X: Bom dia! Vai
votar em quem pra presidente?
Out: Com todo
respeito que você merece, podemos começar nosso primeiro contato com uma
pergunta mais interessante?
X: verdade!... Eu estava pensando aqui, que a sociedade podia fazer um protesto
pedindo para mudar de sistema... um sistema em que não tenha dinheiro, moeda, em
que cada ser faz a sua parte e pega o que precisa... Política universalista. Se
extinguir o dinheiro como é que os políticos vão roubar? A maioria das pessoas estão
em busca do poder; o sistema atual dá
poder às pessoas quem têm e deixa de lado as que não têm.
Out: você acredita
mesmo que o problema humano seja o dinheiro?
X: Não.
Out: uma faca na
mão de um médico salva uma vida, já, na mão de um assassino... uma ferramenta
usada para fins inteligentes produzirá resultados inteligentes, mas, se for usada sem inteligência, trará
resultados não inteligentes.
X: verdade!
Out: em vista
disso, o que você acredita ser a natureza exata de toda problemática sistêmica?
Lembre-se: eu e você somos o sistema.
X: o sistema atual: ele dá poder; as pessoas quem
têm estão de boa e as quem não têm, querem ter.
Out: Existe o sistema ou existe pessoas?
X: pessoas que criam o sistema.
Out: então o
problema está no sistema?
X: não. Na criação do sistema.
Out: sua pergunta
inicial desta conversa, reflete o que nisto que acabamos de ver juntos?
X: verdade!
Out: quando você
faz uma pergunta dessas, você dá vida ao sistema que critica. Da mesma forma, você
e eu devemos estar — com nosso modo de pensar — alimentando esse sistema... mudar
a periferia não altera o centro criador do sistema; o centro criador do sistema
somos eu e você. Se eu e você somos
mascadores de chiclete, de que adianta mudar os fabricantes de chiclete ou diversificar
seus sabores? O que precisamos é ver o falso do chiclete; deixar de fazer uso
dele; nisso, a fábrica se desfaz por si.
X: verdade! Pra mudar para um sistema desses é
necessário mudança de todos, e a maior mudança que a pessoa pode fazer é a
interior.
Out: esqueça a
maioria: só estamos eu e você aqui... Você quer mudar?... De fato?
X: já mudei! Em equilíbrio.
Out: Até que ponto
consegue ser radical? Lembre-se: há uma grande distância entre mudança" e "transformação"... todos buscam
por "mudanças"... quantos buscam por "transformação"? Na
mudança, há possibilidade de retorno ao estado anterior, já, na transformação,
isso é impossível. Tome por exemplo, o processo da lagarta e a borboleta: a
lagarta pode mudar de cor, mas ainda será lagarta; quando se transforma em
borboleta, não há possibilidade de retorno.
X: verdade!
Out: pensar em
mudança externa é a maior ferramenta de retro-alimentação do sistema; todos sabem falar sobre isso, mas ninguém
sabe falar de suas zonas de conforto, de suas dependências, de suas ambições,
de sua ganância, de sua inveja, de suas crenças sistêmicas que limitam a
verdade liberdade do espírito humano.
X: verdade!
Out: Se limitar a
falar do sistema é uma espécie de alienação transvestida de compreensão.
X: A chave está
numa sociedade alternativa.
Out: o que isso
simboliza? Outro sistema?
X: esse sistema é o
melhor sistema, e o verdadeiro sistema, porque ninguém tem nada e nada é de ninguém...
Era para ter uma divisão justa e com equilíbrio.
Out: não existe
alternativa na sociedade enquanto o indivíduo não tomar consciência de que não
há alternativa de uma nova sociedade por meio das invencionices sistêmicas da
mente. O próprio pensamento é um sistema.
X: verdade!
Out: você pode
ficar sem nada no campo da matéria, mas a matéria da sua mente ainda será a
mesma.
X: você entendeu errado: a natureza é de todos! A divisão tem que ser justa.
Out: enquanto o ser
humano achar que "sua natureza" seja a mente, os pensamentos, as
emoções e os sentimentos, não haverá condições de existir uma natureza única
para todos, e ainda existirá a ideia de "divisão justa", o que, no
meu modo de ver, é a representação da célula principal que sustenta o sistema:
a ideia de separatividade. Quando há a "ideia" de "divisão
justa", existe a crença de que somos separados. A partir daí, toda forma
de corrupção é possível, porque ISSO é corrupção!... "eu e você",
"meu e seu"... "nosso e não deles"... Através de qualquer
sistema criado pela mente, nunca haverá divisão justa... A mente nunca terá
inteligência integrativa amorosa, uma vez que, por sua própria natureza, a
mente é política: ela não compartilha, só compactua conforme a natureza de seus
interesses no espaço-tempo.
X: você acredita em
vida após a morte?
Out: por que
deveria desperdiçar a vida, dedicando tempo e energia no sistema de
"acreditando ou desacreditando" em vida após a morte? Penso que a
existência precisa estar muito sem VIDA para se dedicar a esse tipo de assunto.
Aliás, esse é mais um dos assuntos alienantes do sistema. O qual também faz com
que você não dedique seu tempo e energia na compreensão desses sistemas
alienantes criados pela mente sistêmica.
X: eu já tive
algumas experiência.
Out: outro
mecanismo do sistema é manter você dentro de uma coleção de "crenças ou
descrenças"... Sabe, pouco me importa se um ser humano teve ou não teve
alguma experiência de vida após a morte... Me importo, de fato, é se ele pode
estar, nesta vida, tendo vida de momento
em momento, e não em breves experiências temporais.
X: fui morar numa
casa com presença muito forte de espíritos... era uma prisão há trinta anos, antes
de eu morar lá. Como eu voltei a morar numa casa que eu morava antes de ir morar
nessa casa, comecei a ver e escutar os espíritos.
Out: respeito o que
você me diz, mas isso não me chama a atenção, pois os tais espíritos, se
existem, não serão os responsáveis pela transformação dos que estão aqui e
agora, presos em ilusórios sistemas de crenças.
X: eu procuro
conhecer e compreender a verdade.
Out: você não
precisa compreender a verdade: você precisa compreender suas mentiras. Essa
ideia de compreender a verdade é outra ilusão sistêmica.
X: compreender e
entender... conhecer!
Out: Veja, a busca
da tal verdade criou o budismo, o cristianismo, o islamismo, a ufologia, a física
quântica, os partidos políticos, os países e isso só criou desavença entre seus
vários tipos de "crentes"; se estivessem preocupados em conhecer a
mentira e não a verdade, perceberiam a mentira de tudo isso em que se encontram
presos.
X: a verdade é uma
crença ?
Out: enquanto você
não conhece a verdade, ela é só uma bela ideia, uma crença... Agora, se existe
a verdade, pode existir um "conhecedor da verdade, pode existir um você? Onde existe a percepção da verdade, não
existe espaço para a mentira que acreditamos ser.
X: a verdade é uma
questão de perceber.
Out: e o que você
percebe? A verdade ou a mentira?
X: os dois.
Out: olhe melhor isso.
X: valeu!
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X: os dois.
Out: olhe melhor isso.
X: valeu!
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