Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

12 janeiro 2008

“Outristas” de Plantão

São 16:05h. Estou caminhando pela Av. Prestes Maia, próximo ao buraco do Ademar. Ao meu lado direito, à dois metros da portaria de um edifício abandonado, um rapaz moreno, por volta dos 35 anos de idade, dorme sobre um pedaço de espuma de colchão. Três metros à frente dele, vários montantes de fezes ressecadas pelo tempo. Diante de tal cena, a maioria dos pedestres passam insensibilizados como se tal situação fosse normal. Há menos de 50 metros dali, os dois enormes prédios do Ministério da fazenda.

Já na Rua Santa Ifigênia, o "putz-putz" das potentes caixas acústicas ditam o ritmo do frenético e estressado público. O clima de tensão emocional, carregado de desconfiança, medo, controle e corrupção é bastante pesado no local. Andar pelas calçadas é quase que impossível, uma vez que de três em três metros, há um montante de pedestres curiosos diante das barracas improvisadas sobre caixas de papelão, onde são vendidos DVD's e CD's de programas piratas, por rapazes mal encarados com bombetas na cabeça, calças largadas e camisetas de times de futebol... É uma verdadeira feira de pirataria, onde todos anunciam seus produtos genéricos e dizendo seu amigo...

- Depois da meia-noite, até mulher vira avião, meu irmão!...

- Cd's de programas e DVD's de filmes, amigo? ...


- Controle remoto, cabo de vídeo RCA, amiguinho? ...

- Roteador, Placa Mãe, Swift, amigo? ...

- Vai cartucho de impressão, amiguinho? ...

- Olha aí irmão: o melhor custo beneficio da região...

Na Avenida Ipiranga, pego um ônibus em direção à Rua Augusta, para onde sigo em busca de uma encomenda num sebo da região. Enquanto a maioria se distrai com os vídeos apresentados pelo "BUS TV", extraídos de um site cujo nome é "vídeos imbecis", em silêncio fico meditando sobre o comportamento humano.

Existem pessoas que infelizmente exercem uma enorme dificuldade de manter relacionamentos nutritivos e por causa dessa dificuldade, mantém um olhar paranóico diante dos acontecimentos do seu dia-a-dia. Por causa desse olhar equivocado, vivem criando inimigos externos e desenvolvendo estratégias competitivas, quase sempre escudadas numa tendenciosa linguagem crítica, rancorosa e grosseira.

Como essas pessoas alimentam o auto-engano de que a natureza exata de seus conflitos esteja sempre no comportamento de um agente externo e não em si mesmas, quase sempre concentram seus esforços na tentativa de ofuscamento do brilho dos seus "ocasionais inimigos de escolha". Diante desse comportamento, alimentado pela cegueira do olhar, perdem a oportunidade de discernirem a sabedoria do dito popular: quando se aponta um dedo para alguém, três dos nossos dedos apontam para nós mesmos.

Em conseqüência, as enormes barreiras internas que as mantém incapacitadas de estabelecerem genuínos e nutritivos relacionamentos, permanecem sempre camufladas, enclausuradas, não expostas a ação da luz e, com isso, criando aquilo que chamo de "bolor emocional". Essa grossa camada de bolor emocional as impede de enxergarem a si mesmas e, por essa razão, seus assuntos invariavelmente decorrem de forma compulsiva sobre as trivialidades ou sobre o comportamento do outro. São verdadeiros "outristas de plantão". Como já dizia o finado poeta: essas pessoas falam demais por não ter nada a dizer. E, enquanto insistem nesse imaturo modo de se relacionar – se é que podemos chamar isso de relação -, não se dão conta de que pouco a pouco acabam afastando as pessoas que delas se aproximam, uma vez que nenhum ser humano suporta o mau cheiro causado pela ação do bolor criado no ambiente de uma mente fechada.

Agora são 17:00. Desço no ponto da Rua Augusta, à poucos metros da Rua Matias Aires, bem em frente de uma pequena galeria de quadros. Caminho em direção à Av. Paulista, onde procuro por um sebo, cujo nome não me recordo, instalado no segundo andar de um prédio. Toco a campainha e a pesada porta de vidro se abre. Do outro lado do balcão, um senhor de cara carrancuda, espera pelas minhas palavras...

- Boa tarde.

Ele somente balançou a cabeça levemente.

- O sebo está funcionando hoje?

- 2º andar. RG.

- O falso ou o verdadeiro? – Perguntei-lhe com um sorriso, numa tentativa de quebra o gelo.

- Isso é com você e não comigo.

- Pelo visto, o bom humor nesta avenida de negócios deve ser um produto em extinção. – Respondi enquanto tirava da carteira o meu RG com seu plástico amassado. – Obrigado.

A porta do elevador se fechou enquanto que o olhar porteiro se perdia em algum lugar longe da Av. Paulista. Depois da tentativa fracassada de encontrar o livro de meu interesse, novamente me dirigi para a Rua Augusta. Em sua esquina com a Av. Paulista, parado na calçada em frente à faixa de segurança aguardo pela abertura do semáforo. Há um grande amontoado de pessoas de fronte tensa. Somente um pequeno grupo de adolescentes demonstra alegria no olhar.

Cômico Vídeo sobre os outristas de plantão








Sobre o ato de criticar



Na verdade, quem consegue criar, cria; e quem não consegue criar, critica.


Pessoas não criativas se tornam grandes críticos.


É fácil criticar poesia, mas é difícil escrever poesia.


É fácil criticar uma pintura – você pode criticar Picasso, mas não consegue pintar como Picasso.


É fácil criticar tudo.


Autor: Osho

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!