Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

13 setembro 2010

A prática da auto-observação

A mente não é outra coisa senão o "Eu-Pensamento". A mente e o ego são uma só coisa. As outras faculdades mentais tais como o intelecto e a memória são apenas isso. Mente, intelecto, o arquivo das tendências mentais e o ego  todos são apenas a mente. São como nomes dados a um homem de acordo com suas diferentes funções. A alma individual nada mais é do que esta alma ou ego. 

A idéia de personalidade ou pensamento é também a raiz ou origem de todos os outros pensamentos, pois cada idéia ou pensamento surge apenas como pensamento próprio e não é percebido como existir independentemente do ego. O ego, portanto, exibe a atividade pensante. 

Investigue, então, a causa última do "Eu", ou personalidade. De onde é que este "Eu" surge? Procure-o no seu íntimo. E em conseqüência disso verá que ele desaparece. Isto é a busca da sabedoria. Quando a mente investiga de maneira incessante sua própria natureza evidencia-se que não existe tal coisa chamada mente. Este é o caminho direto para todos. A mente é somente pensamentos. De todos os pensamentos o pensamento "Eu" é a raiz. Portanto a mente é somente o pensamento "Eu". A origem do "Eu-Pensamento" é a nossa própria origem e sua morte é a morte da personalidade. Após o aparecimento do "Eu-Pensamento", a errônea identidade com o corpo surge. 

Livre-se do "Eu-Pensamento". Enquanto o ego estiver vivo existirá sofrimento. Quando o "ego" cessa de existir não há mais sofrimento.

Indague então a quem pertencem esses pensamentos. Eles então desaparecerão. Eles têm sua origem no simples "Eu-Pensamento". Fixe-se nele e eles desaparecerão.

A existência do ego fenomenal é transcendida quando você "mergulha" na fonte da qual o "Eu-Pensamento" surge.

Quando o quarto está escuro a lâmpada é necessária para iluminá-lo e permitir aos olhos que vejam os objetos. Para ver o sol nenhuma lâmpada é necessária, basta dirigir o olhar em direção ao autoluminoso sol. O mesmo ocorre com a mente. Para ver os objetos, a luz refletida da mente é necessária. Para ver o coração é suficiente que a mente se volte para ele. Desse modo a mente se perde e o coração brilha. A essência da mente é apenas consciência. Quando o ego, no entanto, a domina passa a funcionar como razão, pensamento ou faculdade sensorial. A mente cósmica não sendo limitada pelo ego, não percebe coisa alguma separada dela e é somente consciência. É isto que a bíblia quer dizer com o "Eu sou o que sou". Quando a mente perece na suprema consciência do Eu de cada um, saiba que todos os poderes, como o poder de querer (incluindo o poder de fazer e o poder de conhecer) desaparecerão totalmente, sendo percebido como uma imaginação irreal surgindo na própria forma de consciência.

Ao se realizar o Eu, nada mais resta para ser conhecido porque é a perfeita bem-aventurança, o tudo.

A realidade é simplesmente a eliminação do ego. É destruir o ego se você busca sua identidade. Como o ego não é uma entidade, ele desaparecerá automaticamente e a realidade brilhará por si mesma. Este é o método direto, enquanto que os outros métodos conseguem apenas reter o ego.
Se sua atenção se distraí com outros pensamentos, volte-a  em direção ao Eu-Pensamento tão logo perceba seu desvio.  

Nos estágios iniciais a prática da atenção no sentido do "Eu" é uma atividade mental que toma forma de um pensamento ou percepção. Conforme a prática vai se desenvolvendo o "Pensamento-Eu" passa a experimentar um sentido subjetivo do "Eu" e, quando este sentido deixa de se ligar aos pensamentos e objetos, desaparece completamente. O que resta é uma experiência de ser no qual o sentido de individualidade cessou temporariamente de operar. A experiência pode ser intermitente no início mas com a repetição da prática torna-se cada vez mais fácil de se atingir e conservar. Quando a auto-indagação atinge esse nível aparece uma consciência de ser livre de esforço. A esse nível o esforço individual não é mais possível, pois o "Eu" que faz o esforço cessou temporariamente de existir. Ainda não é a auto-realização, pois o "Eu-Pensamento" reaparece periodicamente mas é o mais alto nível de prática espiritual.

Esta prática de auto-atenção ou consciência do "Eu-Pensamento" é uma sutil técnica que ultrapassa os usuais métodos repressivos de controlar a mente. Não é um exercício de concentração, nem tem por meta suprimir os pensamentos, apenas invoca a consciência da fonte de onde surgiu. O método e o objetivo da auto-indagação é "morar" na fonte da mente e ser consciente daquilo que realmente se é ao se desviar a atenção daquilo que não se é. Nos estágios iniciais o esforço no sentido de transferir a atenção dos pensamentos para o próprio pensador é essencial, mas uma vez que a consciência do sentido do Eu se estabeleceu de modo firme, o esforço posterior a isso é contra-producente. Daí em diante trata-se mais de um processo de "ser" do que de "fazer", um processo de ser sem esforço do que um esforço para ser. Para ser aquilo que já se é, é algo sem esforço, pois a existência (o ser) está sempre presente e é sempre experienciado. Por outro lado pretender ser algo que não se é (exemplos o corpo e a mente) requer um esforço mental contínuo, muito embora o esforço esteja quase sempre num nível subconsciente. Segue-se que, em estágios mais avançados da auto-indagação, o esforço livra a atenção da experiência de ser, enquanto a cessação do esforço mental o revela.

Finalmente, o Eu não é descoberto como resultado de se fazer alguma coisa, mas apenas por ser. 
A auto-indagação não deve ser entendida como uma prática para ser feita em determinadas horas e em certas posturas. Ela deve prosseguir mesmo durante nosso caminhar, independentemente do que se estiver fazendo.

Não existe qualquer conflito entre o trabalho e a auto-indagação e a mesma pode ser executada sob quaisquer circunstâncias e não há necessidade alguma de se abandonar as atividades cotidianas em favor de uma vida totalmente dedicada à auto-indagação.

Focalize este Eu-Pensamento e indague o que ele é. Quando esta indagação se tornar forte em você, então não poderá pensar em outros pensamentos.

O que acontece quando você faz uma séria auto-indagação em busca do Eu é o desaparecimento do "Eu-Pensamento" e então algo diferente surge de suas profundezas e se encarrega de você, mas não é o Eu que inicia a indagação. Este é o Eu real, o Supremo Eu. Não é o ego. É o próprio Ser Supremo.

Fixe-se em você mesmo, isto é, no "Eu-Pensamento". Quando seu interesse o mantém nesta simples idéia, os outros pensamentos serão automaticamente rejeitados e desaparecerão.

A mente se submeterá somente por meio da indagação: "Quem sou eu?" O pensamento "Quem sou eu?"destruindo todos os outros pensamentos será finalmente destruído tal como a vara que é usada para atiçar o fogo na pira funerária. Caso outros pensamentos surjam e a pessoa deixar que se apoderem dela, fazer a pergunta: "A quem eles surgiram?" Que importa quantos pensamentos possam surgir? No mesmo momento que cada um surja; a pessoa de modo atento, fizer a pergunta "A quem este pensamento surgiu", terá como resposta: "A mim." Se fizer então a indagação "Quem sou eu?", a mente retornará a sua fonte (o Eu) e o pensamento que surgiu também desaparecerá. Ao se repetir esta prática o poder da mente em habitar sua fonte aumentará.

Enquanto persistirem na mente tendências em direção aos objetos dos sentidos, a pergunta "quem sou eu?" é necessária. À medida que os pensamentos surjam a pessoa deverá aniquilar todos eles, aqui e ali através da auto-indagação no seu local de aparecimento. Não dar atenção a outras idéias significa desapego ou desinteresse. Não abandonar o Eu (Divino)é sabedoria. Na verdade esses dois aspectos – desapego e conhecimento – são a mesma coisa.  

Tal como um pescador de pérolas prendendo-se a uma pedra mergulha fundo no oceano e a encontra, qualquer pessoa que mergulhar em seu interior com desapego poderá encontrar a pérola do Eu. Se a pessoa recorre de modo ininterrupto à lembrança de sua real natureza será o suficiente para atingi-lo. Indagando a si mesmo: "Quem está escravizado?" e ao mesmo tempo conhecendo sua real natureza é a própria libertação. Manter a mente sempre fixa somente no Eu é também denominado "auto-indagação".

Para a prática da auto-indagação, não há necessidade de renunciar à atividade cotidiana. Se você meditar por uma ou duas horas todos os dias poderá se incumbir de seus deveres. Se você meditar de modo correto então a corrente mental, induzida pela meditação, continuará a fluir durante seu trabalho. É como se existissem duas maneiras de expressar a mesma idéia; a mesma linha que se observa na meditação será expressa em suas atividades. Conforme você a pratique verá que sua atitude com relação às pessoas, acontecimentos e objetos se modificará. Suas atividades tenderão a se desenrolar de acordo com sua meditação. O homem deveria renunciar a seu egoísmo pessoal que o prende a esse mundo. Abandonar o falso Eu é a verdadeira renúncia.

Determinar um tempo para meditação é uma atitude para meros iniciantes no caminho espiritual. Um homem adiantado começará a gozar a profunda beatitude quer esteja trabalhando ou não. Enquanto suas mãos estiverem na lida social, ele manterá sua cabeça na pura solidão.

Para isto você terá que fazer a si mesmo a pergunta "Quem sou eu?" Esta investigação levará por fim à descoberta de algo no seu interior que se acha além da mente. Resolva este problema e todos os outros problemas serão solucionados. A consciência é o "Eu". Realize-o e isto é toda verdade.

O que é o ego? Indague. Se é procurado desaparecerá como um fantasma. À noite um homem pode imaginar que há um fantasma a seu lado por causa de um jogo de sombras. Se olhar mais de perto descobrirá que o fantasma não se acha realmente lá, e aquilo que ele imaginou ser um fantasma era apenas uma árvore ou uma estaca. Se ele não tivesse examinado mais de perto, o fantasma poderia assustá-lo. Tudo o que se requer é olhar de perto e o fantasma desaparecerá. O fantasma nunca esteve lá. O mesmo acontece com o ego. Enquanto a pessoa não observá-lo de perto ele continuará a dar aborrecimento. Mas quando a pessoa o procura, verá que não existe. 

A paz é nosso estado natural. É a mente que obstrui o estado natural; investigue sobre o que é a mente e ela desaparecerá. Não existe tal coisa como mente separada do pensamento. No entanto, por causa da emergência do pensamento, você imagina algo de onde ele surge e o denomina de mente. Quando você investiga para saber o que é, perceberá que na verdade não existe tal coisa chamada mente. Quando a mente desaparece, você realiza a eterna paz.

Agora você está se identificando com o falso Eu, que é o "Eu-Pensamento". Este Eu-Pensamento aflora e submerge, enquanto que a verdadeira expressão do Eu acha-se além de ambos. 

O verdadeiro "Eu" não está aparente e o falso "Eu" está desfilando. Este falso Eu é o obstáculo ao seu correto conhecimento. Descubra de onde surge esse falso Eu. E a partir daí ele desaparecerá. Você será então o que realmente é, isto é, o Ser Absoluto.

A fonte do "Eu-Pensamento". Isto é tudo o que a pessoa deve fazer. o universo existe em função do "Eu-Pensamento". Se isto desaparece, a miséria também acaba. O falso "Eu" acabará somente quando sua fonte for encontrada. E mais: as pessoas freqüentemente perguntam como se controla a mente. Eu então lhes digo, "mostre-me a mente e você saberá então o que fazer."  O fato é que a mente é apenas um feixe de pensamentos. Como você pode extingui-la ao pensar em fazer algo ou por meio de um desejo? Seus pensamentos e desejos são integrantes e parcelas da mente. A mente é simplesmente engordada a partir do surgimento de novos pensamentos. Portanto é tolice tentar matar a mente por meio da própria mente. O único meio de obtê-lo é encontrar sua fonte e fixar-se nela. A mente então desvanece por si mesma. 

Investigue o assunto e descubra a veracidade da afirmação. O resultado levará à conclusão de que o mundo se acha na consciência subjetiva. O Eu é pois a única realidade que permeia e envolve o mundo. Uma vez que não exista dualismo, os pensamentos não surgirão para perturbar sua paz. Isto é a realização do Eu. O Eu é eterno e também é realização. 

Pedir à mente que mate a mente é como pretender que o ladrão se faça de policial. Ele irá com você e pretenderá apanhar o ladrão, mas nada será conseguido. Assim você deve introverter-se e verificar de onde a mente surge e assim ela cessará de existir. É sabido e admitido que somente com a ajuda da mente ela poderá ser morta. Mas ao invés de admitir dizendo que a mente existe e que quer matá-la, deverá procurar a fonte de onde surge e descobrirá que ela não existe mesmo. A mente voltada para fora resulta em pensamentos e objetos. Voltada para o interior torna-se o Eu.
Você não precisa eliminar o "Eu" errado. Como pode o "Eu" eliminar a si mesmo? Tudo quanto você necessita fazer é buscar sua origem e estabelecer-se lá. Seus esforços só poderão ir até esse ponto. Então aquele que se acha acima tomará conta de tudo. Você nada poderá fazer. Nenhum esforço será necessário para alcançá-lo.

o que buscamos não é algo que deverá surgir como novo. É somente aquilo o que é eterno mas que se acha desconhecido devido às obstruções.  É isto que buscamos. Tudo que precisamos é remover as obstruções. Aquilo que é eterno é desconhecido por causa da ignorância, a ignorância é a obstrução. Supere a ignorância e tudo estará bem. A ignorância é idêntica ao "Eu-Pensamento". Encontre sua fonte e ele evaporará. 

A iluminação do ser dissipa a treva da ilusão para sempre. Temos que lutar contra as tendências mentais há muito tempo acumuladas. Todas desaparecerão.

O grau de ausência de pensamentos é a medida do seu progresso em direção à auto-realização. Mas a auto-realização em si não admite o progresso. É sempre a mesma. O "Eu" permanece sempre realizado. Os obstáculos são os pensamentos. O progresso se mede pelo grau de remoção dos obstáculos que impedem que entendamos que o Eu está sempre realizado. Desse modo os pensamentos devem ser analisados com objetivo de perceber a quem eles surgem. Assim vá a sua fonte de onde eles não surgem. 

A auto-indagação certamente não é uma fórmula vazia e é mais do que a repetição de qualquer mantrã. Se a auto-indagação (quem sou eu?) fosse apenas uma pergunta puramente mental, não seria de muito valor. O objetivo real dela é focalizar toda a mente em sua fonte. Não se trata, portanto, do fato de um "Eu" buscando um outro "Eu". Muito menos expressa uma fórmula vazia pois envolve uma intensa atividade de toda a mente a fim de se manter na pura autoconsciência.

Qual é sua real natureza? A realidade única e inalterável é ser. Até que você realize aquele estado de puro ser, deverá prosseguir na auto-indagação. Se você tiver se estabelecido neste estado não haverá mais preocupações. Ninguém buscará a fonte dos pensamentos se eles não surgirem. 

Seja o que você realmente é. Não há nada que desça ou se torne manifestado. Tudo o que se necessita é perder o ego. Aquilo que existe está sempre presente. Até mesmo neste momento você é ele. Você não é algo separado dele. O branco da mente é percebido por você. Você está aí para poder percebê-lo. O que é que você está esperando? Seja você mesmo e nada mais! Logo que você nasce você consegue algo. Se você consegue algo terá que deixá-lo. Portanto, livre-se de toda essa redundância. Seja o que você é. Veja quem é e permaneça no Eu.

Sua obrigação é ser e não ser isto ou aquilo. "Eu sou o que sou" resume toda verdade. O método se resume nas palavras "permaneça quieto". Que significa permanecer quieto? Significa destruir o ego. Isto porque qualquer aspecto ou forma é causa de problemas. Livre-se das noções de "eu sou isto ou aquilo". E o que se requer para realizar o Eu é permanecer quieto. Que há de mais fácil do que isso?

A verdade sobre a própria pessoa vale a pena ser pesquisada e conhecida. Tomando essa verdade como alvo de sua atenção, o indivíduo deve conhecê-la de maneira aguçada no coração. Este conhecimento sobre a própria pessoa será revelado somente à consciência que for aquietada, clara e livre da atividade da agitada e sofredora mente. Saiba que a consciência que sempre brilha é o coração na feição do "Eu" sem forma, o qual é conhecido pela pessoa que permanece quieta, sem pensamentos sobre qualquer coisa existente ou não existente. Estar só é a perfeita realidade. 

Ramana Maharshi

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!