrea: Outro!


 


 


 

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!