Este blog não foi criado para quem já fechou as persianas de sua mente e cuidadosamente as fixou para que nenhum filete de luz de novas idéias penetre e perturbe sua sonolenta e estagnante zona de conforto. Este blog é para os poucos que querem entrar na terra firme da experiência direta por não verem outro caminho mais seguro a tomar.

29 outubro 2013

Uma visão sobre a mente séria


Em geral, pensamos ser "sérios", isto é, dispostos a um exame refletido dos problemas da vida - e até certo ponto o somos, pois do contrário não estaríamos aqui... A mente vulgar, superficial, pode também tornar-se muito "séria"; mas, quando se torna "séria", torna-se também algo absurda. Não sei se já notastes como as pessoas de mente vazia se mostram, freqüentemente, muito sérias. São muito loquazes, tomam ares importantes, e para essa mente tudo se torna um problema que cumpre estudar, analisar, penetrar; entretanto, continua a ser uma mente muito pouco profunda. E há, também, a mente muito lida, muito hábil no argumentar, no analisar, capaz de aduzir citações, extraídas de seu vasto reservatório de conhecimentos. Como muito bem sabeis, esse tipo de mente é solerte, incisivo, hábil, mas eu não a chamaria uma mente séria, como assim não o chamaria à mente superficial que quer mostrar-se séria. E há, ainda, a mente sentimental, emotiva, que facilmente se apaixona e se deixa levar a um sentimento de superficial qualidade, chamado "devoção"; mas essa mente, para mim, também não é séria.

 JIDDU KRISHNAMURTI



Constatação sobre momentos de deserto

Só uma desértica mente superficial pode se contentar 
com um pequeno e solitário oásis, quando se dispõe 
de um imenso oceano no ser que É!

Outsider

Constatações do coletivo barulho mental

A triste realidade interna do desconhecido ser que você é, 
grita por socorro, tão alto, que não consigo se quer ouvir
os racionalistas arrotos intelectuais provenientes de sua mente estúpida. 
Por Deus:... Há urgência — Acorde!

Outsider

Constatação sobre esforço

Observe: 
Tudo que você combate, 
Reforça-se, e, lhe abate. 
Observe-se!

Outsider

28 outubro 2013

Constatação sobre a letra e o espírito

A letra produz blá-blá-blá 
O espírito, o silencia.

Outsider

Constatação sobre indiretas on-line


Bem-aventurado todo aquele que sofre indiretas on-line 
por causa de seu modo "socialmente desajustado de ser", 
resultante de sua ousadia em pensar fora da fôrma.

Outsider

Constatação sobre o pensar

Penso, 
logo, 
Sou tenso.
Relaxo e,
o Real,
Me acha.

Outsider

27 outubro 2013

Uma mensagem não egocrática

Constatações sobre o ego

Faz parte do ego, após ter um pequeno "lampejo iniciático da 'Coisa'", numa tentativa de retardar o processo da retomada da Consciência Real que somos, passar a amenizar a escuta atenta, começar a formular imagens através de novos condicionamentos e partir pelo mundo — desvirtuando a fala do finado poeta — disparando contra o Sol sua "mental-lhadora" cheia de mágoas, se achando "eu sou o cara", sem perceber que o tempo não parou e é ego que continua rolando seus dados livrescos, sobrevivendo sem nenhum arranhão...
Outsider

Palestra Prof. Huberto Rohden - As ilusões do ego

26 outubro 2013

O samba divino

O que acontece quando você bate a canela, ou alguém a chuta com força? Você, por reflexo, acaba pulando numa só perna. Com isso, você aprende a se manter em equilíbrio, aprende a não ficar fixo em nenhum lugar, a não criar raízes... Só aí, a liberdade, em seu tempo certo, pode se manifestar... Esse é o samba no ritmo do Ser que somos!

Outsider

Um poema, para um amigo marqueteiro

Suas vendas
lhe vendam 
enquanto, 
vendendo, 
você se 
vende. 
(...)
Venha: 
O Real, 
espera! 

Outsider

Lipoaspiração mental

Fazemos lipoaspiração mental. 
Grátis, uma vida de realidades!

Outsider

25 outubro 2013

Constatação sobre os "sérios buscadores" da Verdade

Boa parte dos "sérios buscadores" não são "achados" pela Verdade, porque estão tão obcecados em achar possíveis contradições naquele que se diz verdadeiro, que não lhes sobra energia vital para o encontro com a Realidade; nessa obsessão pelo externo, perdem-se do que lhes é interno e essencial.

Outsider

Momentos

Sou feito corda tensionada, cujos extremos são de 
separatistas pensamentos e de contemplativa meditação. 

Outsider


Constatação sobre dietas

Alguém postou no Facebook:

Pensei comigo: Isso é fácil!
Quero ver é se abster do "dietante"

Outsider


A Brava Confraria dos Adormecidos Samurais - parte 1

Sejam todos bem vindos à mais uma reunião da Brava Confraria dos Adormecidos Samurais. Esta é uma reunião para homens e mulheres que não fizeram o devido uso do sentido que aponta a palavra "Samurai", que é — nascido para servir.
Esta é uma reunião para todos aqueles que se encontram cansados, prostrados, amargurados à sombra de suas lembranças, de suas dolorosas associativas memórias reativas, as quais, lhe roubam o sono e a alegria de viver.

Ela foi criada para todo aquele que já não vê lógica e nem razão em sustentar símbolos, imagens, em contar repetidamente falsas histórias que nos condicionam ao medo e à hipocrisia e à uma falsa moral social que a todos tiraniza, que a todos corrompe, que a todos fragmenta; uma moral umbigóide que, a todos, em seu devido tempo, desmoraliza. 
Esta é uma reunião de homens e mulheres que se desencantaram com as promessas sociais de respeitabilidade e com aquilo que, por longos anos, erroneamente, sustentaram como sendo "Honra". Uma reunião para homens e mulheres que se enojam diante dos hinos, dos aplausos acompanhados de sorrisos plásticos de laboratório. Homens e mulheres que, no escuro de seus quartos, adentraram num doloroso processo de retomada de Consciência e que, por meio deste, se aperceberam da a insanidade de continuar sustentando uma vida de "falsas apresentações"  e, assim, ousando ouvir o chamado, de bom grado, despediram-se de seus arrogantes exploradores e atiraram fora, suas dolorosas e desconfortantes zonas de conforto, partindo para vácuo do desconhecido...
Esta é a reunião de Adormecidos Samurais que tiveram a coragem de superar o enorme medo de inventariar suas inconscientes ações passadas e sem mais querer fugir pela narcotização de seus respectivos fantasmas, nascidos dos danos causados tanto a si como a terceiros.


Caros senhores, auto-candidatos para a iniciação nesta Confraria de Esquecidos Samurais, de coração, recebam as nossas boas vindas e o nosso muito obrigado pela coragem de terem virado as costas para a insanidade deste sistema consumista que a todos nos consome; nosso muito obrigado pelo seu bem-aventurado momento de Presença! Que Deus abençoe a todos os Deuses que são vocês!

Outsider

Constatação sobre a busca de certezas

É pelo irracional vício 
de buscar por certezas 
que a virtude do mistério
não se faz em inteireza.

Outsider

Constatação da força egóica

Dizem que, o que não nos mata, nos torna mais fortes; 
agora entendo, o porque de tantos egos se digladiando...

Outsider

24 outubro 2013

Constatação sobre os choques psíquicos


Se a noz não sofrer a ação dolorosa 
do martelo em sua casca, 
não pode nos brindar com o seu sabor.

Outsider

Por Que a Gente é Assim?

Ao ritmo de Cazuza...
 Por Que a Gente é Assim? - 2

Só mais um blog?
É claro que eu tô a fim
A busca nunca tem fim
Por que quê a gente é assim?

Ficar agora consigo
E não desgrudar de si
Ver se ao menos resolve
Não mais fugir assim...

Ser guru de nós mesmos
Antes que o ego nos coma
Sem mantras, nem pranas
Por que a gente não é assim?

Só mais um blog?
É claro que eu tô a fim
A busca nunca tem fim
Por que quê a gente é assim?

Todos têm exatamente
Três mil horas
Prá poder reverberar
Seu bem, você já tem tudo
Prá que se conquistar?...

Todos têm apenas um segundo
Um segundo
Prá aprender se observar
Todos têm a vida inteira
Baby!
A vida inteira Prá se desfrutar...

Ficar agora consigo
E não, não
Não desgrudar de si
Ver se ao menos resolve
Não mais fugir assim...

Todos têm exatamente
Três mil horas
Prá poder reverberar
Seu bem, você já tem tudo
Prá que se conquistar?...

Todos têm apenas um segundo
Um segundo
Prá aprender se observar
Todos têm a vida inteira
Baby!
A vida inteira
Prá se desfrutar...

Constatação sobre pais e filhos

Deixar um planeta melhor para nossos filhos ou filhos melhores para o nosso planeta? Talvez, a resposta indireta para esta pergunta, esteja em: pais melhores, neste planeta, já!

Outsider

Constatação sobre a importância do egoconhecimento

Uma bexiga cheia de ar aquecido pode subir às alturas por um determinado tempo, mas, seu destino é o vazio, a umidade e a dureza do solo. O mesmo acontece com um ego inflado quando se depara com uma voz quente reverberando o Ser que somos; pode momentaneamente ser levado às alturas. Tal qual no Cristianismo, na Parábola da transfiguração no Monte Tabor, o ego tende a querer se estabelecer ali, montar sua surrada tenda e viver naquelas brisas benfazejas. Mas a Consciência sabe da necessidade de descer ao solo do egoconhecimento, onde ali, em meio do reconhecimento do joio e do trigo, dá-se o resgate, momento a momento, dessa Consciência que somos. Há que se ter Consciência: A seara é realmente grande, mas poucos, são os sérios ceifeiros.

Outsider

23 outubro 2013

Constatação sobre quem somos

Se eu lhe apresentar uma pequena pedra de gelo e lhe perguntar o que você vê, é natural, numa reação condicionada pela habitual e irrefletida visão de superfície, rapidamente você me responder: "Gelo!" Mas, se a mesma pedra de gelo, for exposta por alguns minutos à ação dos raios solares, e, após isso, eu lhe perguntar o que você vê, você me responderá: "Água". Se, voltarmos ao local desta mesma água, depois de algumas horas de exposição aos raios solares e eu lhe perguntar pelo que você vê, qual será sua resposta?... Do mesmo modo, quando lhe pergunto "Quem é você?", a princípio, é natural me responder de acordo com suas identificações superficiais dos condicionamentos sociais. Quem sabe, um pouco mais amadurecido — mas ainda ignorante de sua Real Natureza —, agora, impulsionado pelos novos condicionamentos de sua Busca, provavelmente me responderá que você é uma alma, um espírito, ou, quem sabe, seus mais íntimos sentimentos. De fato, é preciso uma longa exposição à Luz, de tal forma que "derreta" nossos aparentes condicionamentos, para que a Realidade que somos torne-se consciente de SI. Enquanto isso não ocorre, pela ação da ignorância, com o coração gelado, continuamos tentando matar nossa sede de Ser, com  a salgada água da exterioridade.

Outsider

Constatação sobre a grande viagem humana

A grande viagem do homem está em 
querer viajar pelo exterior do mundo, 
sem antes viajar no interior do mundo que é.

Outsider

Constatação sobre o "seguir"

Se quero compreender aquilo que, pelas palavras, você tenta me expressar, nesse caso, tenho que "seguir" o que você me diz. Não vejo problema algum no "seguir" como instrumento de compreensão; o "seguir" só passa a ser um problema, um entrave de compreensão, quando este, torna-se um irrefletido e, portanto, estagnado estado de ser. Se tenho consciência de uma meta, o seguir as setas que se apresentam "momentaneamente" no percurso, é sinal de inteligência; se agarrar a elas e, assim, retardar a alegria do encontro, aí sim, é sinal de ignorância.

Outsider

22 outubro 2013

Constatações sobre a cegueira do orgulho

Não se pode fazer um alcoólatra se deliciar com um puro e refrescante copo de suco de uvas colhidas de seu jardim, se ele prefere narcotizar suas descontroladas emoções com vinho barato, de pior qualidade...

Outsider

Ninguém perde por dar chutes psíquicos; 
perde é quem não sabe recebê-los...

Outsider

Constatação sobre o vazio

Somos como birrentas crianças, chorando pela sensação de vazio deixada pela retirada de suas chupetas, mamadeiras e colinhos; não percebemos que, sem a criação desse vazio, não há como se dar a maturidade integrativa.

Outsider

21 outubro 2013

Constatação

É interessante observar as estratégias do pensamento... Como ele se protege através das palavras... Ele diz: "eu não tenho um 'mestre'; eu tenho 'um amigo' amoroso"... Seja qual for a palavra de sua "preferência", por mais bela e descolada que seja, no fundo no fundo, não disfarça a triste realidade do pensamento: silenciosa confusão disfarçada".

Outsider

Sobre a questão do medo

16 outubro 2013

Constatação sobre a alegria popular

Quer um povo silencioso? 
De-lhe pão, circo e,
sobretudo, 
crédito.

Outsider

Sobre o processo de dispersão mental

14 outubro 2013

Constatação sobre a adulta birra infatil

Numa fase da vida, eu fazia coco nas fraldas,
depois que aprendi a usar o vaso, 
passei a ensinar os infantes a usar o vaso... 
Algumas crianças brigam comigo 
por acharem as fraldas mais comodas, mais seguras... 
Apesar das encobertas e dolorosas assaduras!

Outsider

13 outubro 2013

Constatação sobre internação

(...) Há urgência: 
acabarão me internando
se, por completo,
não me "internar"...

Outsider

11 outubro 2013

Constatação sobre ignorância

Discutir com inteligentes ignorantes
é um sinal de ignorância.

Outsider


10 outubro 2013

Constatação sobre participação em grupos

Quando sei que é hora de deixar um grupo? Quando nele me deparo com um bando de homens letrados, enciclopédicos, partidários, com excelente oratória, porém, na maioria das vezes, prolixos, os quais, como políticos, em meio de sua enorme confusão, alimentam críticas à quem consideram adversários e, com seus achismos, acreditam ter a resposta para todos os problemas do mundo. Em resultado, estes, só espalham polêmica, desarmonia, confusão.

Outsider


09 outubro 2013

Constatação sobre nosso céu e inferno

É imensamente mais fácil transcender o inferno 
da realidade de nossos velados vícios 
do que o pseudo céu de nossas bradadas 
qualidades imaginadas.



Constatação sobre a tristeza

Não é manha
esta estranha 
e tamanha 
tristeza nas 
entranhas...
Superá-la?
Uma façanha!

Outsider

Constatação sobre palavras e imagens

Palavras e imagens:
lenitivos temporários 
para nossa dolorosa
insuficiência interna.

Outsider


Constatação sobre a mente intelectualóide

É extremamente cômico perceber intelectos 
exercitando suas habilidades de argumentação, 
opiniões e julgamentos condicionados 
pelos seus fundos enciclopédicos...
Uma mente viciada em polêmica,
se alimenta de confusas argumentações.

Outsider

Constatação sobre a tristeza dos poetas

Os poetas falam, mas, 
os ouvidos adulterados, 
não escutam!

Outsider

Constatação sobre política

A política tem sua continuidade no 
florescimento da latente corrupção do homem...

Outsider

Constatação sobre os limites da razão

Brigar pela razão, nos mantém rasos, superficiais. 
O que somos ultrapassa em muito os estreitos limites da razão. 
Isso é lógico!

Outsider

08 outubro 2013

Constatações sobre relacionamentos sociais

Se você opta pelo ajustamento social, e nele, consegue o que a maioria tem por sucesso, as pessoas — em especial a família — lambem-lhe o saco; se, ao contrário, busca manter sua originalidade, as mesmas, chutam-lhe a bunda! Você vale pelo que aparenta ser, e não pelo que realmente é.

Outsider

05 outubro 2013

Constatações sobre o mundo

Nós, somos o mundo; nossas manias, nossas tendências, nossos condicionamentos, nossos medos, ambições, nossas defesas tribalistas (a começar pela família), nossa separatista ânsia de segurança psicológica é o mundo; este mundo medonho que corrompe a beleza deste universo, onde o homem, com sua limitada visão, nele, vive como um vírus...

Outsider

Gostou? Então compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Escolho meus amigos pela pupila

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

Oscar Wilde

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU! JUNTE-SE À NÓS!