Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

02 agosto 2007

Matrix: o campo de concentração do nosso século

- Fala Celsão!

- E aí JR? Belê?

- Na boa! Só observando! Que conta de novo!

- Esse final de semana estive uma sacada e tanto... Estava assistindo um filme sobre a segunda guerra mundial quando me ocorreu um pensamento: todos nós vivemos numa espécie de campo de concentração... Um campo de concentração intensivo. Faz sentido para você?

- A Matrix, que simboliza a rede do pensamento condicionado é o "campo de concentração". Por isso estamos presos.

- Está todo mundo preso, JR. Mesmo a gente querendo sair, eles nos influenciam e nos mantêm presos.

- Você assistiu Matrix?

- Claro!

- Lembra-se daquela cena em que o Neo está caminhando com o Morfeu, dentro da Matrix, quando, no meio das várias pessoas vestidas de preto, surge uma mulher de vestido vermelho?

- Lembro sim!

- Então, o Morfeu diz que quando estamos dentro da Matrix, o que vemos são carpinteiros, engenheiros e outros mais. Todas essas pessoas que você está querendo salvar eles ainda são um inimigo em potencial. Todos eles podem lhe matar, ou seja, lhe manter preso dentro desse imenso campo de concentração que é a Matrix, ou seja, a rede do pensamento condicionado. Eles vão tentar te influenciar de algum modo para que você volte a "funcionar como um autômato" dentro da Matrix.

- Vejo isso acontecendo direto dentro da minha casa. Por vezes estou sentado no sofá da sala lendo um livro de filosofia, minha mãe passa por mim e solta as indiretas dela: isso é que é vida, parece um marajá... Quando é que você vai arrumar um emprego de verdade? Quando é que você vai pensar seriamente em arrumar um trabalho digno? Você precisa ganhar dinheiro!

- Pois é! Se você se identifica com esse tipo de influencia, um abraço: de volta para a Matrix. Isso realmente é um campo de concentração! Porque é um campo que concentra toda a sua ação na busca do consumismo e na prestação de contas. Sua ação fica só nessa esfera. Você precisa voltar a assistir o filme Matrix por essa ótica que estou lhe falando. Está tudo lá, nas entrelinhas. Neste final de semana estudei esse filme com um grupo de amigos evolutivos e foi de muito proveito.

- Imagino! Você é foda! Nunca me dá um toque desses estudos! Quando é assim, vê se me liga!

- Eu e um amigo meu estamos pensando em escrever sobre esse estudo do filme. Para nós está claro que a Matrix é uma metáfora para exemplificar a ação da Rede do Pensamento Condicionado. A gente é constantemente bombardeado... Basta sentar um pouco para meditar que a mente já começa com as comparações, ou insinuar que você deveria estar se ocupando com outras coisas mais importantes. Você sabe muito bem como funciona isso! Ela não te deixa ir atrás do que é essencial; isso está muito claro para mim!

- Precisamos marcar para estudar esse filme juntos.

- Basta querer! É muita informação! O filme inteiro tem muita coisa em comum com as idéias de Krishnamurti; não quero afirmar com isso que o filme tenha sido inspirado no pensamento dele. Existem várias visões espalhadas pela internet, esta é apenas mais uma. No entanto, para nós, satisfaz muito. Esse filme foi muito bem bolado, cena por cena, fala por fala... É tanta informação passada de forma tão rápida que por vezes, passa sem perceber. Por isso que é legal sentar em grupo para estudá-lo.

- No telefone você estava me falando que a nave "Nabucodonosor", seria a representação do cérebro, é isso?

- Sim! A nave seria o cérebro humano, e a sua tripulação seria a intuição, o observador, o pensamento técnico, o boicotador, os opostos. Os sentinelas que tentam invadir a nave são os pensamentos do coletivo que estão sempre prontos, esperando por um vacilo seu para que possam atacar e dominar sua mente. Os sentinelas querem entrar na sua mente de forma violenta... Os sentinelas são as "iscas sociais e parentais"...

- E se marcar entra mesmo, não é JR!

- Se você não tiver um "campo de força", entra mesmo! Lembra-se do campo de força que mostra no filme? "Pois é meu caro, pois é"! Esse campo de força é a sua observação! Sem a observação você é um elemento extremamente vulnerável.

- Entra mesmo!

- Mesmo já tendo desenvolvido esse observador interno, mesmo esse observador ainda é pensamento! É por isso que ele corre o risco de ser pego pelos sentinelas da Matrix.

- Interessante que no final do filme o Neo morre...

- Nada disso: quem morrer é o Anderson – a representação do nosso lado condicionado, e, portanto, isento de inteligência, inocência e energia criativa. Ele precisa morrer para que o nosso lado Neo possa ter vida em abundância. O Anderson precisa nascer.

- E os agentes Smiths?

- São a representação da natureza do pensamento coletivo... São todas as manifestações de pensamentos e emoções doentias como o medo, raiva, cólera, inveja, ciúmes, prepotência, covardia... As balas representam esses sentimentos, esses pensamentos que roubam uma energia imensa do ser humano...Enquanto Anderson, era preciso gastar muita munição, muita energia, era preciso correr, buscar por mecanismos de fugas, dependências externas para poder fugir do ataque dos pensamentos... Quando o Anderson morre, que é nosso lado condicionado, ele tem uma experiência direta dessa inteligência amorosa, que é toda energia, que se manifesta da fusão entre observador, coisa observada e intuição... Ali nasce o Neo, o novo, aquele que já não é mais corrompido pela ação do pensamento.

- Faz sentido! Nessa cena os pensamentos tentam atacá-lo, mas não tem mais força contra ele.

- As balas nem chegam mais até ele... O que são as balas? Todas as formas de "influências externas"... Já não tem mais o poder de atingi-lo... Ali é a representação que, quando descondicionado, você enxergar com propriedade todo o movimento da Matrix, do pensamento coletivo e, por enxergar, já não é mais influenciado por eles.

- Duca em JR?

- Ali, Neo, ao invés de fugir dos pensamentos, ao contrário, ele o ataca bem no seu centro... Quando ele entra no centro do pensamento, o que ocorre?

- Ele arrebenta com o pensamento e se ilumina todo! Sai um monte de luz! E os demais pensamentos saem correndo!

- Ali é a representação de que os pensamentos deixam de governar a vida do ser humano para serem apenas servidores de confiança de uma inteligência amorosa. Neo, passa a ser um canal de manifestação dessa energia amorosa criativa, capaz de ver a ação do falso, a influência, o condicionamento, sem se identificar com o que vê. O filme todo mostra os vacilos que damos, os medos de estarmos ficando loucos enquanto no processo... Preste bastante atenção nas expressões do Anderson durante o processo de descondicionamento. Ele tem dúvidas o tempo todo e só no final é que ele deixa de lado a "imagem" que ele tinha de si mesmo e se vê como realmente é. Só então ele tem condições de não mais ser influenciado pela rede do pensamento condicionado.

- É mesmo!

- Só ali ele aceita que ele é o Neo. O agente Smith queria sempre condicioná-lo de que ele era o Sr. Anderson, lembra-se?

- Sim! Em outras palavras, ele queria dizer que ele era um cara condicionado, sem poderes para alcançar a excelência do ser.

- O interessante são as cenas em que eles enfatizam a quantidade de munição que é preciso ser gasta para enfrentar os ataques do pensamento condicionado; quanto de conflito, de intriga e destruição que ocorre entre esse conflito de opostos.

- Sem essa visão, o filme passa a ser apenas um "filminho de violência".

- Pois é, Celsão! Pior é que a maioria não viu nada disso!

- E o Cypher, JR?

- Cypher é a representação das pessoas que entram no processo, mas que estão sempre de espreita, fazendo intrigas entre as pessoas que estão no processo, jogando uma contra outra, fazendo uma fofoca aqui, outra ali, fingindo ser uma coisa na sua frente e agindo completamente diferente quando longe de você. São pessoas dúbias, de comportamento duplo. São essas pessoas que entraram na caminhada, mas que não conseguem lidar com o que é, com os desafios constantes que se apresentam e que optam pela zona de conforto, da respeitabilidade, do prestigio e do prazer e começam a fazer parte novamente do sistema. Elas dizem que querem acordar, mas na realidade, o querem é dormir. Essas pessoas passam a ser "informantes" da Matrix. Cypher é a representação desse nosso lado de auto-boicote. Conhece alguém assim?

- Tá lotado, JR! Rá Lotado! Trairagem é que não falta!

- Cypher é a representação dessas pessoas que preferem se conformar com essa vidinha socialmente aceita, que está dentro do script do padrão condicionado pelo social, pelo pensamento coletivo.

- Lembro-me de uma fala do Cypher em que ele dizia que não queria se lembrar de nada, que ele queria voltar e ser um home de sucesso!

- Ele diz que não quer lembrar-se de nada por quê? Porque ele já tem a informação interna e aí fica difícil "servir a dois senhores". Fica difícil viver na Matrix tendo toda essa informação!

- Não tem como, JR!

- Esse filme mostra o tempo todo a falsidade da imagem, da palavra, do tempo... Há uma fala do Morfeu em que ele diz para o Neo que o tempo é o nosso maior inimigo. Esse tempo é o tempo psicológico, talvez o maior inimigo do ser humano. Você se lembra do diálogo em que eles estão se alimentando na nave e o menino começa a dizer que aquela gosma poderia ser um monte de coisa? Que ele pergunta sobre quem é que disse que o gosto do frango é do frango mesmo?

- Sim, o que significa?

- Que a palavra não é a coisa!

- É mesmo! Krishnamurti na veia!

- Pois é! Já estamos colocando os nossos estudos no site da Cuidar do Ser. A idéia é colocar o estudo do filme inteiro. Já estamos com oito capítulos no site.

- Dez! Cara, vou voltar aqui para a gente estudar esse filme junto! Agora, como sempre, vou correr atrás de uns "courinhos de rato" para pagar a papelada lá de casa. Vou sair por ai contando umas mentirinhas básicas para ver se vendo alguma coisa... É foda!

- Pega leve! Continua firme no processo que a qualquer momento sua "expressão de vida" se manifesta! Por enquanto, o lance é ir "sobrevivendo".

- Pois é cara, é assim mesmo que eu me sinto: tentando "sobreviver" neste imenso campo de concentração chamado "capitalismo". Este mata mais que os porões da morte de Auschwitz-Birkenau ou Dachau.

- Me identifico com você! Sobreviventes meu caro, sobreviventes!...


 


 


 

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!